24 de agosto de 2009

A velocidade da informação na Internet x Jornais Impressos

Navegando rapidamente agora achei esse artigo postado hoje no "Luis Nassif On Line". Para maiores detalhes confiram em "Mundos Paralelos".
Mais ainda do que os detalhes da notícia e da análise em si, é interessante essa constatação da velocidade da informação (e da verdade) na Internet versus a pauta dos grandes jornais. Leiam e entenderão.


24/08/2009 - 07:19

Os mundos paralelos da rede e dos jornais
Por weden
Mundos Paralelos

Às nove da noite do domingo, o jornalista Ricardo Noblat publicou uma barriga de Elio Gaspari, insistindo no encontro de Lina e Dilma no dia 19 de dezembro.

Justifica-se a barriga de Gaspari. Ele poderia não saber da informação de que Lina não estava em Brasília neste dia, que foi vazado na rede.

Mas não se justifica que Noblat ignore totalmente a informação e publique o artigo-barriga de Gaspari.

Simplesmente, pelo fato de que Noblat sabe da impossiblidade do encontro das duas no dia 19 de dezembro. Noblat é homem da rede, de política, muito próximo da oposição, conhecedor das histórias políticas da capital Potiguar, e não estaria tão desinformado sobre a viagem de Lina.

Mas fez vista grossa e ainda joga Gaspari, que parece viver em outro mundo, na lenha.

Estamos diante de dois mundos que se estranham e parecem ser absolutamente paralelos.

Neste caso, os jornais agem como se não soubessem que a rede sabe de muita coisa. A alienação parece tanta que até agora nenhuma emissora de tv, nenhum jornalão fez uma cobertura digna do fato de que Lina mentiu sobre o dia 19, que o marido dela é ligado ao PSDB-DEM, que o motorista apontado por Lina não confirmou nada, e que não há registros da entrada de Lina nos últimos dois meses do ano passado.

Salvam-se as revistas: primeiro a Carta Capital, depois a Época. Mas é estranha esta alienação dos veículos em papel jornal - incluindo seus articulistas, como Gaspari.

Parecem estar num mundo paralelo à rede, e à velocidade com que farsas são desmontadas.

Resta saber se o Noblat que publicou o artigo extemporâneo de Gaspari é o da rede ou o do jornal O Globo.

Nenhum comentário: