7 de dezembro de 2009

Dylan e a COP 15

Uma música do genial Bob Dylan está sendo considerada uma espécie de hino não oficial da conferência climática de Copenhage, É uma canção do início da década de 1960. Não sei o que ele acha disso, mas em minha opinião foi uma ótima escolha.

"O músico Bob Dylan - ou pelo menos uma de suas canções - será um dos destaques na conferência sobre mudanças climáticas em Copenhague.

A ONU adotou a canção A Hard Rain’s A Gonna Fall (Uma Chuva Dura Irá Cair, em tradução-livre), como seu hino não-oficial para as negociações.

Essa é uma música mais conhecida como um canal para os temores de uma geração que vivia sob a ameaça de uma guerra nuclear.

Dylan a apresentou pela primeira vez em 1962 no alto da guerra Fria, pouco antes que um plano soviético de colocar mísseis atômicos em Cuba gerasse uma crise entre os Estados Unidos e a União Soviética.

Mas Hard Rain envelheceu bem, e agora está sendo invocada para destacar os temores que esta geração tem de uma calamidade ambiental.

Isso atesta para o poder universal e duradouro das letras de Dylan, segundo David Frickle, editor da revista Rolling Stone em Nova York.

“Deixe-me apenas citar alguns versos e veja se parecem familiares”, diz.

“I’ve stepped in the middle of seven sad forests; I’ve been out in front of a dozen dead oceans; I heard the roar of a wave that could drown the whole world” (“Eu pisei no meio de sete florestas mortas; Eu estive diante de uma dúzia de oceanos mortos; Eu ouvi o rugido de uma onda que poderia afogar o mundo inteiro”, em tradução-livre)."

Leia mais.

Ouçam e vejam a interpretação do cantor em um raro video de 1964:

Nenhum comentário: