31 de março de 2010

Bee Gees e Culinária: Amor & Humor

O grupo inglês Bee Gees está na estrada há mais de 40 anos!
O primeiro "compacto" (as novas gerações não devem saber o que é isso) foi lançado na Austrália por volta de 1964. Apesar de serem ingleses, foram criados na Austrália e depois retornaram em 1965 para a Inglaterra.
Com uma produção muito vasta trata-se de um dos melhores grupos que já existiu, conclusão a que chegamos facilmente se analisarmos o conjunto da obra.
Além das ótimas composições (tanto letra como melodia) a incrível interpretação vocal dos Bee Gees não encontra paralelo na música Pop.
Sou fã de carteirinha deles. Uma pena que pelo menos dois dos irmãos já faleceram, considerando a linha do tempo desde a década de 1960. Taí uma biografia que merece ser lida (ou escrita, pois não sei se já fizeram isso).
Selecionei para vocês um video gravado ao vivo com a romântica e belíssima canção "How Deep Is Your Love", contendo a tradução, com legendas em português. Acho difícil alguém não achar essa música bonita.
Agora a brincadeira: tem uns gaiatos especializados em culinária que produzem alguns videos contendo receitas de pratos famosos. Só que eles dão a receita utilizando melodias de canções também famosas. Uma espécie de tradução bem sacana.
Pois vejam essa receita do prato oriental Yakisoba tendo como base a melodia da mesma "How Deep Is Your Love".
Detonaram a linda canção romântica, mas que ficou engraçado ficou... E a receita está correta!
De qualquer forma, amor rima com humor e também vai bem com comidinhas (nos dois sentidos) especiais...



Notícias de fim de Março


O especialista em selecionar notícias e análises aqui no Blog é o dono: o amigo Luiz Felipe. Por conta de outras demandas ele não tem tido tempo de nos brindar com suas seleções e opiniões. Faço por minha conta um pequeno resumo do que tenho visto nos últimos dias.

Ciência: finalmente conseguiram colocar para funcionar o gigantesco Acelarador de Partículas. Um salto na ciência. Criacionistas dizem que o homem está querendo brincar de Deus ao tentar desvendar o mistério da criação. Acho que não. Bem usadas as novas tecnologias podem ser a salvação da humanidade. E, apesar de não ser exatamente religioso, acho que determinados avanços podem sim vir a comprovar a existência de algo maior. Nesse caso, aqueles que tem problemas com a questão da fé pura e simples poderão se sentir redimidos.

Política: apesar da insistência da imprensa, a matéria "eleições" só deve despertar maior interesse da população a partir de julho, quando começa a campanha pra valer. Além disso tem um outro acontecimento muito importante para o povão: a Copa da África e esse assunto sim vai dominar o noticiário a partir de maio.

Meio Ambiente: Março começou com fortes chuvas no sudeste e termina da mesma forma. Neste meio tempo, um sol de rachar vindo dos céus. Ou será um sol dos diabos? Bem, a temperatura está mais para a segunda opção. Tomara que em abril as coisas fiquem mais normais, aqui e na Europa, que sofreu com frio (vejam a foto) e enchetes. São os extremos climáticos provocados pelo aquecimento global (sim, o frio extremo da Europa foi provocado por aquecimento no Ártico).

Laser: vou pro litoral neste feriado espero que possam aproveitar também. Enquanto isso vejo que o Dourado ganhou o BBB10. Estou orgulhoso... de não ter assistido!

No mais, acho que não está valendo muito a pena ler os jornais, mas é bom pelo menos ver os noticiários da TV para manter o nível de informação em dia.

29 de março de 2010

Humor & Cultura

Olha só que video legal. Tem só 30 segundos e mostra uma situação que todos nós nos deparamos de vez em quando: como se escreve essa palavra? A língua portuguesa tem suas armadilhas. Além do humor (vejam e entenderão) há o recado de que ler ajuda muito nessas horas...


Armando Nogueira

Não gosto muito de usar a expressão "com ele (ou ela) termina-se um ciclo...etc." quando alguém morre. É que dá a impressão de que as coisas boas estão acabando, o que nos dá uma certa depressão. Mas felizmente ou infelizmente esse tipo de comentário se aplica ao jornalista acreano Armando Nogueira que faleceu hoje. Ele era das poucas unanimidades no esporte e no jornalismo em geral. Uma figura que através de seus textos e palavras espalhava luz. Muitos bons antes dele já se foram, mas não sei se outros iguais a ele virão. Sinceramente não conheço nenhum jornalista atualmente que tenha o carisma que ele tinha. Lá se foi o último romântico do futebol. Abraço Armando! É a singela homenagem do nosso Blog. Rest in peace...

Nosso Lar

Às vésperas do lançamento do filme "Chico Xavier" (dia 02 de abril), que nós já comentamos aqui no Blog, foi divulgado o primeiro trailer de um outro filme, desta vez baseado em um dos mais conhecidos livros do famoso médium: "Nosso Lar".
A primeira impressão que temos é de que trata-se de uma produção bem caprichada, com bom orçamento, sobretudo tratando-se de filme nacional.
Para muitos será um bom filme que mistura drama, suspense (com algum terror) e ficção-científica. Para outros, sobretudo os que crêem (ou esperam) que existe vida após esta, será um filme emocionante - desde que não se prendam muito a aspectos sectários desta ou daquela religião.
Li esse livro há muitos anos, confesso que não me lembro de detalhes, mas na época achei bem interessante. Na verdade trata-se de obra psicografada (é o que está registrado, independente de se acreditar ou não). Vamos ver como fica a adaptação cinematográfica.
A estreia está prevista para o segundo semestre deste ano. Assistam ao trailer.


28 de março de 2010

Crônica de fim de domingo


A ideia dos Blogs na Internet era a de um diário virtual. Acho que isso foi substituído pelo Twiter e a sua filosofia de urgência, em 140 caracteres: O que estou fazendo agora? E você? Bem, acho que, no mínimo, continuo respirando.
Mas o espaço dos Blogs continua como uma área de opinião e divulgação. O que não impede de colocarmos aqui algumas impressões do que andamos fazendo...
É que lá se foi mais um fim de semana e eu não sei muio bem se ele foi bom ou não. Se foi produtivo ou se mais uma vez vou ficar imaginando que não consegui resolver algumaspendências. Mas o fim de semana não é para descansar e se divertir? Não sei não.
Bem, finalmente consegui começar a fazer meu Imposto de Renda. Não que isso tenha me deixado feliz, mas era uma obrigação pendente. Além disso estava com medo de ter de pagar ao invés de ter restituição. Acho que vou ficar no zero a zero. Menos mal. Com tantas dívidas, uma a mais ia complicar.
Curioso é que olhei o total de rendimentos do ano passado e me perguntei para onde foi aquele dinheiro. Mas depois olhei os descontos para a Previdência Oficial, Previdência Privada, Despesas Médicas e, sobretudo, o Imposto Retido na Fonte e me dei conta de para onde foi a maior parte daquele dinheiro (e que eu não recebi...). Estou falando dos impostos diretos, mas os indiretos são ainda maiores. Espero que essa grana tenha sido bem empregada pelos governos federal, estadual e municipal, mas... não sei não...
Mas o que mais nesse fim de semana? Levei uma hora tornando o receptáculo do veículo automotor da família habitável. Em outras palavras, dei uma geral no carro.
Mas não é esse tipo de coisa que quero falar aqui. Ok, durante essa hora ouvi U2, Eagles, Moody Blues e Quella Vechia Locanda. Acho que não aproveitei para ouvir música enquanto lavava o carro. É o contrário. Isso é bom.
Mas vi TV também. Ou tentei ver. O julgamento dos Nardoni dominou o noticiário. E o Dourado deverá ser o vencedor do BBB10. O que uma coisa tem a ver com outra? Nada, a não ser que a massificação de episódios tão dispares mostra que a TV ainda não perdeu sua capacidade de direcionar o pensamento e as conversas das pessoas. Estou fora dessa. Me recuso a tomar parte desse circo, valorizemos nosso tempo.
Aí fui ver o Discovery Travel & Living e vi um episódio do "1000 lugares para conhecer antes de morrer". Era sobre uma cidade fria do Canadá. Legal, mas preocupante. É que faço 51 no mês que vem e não sei se tenho muito tempo (ou talvez, melhor: dinheiro) para conhecer esses mil lugares. Acho que vai ter de ser pela TV mesmo...
Comprei os jornais de hoje , mas só li (até agora) a crônica do Veríssimo e acho que foi ele que me inspirou nessa. Sobre o julgamento dos Nardoni: "Não quero entrar nesse pântano sulfuroso nem dizer coisas pseudoprofundas sobre os labirintos da alma humana. E prefiro não comentar o teatro de excessos em que se transformou o julgamento e seu entorno. Eu, egoisticamente, fora".
Na banca adquiri também o segundo volume da coleção "Clássicos" da Abril, que eu comentei aqui (vejam abaixo). É "Madame Bovary" de Gustave Flaubert. É a história da coitada que tenta escapar da monotonia de um casamento provinciano e acaba se dando mal. O próximo é a "Divina Comédia" de Dante.
Bem, o fim de semana não terminou e eu ainda vou tentar pegar a sessão da oito e assistir "Preciosa", um dos poucos que não vi entre os dez que concorreram ao Oscar. Mais um que deve ser melhor que o ganhador...
Em tempo: consegui arranjar tempo para uma boa conversa telefônica com um amigo que não vejo há tempos. Preciso arranjar tempo para reativar as reuniões que fazia aqui em casa com os velhos e bons amigos musicais. Perceberam? Utilizei a palavra "tempo" cinco vezes nesse parágrafo.
Espero que tenham tido tempo de chegar até aqui e não tenham achado que tenha sido perda de tempo.
A foto que ilustra esse texto eu tirei de uma mensagem que recebi. No texto falava que o desenho formado pelos pássaros ao por do sol (hora em que encerro essa crônica) era o "sorriso de Deus". Legal!
A música do dia é "Girassol", Cidade Negra. Ouçam e vejam as imagens logo abaixo.
Obrigado pela atenção. Boa noite de domingo e boa semana a todos.
Abraços do amigo Marcos.
Fui!

