No sábado passado - nada animado com o jogo Brasil x Holanda que deu o que a maioria já esperava - fui mexer em alguns CDs e repentinamente me veio à mente e resolvi procurar dois que tenho do contrabaixista americano Charlie Haden.
Achei até meio estranho me lembrar dele no meio de milhares de títulos em vinil e CD que possuo.
Só o descobri recentemente, assim mesmo via CD que encomendei do violinista e guitarrista Pat Metheny, este sim conhecido de longa data e cuja música adoro. Trata-se de "Beyond The Missouri Sky", um dueto dos dois cujo sub-título é "Short Stories by Charlie Haden & Pat Metheny". É que os dois foram criados naquele estado americano e tinham retornado à terra para morar com suas famílias.
Acabaram por fixar residência em região próxima um do outro. Além de amigos de longa data tornaram-se vizinhos reforçando o fato de quase serem conterrâneos.
Daí um projeto envolvendo os dois era questão de tempo.
"Missouri Sky" é um disco muito tranquilo e delicioso de ouvir. Foi gravado em 1996 e lançado no ano seguinte. Eu comprei este ano (infelizmente importado, esse tipo de disco não sai mais por aqui).
Outro título que tenho de Charlie Haden também é bem relaxante, mas um projeto diferenciado em sua carreira. Lançado em 2010 "Sophisticated Ladies" traz o seu 'Quartet West' acompanhado de orquestra, interpretando alguns standards tendo como convidadas cantoras do calibre de Cassandra Wilson, Dianna Krall, Melody Gardot e Norah Jones, entre outras.
Haden iniciou a carreira bem jovem, nos anos 1950, sendo um dos poucos mestres do contrabaixo acústico a conseguir acompanhar aqueles geniais e polêmicos músicos que desenvolveram o Free Jazz, gente do porte de Ornette Coleman e John Coltrane.
Nestes últimos anos desenvolvia um Jazz mais cool, relaxante e ao mesmo tempo moderno, tendo lançado alguns títulos pelo maravilhoso selo alemão ECM (Editions of Contemporary Music), incluindo alguns acompanhando Keith Jarret e Jan Garbarek.
Mas e a estranha coincidência que citei no início? Vejam após os videos. Ressaltando que a minha lembrança dos discos dele aconteceu no sábado pela manhã e que só vi esta notícia no sábado à noite.
No momento que escrevo essas mal traçadas linhas, já segunda-feira, escuto "Missouri Sky" como homenagem a Charlie.
"O contrabaixista e lenda do jazz Charlie Haden, que integrou nos anos 1950 o quarteto do saxofonista Ornette Coleman, morreu nesta sexta-feira (11), em Los Angeles, aos 76 anos, após uma longa doença, anunciou sua gravadora.
"Com grande tristeza, anunciamos a morte de Charlie Haden - nascido em 6 de agosto de 1937 em Shenandoah, Iowa (norte) - após uma longa doença", diz um comunicado enviado à AFP pela porta-voz da EMC Records, Tina Pelikan.
A mulher de Haden, cantora Ruth Cameron, e seus quatro filhos - Josh, Tanya, Rachel e Petra - acompanharam seus últimos momentos, detalha a nota.
Em meados da década de 1970, Haden uniu-se ao grupo de outra lenda, o pianista Keith Jarrett. Ambos lançaram no mês passado o álbum "Last dance". Em seguida, fundou as bandas Old and New Dreams e Quartet West.
Em 1997, ganhou um prêmio Grammy por sua colaboração com o guitarrista Pat Metheny em "Beyond the Missouri sky". Em 2001, levou um Grammy Latino por "Nocturne", álbum de duetos com o pianista cubano Gonzalo Rubalcaba. Em 2004, repetiu o prêmio com "Land of the sun"."
P.S.:
1 - Descanse em paz, caro Charlie. Continuarei ouvindo suas canções enquanto estiver por aqui.
2 - Aproveito um descanso de alguns dias no trabalho para dar uma diminuída de ritmo também aqui no blog. Mas reapareço logo, para azar dos nossos 17 leitores.
Oi. Não sou muito animada com Jazz, mas adorei essas músicas bem como sua história. É verdade que essas coincidências são mais que coincidências e acontecem para comprovar que existem mais coisas que conseguimos explicar.
ResponderExcluirBeijos e aguardamos o retorno seu e do Luiz Felipe Muniz.
BOAS FÉRIAS E VIVA O JAZZ E CHARLIE HADEN!!
ResponderExcluirQue coincidência em Marquinho? A música também tem dessas coisas. E além disso tudo aqui sabemos que existe algo maior depois.
ResponderExcluirAbraços.