13 de dezembro de 2013

Musa(s) da Semana (2): O Calendário Pirelli 2014 (edição 50 anos)


"O calendário Pirelli faz 50 anos em 2014 – e o presente de aniversário é dos bons. Embalada em um pacote de tamanho extra-large, a nova edição da folhinha terá fotos realizadas por Helmut Newton em 1986 e guardadas até esta quinta-feira (21.11) no arquivo histórico da marca. Entre as razões para abrir a gaveta e puxar a pasta com as imagens, está o fato de que este calendário não chegou a ser lançado no ano para o qual foi criado e, por uma feliz coincidência, os dias da semana são os mesmos de 1º de janeiro a 31 de dezembro, tanto em 1986 quanto em 2014.

Entre as 12 imagens que compõem o calendário assinado por Newton, há uma com Betty Prado, modelo brasileira que fez história na década de 1980, que foi amiga e musa do fotógrafo, falecido em 2004. Do evento que lançou a notícia ao mundo, nesta manhã, em Milão, o diretor de moda da Vogue Giovanni Frasson, conta que a modelo era uma das special guests na ocasião e se emocionou ao ver as fotos.

"A ideia de Newton, segundo Manuela Pavesi [atualmente fotógrafa e o braço direito de Miuccia Prada, que trabalhou ao lado de Newton no início de sua carreira] , era ter nas fotos – que idealizava em detalhes dentro de sua cabeça antes do clique – o contraste entre uma mulher rica e uma pobre", explica Giovanni."


"Mais: A celebração dos 50 anos de 'The Cal' inclui ainda um set especial de imagens criado em junho passado, em Nova York, pelos fotógrafos Peter Lindbergh e Patrick Demarchelier (que assinaram, respectivamente, as edições de 1996 e 2002, e 2005 e 2008), com um casting de tops estrelado do qual fizeram parte Isabelli Fontana, Alessandra Ambrosio, Miranda Kerr, Karolina Kurkova, Helena Christensen e Alek Wek."
Fonte: Vogue Brasil

2 comentários:

  1. El Gran Marquês13 dezembro, 2013 12:39

    A homenagem aos 50 anos do calendário Pirelli foi até legal mas o que de melhor tem no post é a introdução do video.
    Saudades dos tempos em que íamos à oficina da esquina para limpar o carburador do carro e lá, no meio da sujeira típica, com muita graxa, a única coisa limpa e brilhante eram os calendários de 2 metros da Pirelli e das lojas de auto-peças.
    Hoje os calendários estão mais comportados e saem até na Vogue. Quando só tinha os calendários das peladonas em nu frontal ninguém publicava nada.
    Mas agora até as oficinas de fundo de quintal estão em extinção.

    ResponderExcluir