Atualizado às 22:40 h: Acabei de ver o filme "Preciosa". Vale a pena ir ao cinema assistir. O Blog recomenda! E realmente é melhor do que aquele que ganhou o Oscar (já me esqueci do título).

27 de março de 2010

Floresta Luminosa

Literatura: De Volta Aos Clássicos Ou O Mundo Pós-Aniversário?

Acho que a última vez que colocamos alguma coisa aqui no Blog sobre literatura foi em dezembro. Faz tempo, né? Não tenho tido muito tempo de colocar as leituras em dia e acho que o Luiz Felipe também não, mas vamos lá...

No verão li apenas três livros: "O Símbolo Perdido" (Dan Brown), "A Verdadeira História Sobre Tina Turner" (Ike Turner) e "O Estrangeiro" (Albert Camus).
Os três são apenas razoáveis. "Símbolo" é inferior a "Anjos e Demonios" e "O Código Da Vinci", mas é interessante por abordar a Maçonaria e por defender uma ideia meio "New Age" de uma era de mudanças positivas na humanidade, além de revelar alguns (apenas alguns) segredos da Maçonaria. Vai dar um bom filme, sobretudo por causa das cenas de ação e por ter criado um vilão bem "casca grossa".





Já o livro do pioneiro músico Ike Turner (que morreu em 2007 aos 76 anos devido a altas doses de cocaína e heroína – e até que resistiu muito tempo...), conta um pouco de sua história. Na verdade é uma resposta ao livro da Tina Turner, sua ex-esposa e parceira musical, que detonou ele, contando detalhes de suas atitudes pouco ortodoxas. O livro é bom porque foi escrito sem meias palavras e ele abre o jogo, com relatos auto biográficos de toda sua vida difícil (negro pobre nos EUA do anos 50).






"O Estrangeiro" do escritor e filósofo franco-argelino Albert Camus (Prêmio Nobel em 1959) é um clássico existencialista. Trata-se de uma obra que traduz o ponto central das ideias de Camus, sobretudo com referência ao “absurdo que é a vida”. É um livro seco e direto sem espaço para sentimentos. Vejam a clássica frase de abertura do romance: "Hoje mamãe morreu. Ou talvez ontem, não sei. Recebi um telegrama do asilo: ‘Mãe morta. Enterro amanhã. Sinceros sentimentos.’ Isso não quer dizer nada. Talvez tenha sido ontem." Confesso que desconfio que Existencialismo é uma filosofia feita por pessoas que tinham problema de embotamento afetivo, depressão, etc. Bem, pode ser que grande parte da filosofia seja mesmo uma questão também psiquiátrica ou neurológica (e olha que eu gosto de filosofia...).

