16 de agosto de 2012

Quaterna Réquiem - O Arquiteto


A banda de Rock Progressivo e Música Instrumental carioca Quaterna Réquiem tem mais de 20 anos de existência.
É considerada uma das melhores bandas do estilo surgidas para o mundo no início dos anos 1990.
Comandada pela professora de música erudita e mestre nos teclados Elisa Wiermann e por seu irmão artista plástico (pintor) e baterista Cláudio Dantas (nas duas atividades um dos melhores do país), o QR está lançando esta semana o seu terceiro disco de estúdio, que levou anos para ser gerado.
Completam a banda: Kleber Vogel, violino; Roberto Crivano, guitarra e Jorge Mathias, baixo.
Trata-se de trabalho conceitual abordando os maiores arquitetos do mundo.
Cada tema remete a um grande nome que são inspiração para a suíte, de países e estilos de época diferentes: Itália - Renascença, França - Barroco/Classicismo, EUA - Modernismo, Espanha - Romantismo e Brasil - Modernismo/Contemporâneo.
Oscar Niemeyer ouviu e deu seu depoimento (de grande valia, não é mesmo?): "Além de agradecido pela gentileza de uma faixa musical dedicada a mim, constatei que o CD "O Arquiteto" lançado pelo grupo musical Quaterna Réquiem mostra a capacidade de suas músicas em ver e sentir a arquitetura do mesmo modo que sua própria música.
Um projeto da mais alta qualidade e conteúdo artístico, que muito me agradou
."
O Quaterna Requiem teve um papel importante em minha vida: foi depois de um show da banda que assisti em 1994 e de ouvir o disco "Velha Gravura", que me animei a realizar durante cinco anos - ainda na década de 1990 - o Jornal Metamúsica, como forma de divulgar esses músicos e seus sons maravilhosos. Elisa e Cláudio se tornaram dois amigos (que infelizmente não vejo há muito tempo).
Eles estão convidando para um pocket show com noite de autógrafos do CD que vai acontecer amanhã, sexta-feira, dia 17, na Livraria Argumento, no Leblon.
Mais uma vez vou perder uma oportunidade dessas mas, para quem estiver no Rio, eu recomendo com o especial carinho que tenho pelo grupo.


2 comentários:

JEFFERSON disse...

GRANDE NOTÍCIA VINDA DE VOCÊ, MARQUINHO! ME LEMBRO DE UMA GRANDE E ÓTIMA ENTREVISTA QUE VOCÊ FEZ COM A ELISA NO NÚMERO 2 DO FANTÁSTICO METAMÚSICA.
PODERIA INFORMAR COMO FAÇO PARA ADQUIRIR VIA CORREIO O DISCO?
ABRAÇÃO!

Marcos Oliveira disse...

Olá Jefferson!
É verdade, publicamos mesmo essa entrevista, que tive o prazer de realizar em minha casa, época em que a Elisa participava do Festival de Inverno do Centro de Cultura Musical.
Publiquei em outra edição entrevista também com o Kleber Vogel, violinista da banda e que já teve seu próprio grupo chamado Kaizen.
Quanto ao novo CD você deve conseguir informações nos seguintes e-mails:
qrecords@quaternarequiem.net e contato@quaternarequiem.net.
Abraço.