Mas a grande dica do Blog é a banca de jornal! É que, depois de uns 20 anos (eu sei disso porque colecionei naquela época e até hoje tenho alguns exemplares, como "O Morro dos Ventos Uivantes", que minha esposa está lendo agora), retorna a coleção "Grandes Clássicos" da Editora Abril.
Trata-se de uma ótima opção: capa dura em tecido, ótima impressão e preço acessível: R$ 14,90 (eu comprei os dois volumes de "Irmãos Karamazov" para meu filho por R$ 100,00!). Assim, a nossa proposta é o retorno aos clássicos e eu começo a ler hoje o primeiro volume de "Crime e Castigo" de Dostoievski (tá na banca!).
No entanto... se você não quer nada de antigo e sim uma história bem atual, vou tomar a liberdade de indicar um livro que nem li ainda. Na verdade vai ser a minha próxima compra. Como não posso comentar o que não li, copiei e colei logo a seguir uma resenha resumo do livro “O Mundo Pós-Aniversário” (Lionel Shriver). Vejam se não é uma boa opção...
Boa noite de sábado e bom domingo a todos!

O Mundo Pós-Aniversário
Confirmado o talento para o retrato psicológico demonstrado em seu premiado romance Precisamos falar sobre o Kevin, Lionel Shriver, em O Mundo Pós-aniversário, propõe um olhar corajoso sobre as implicações de uma escolha: quem amar. A autora nos envolve em uma história sobre infidelidade, expondo com muita franqueza os dilemas entre a segurança e a paixão, que podem determinar o fim ou o começo de um casamento.
O Mundo Pós-aniversário retrata o relacionamento aparentemente sólido de um casal de americanos radicado em Londres. Ele é um disciplinado pesquisador de um instituto de estudos estratégicos; ela, uma acomodada ilustradora de livros que depara com uma vontade incontrolável de beijar outro homem; um velho amigo do casal, impetuoso jogador de sinuca que figura no topo do ranking do esporte, um dos mais populares entre os britânicos.
Capítulo a capítulo, Lionel Shriver nos oferece desdobramentos do futuro dessa mulher sob a influência de dois homens radicalmente diferentes, e assim escreve duas histórias. A partir daquele único beijo, mostra alternativas de união ou rompimento, e explora as conseqüências e as motivações mais íntimas de uma escolha.


Only Time Will Tell


No mundo da música, o multi-instrumentista inglês Mike Oldfield é um dos meus preferidos. Sabe dosar como ninguém os seus conhecimentos em benefício de uma sonoridade que valoriza o resultado final e não simplesmente como uma forma de mostrar seus dotes.
Na década passada ele fez um disco que eu considero muito especial chamado "The Songs of Distant Earth" onde explora ritmos e criações de diversas partes do mundo, desenvolvendo algo novo, tecnológico, tendo como base ritmos ancestrais. Vejo como uma celebração à Mãe Terra. Aqui estão duas músicas desse álbum com visuais bem especiais. Espero que gostem.




26 de março de 2010

Pois bem, você já ouvi falar nesta categoria de filmes: Terror Infantil?

Como também sou um apreciador da 7ª arte, as vezes me vejo vasculhando sites e blog's dos que entendem de verdade sobre o assunto, daí encontrei esta abordagem sobre "terror infantil" e resolvi trazer para cá, vejam abaixo que interessante animação: "Alma"...





"É claro que esse tipo de filme não é exatamente desaconselhável aos pequenos – talvez as produtoras já teriam parado de investir neles e a Classificação Indicativa os boicotaria. O lado bom é que colocam em pauta assuntos que teriam uma abordagem direta mais difícil entre pais e filhos, como violência ou temas mais abstratos – representações reais e irreais deles mesmos e dos outros, por exemplo.
Por fim, gaste 5 minutos para assistir a este curta de animação da Pixar, Alma, criado pelo espanhol Rodrigo Blaas em 2009 e vencedor de vários prêmios internacionais. Ele usa o terror infantil para falar de um tema extremamente complexo: a autoimagem e autoidentificação da criança. Uma forma bastante enigmática de captar a concentração de qualquer pessoa, seja ela pequena ou grande."

LEIA MAIS

Campanha do Greenpeace: "Nestlé, dê um tempo para as florestas"



O Blog também apoia a luta do Greenpeace pelas florestas do planeta, veja o que os ativistas estão denunciando sobre a conhecida NESTLÉ:
"Há uma semana, o Greenpeace tem deixado a Nestlé de cabelo em pé. Tudo começou com um vídeo-denúncia exigindo que a Nestlé pare de usar óleo de dendê de empresas que destroem as florestas tropicais da Indonésia - atingindo as comunidades locais e os oragotangos nativos. De lá para cá, graças às trapalhadas da empresa para encobrir os fatos, ciberativistas de todo o mundo deram um show de bola com inúmeros protestos on-line.

Dê só uma olhada:


* A Nestlé pediu para que o YouTube tirasse nosso vídeo da


web, mas, como muita gente já tinha repostado, ele começou a


pipocar em diversas contas ficou impossível eliminá-lo do ar.


Até agora, mais de 600 mil pessoas já assistiram ao vídeo.


* Os usuários do Facebook visitaram a página da Nestlé
para perguntar se a empresa iria parar de comprar de fornecedores
que desmatam para plantar dendê e receberam respostas mal-educadas.
Apesar da tentativa da Nestlé de abafar o caso, inúmeros sites e
blogs deram a notícia.


* Mais de 100 mil pessoas em todo o mundo enviaram ao presidente da


Nestlé na Suíça, Paul Bulcke, uma carta apontando os problemas e


pedindo soluções.


As ações de cada um de vocês têm um grande impacto na decisão da Nestlé. Se você não participou, ainda dá tempo.
Envie um e-mail exigindo que a empresa pare de usar óleo de dendê produzido às custas da destruição das florestas. Depois não se esqueça de compartilhar nosso vídeo com seus amigos.
Obrigado pelo seu apoio,
Greenpeace"
 
SAIBA MAIS

Musa da Semana

Antes que comecem a cobrar - e tem um tal de "Marquês de Sade" que é bem insistente - já foi escolhida a Musa da Semana do Blog. É a componente do programa satírico "Pânico na TV", Juliana Salimeni, também conhecida como a 'Panicat Juju'. Ela é muito bonita e foi bem presenteada pela natureza com um corpo escultural. Já fez diversos ensaios fotográficos e reproduzimos aqui apenas uma amostra... Muito simpática...





Fernando de Noronha

Nesse corre-corre a que estamos submetidos não tem hora que dá vontade de fugir para uma bela ilha deserta e ficar lá um tempinho, renovando as energias, esquecendo o estresse, convivendo com a natureza? Que tal Fernando de Noronha? Bem, pelo menos admiremos essas belas fotos...






25 de março de 2010

Humor

Nosso Blog é bem eclético, mas tenho percebido que anda faltando um pouco de humor por aqui. E isso não falta quando pesquisamos na Internet. Vejam, por exemplo, esse jantar que o cachorro faz. A criatividade desse pessoal não tem limites. Confesso que achei muito engraçada essa cena inusitada...




Analgésicos e a Prevenção do Câncer de Mama e de Ovário

Acho que temos que ter muito cuidado com esses estudos científicos que são divulgados a toque de caixa toda semana.
Alguns são óbvios e servem para confirmar o que todos já sabem: malefícios do fumo, necessidade de boa alimentação e exercícios físicos, etc.
Outros são surpreendentes por trazerem fatos novos que muitas vezes vão até contra o que se conhece como verdade.
Normalmente esses estudos avisam lá no finalzinho que são necessários "mais estudos" para confirmar custos x benefícios.
É o caso deste que reproduzimos aqui no Blog, logo abaixo, sobre os benefícios de analgésicos para prevenir cancer de mama e ovário em mulheres pós-menopausa. Não é para as amigas saírem tomando Tylenol e Aspirina a rodo... Aguardem novos estudos!


Analgésicos podem reduzir os riscos de câncer, aponta estudo
Diversos estudos têm sugerido que a aspirina e outros analgésicos podem proteger contra câncer de mama e de ovário. E uma nova pesquisa publicada na revista científica Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention pode ajudar a explicar os mecanismos envolvidos nessa proteção. De acordo com os autores, em mulheres na pós-menopausa, os analgésicos reduzem os níveis de estrógenos - hormônios femininos associados a alguns tipos de câncer.

Os pesquisadores relatam que um estudo da Universidade de Columbia com 3 mil mulheres - entre aquelas com câncer de mama e sem a doença - indicou uma redução de 20% no risco de câncer de mama entre aquelas que tomavam aspirina regulamente. Seguindo a mesma linha, outra pesquisa, que avaliou dados de 4 mil mulheres no ano passado, mostrou que o medicamento pode reduzir a recorrência e a disseminação da doença, além dos riscos de morte, em mulheres que já tiveram câncer de mama.

Na nova análise - que incluiu 740 mulheres que já haviam passado pela menopausa-, os cientistas notaram que aquelas que relataram o uso de aspirina, outras drogas anti-inflamatórias não-esteroides, ou tylenol por pelo menos 15 dias no mês no período entre 1988 e 1990 apresentavam níveis de estrógeno de13% a 15% menores do que aquelas que não usavam esses medicamentos. De acordo com os autores, isso poderia ajudar a explicar a relação entre o uso de analgésicos e um menor risco de alguns cânceres.

Os especialistas destacam, porém, que a associação deve ser confirmada por outros estudos antes que esses medicamentos sejam recomendados para a prevenção do câncer, principalmente por causa da possibilidade de os riscos serem maiores do que os potenciais benefícios (a aspirina é associada a possíveis sangramentos no trato gastrointestinal, e o tylenol, a problemas no fígado). “Um teste randomizado que meça diretamente o impacto do uso de analgésicos poderia ser útil”, concluiu a pesquisadora Margaret A. Gates.
Fonte: Boa Saúde

23 de março de 2010

Gorillaz

A banda virtual Gorillaz - que começou como uma brincadeira do líder do Blur junto com uma amigo desenhista gráfico - quem diria, chega ao terceiro disco e cheio de convidados. Até no videoclip. É o caso desse, onde tem a participação do ator Bruce Willis. A música é legal. A banda (que nem pode ser chamada mais de virtual) também. O novo disco chama-se "Plastic Beach" (referência à poluição?) e essa canção é a "Stylo". Cool...








Você Consegue Administrar Seu Tempo? E A Sua Mente?

A Revista da Cultura, editada pela Livraria Cultura, sempre traz em suas edições excelentes matérias sobre comportamento. Estava lendo a edição de Janeiro de 2010 quando me deparei com o artigo "Era da Imoderação", escrita por Ronaldo Bressane. Trata-se de uma série de questionamentos sobre a correria dos dias de hoje, o excesso de informações, o pouco tempo livre que temos, a saúde mental, etc. Para ser mais claro, vejam alguns dos temas abordados:
- Horário livre x hora da obrigação
- A Era do Excesso, da Abundância e do Vazio
- Por causa da quantidade de informações a serem digeridas e ao que o mundo oferece como "oportunidade de aproveitar", surgem psicopatologias como Transtorno do Déficit de Atenção, Hiperatividade, Síndrome da Falta de Memória, Depressão.
- Ritalina para todos?
- Qual a saída para filtrar o excesso de estimulo que nos assola?
- Como acalmar a nossa vida?
Selecionei alguns trechos (abaixo) mas, se desejarem ler todo o texto (e eu recomendo, se tiverem tempo...), vão até esse link da Revista da Cultura.
Em tempo: a ilustração desse post é o quadro "A Persistência da Memória" do genial surrealista Salvador Dali.

"O inventário das maravilhas que a vida pode oferecer são muito agradáveis e satisfatórios", afirma o sociólogo polonês Zygmunt Bauman em Modernidade líquida, para logo em seguida ressaltar: "A suspeita de que nada do que já foi testado e apropriado é duradouro e garantido contra a decadência é, porém, a proverbial mosca na sopa. O mundo cheio de possibilidades é como uma mesa de bufê com tantos pratos deliciosos que nem o mais dedicado comensal poderia esperar provar de todos (...). A infelicidade dos consumidores deriva do excesso, e não da falta de escolha: 'Será que utilizei os meios à minha disposição da melhor maneira possível' é a pergunta que mais assombra e causa insônia ao consumidor", analisa Bauman".

"...Mas: "Todo sistema com abundância de um elemento leva à escassez de outro. A abundância de informação leva à escassez de atenção", releva Mini Bittencourt. "Temos uma vasta oferta e uma fome interminável, porém uma capacidade cada vez mais limitada de prestar atenção e investir tempo no consumo de todo esse manancial a nós ofertado. Estamos à frente de um banquete, beliscando rapidamente um pedacinho de tudo que nos põem à frente, maravilhados com a variedade e quantidade de sabores, mas perigando perder lentamente a noção de desfrute", adverte o ciberpensador. A indigestão do excesso tem suscitado três epidemias. A mais leve atende pelo singelo nome de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). A desatenção leva à propalada síndrome da falta de memória. A mais pesada epidemia ganha o nome de melancolia – vulgarmente chamada (e medicada) como depressão."

"...E dá-lhe diagnóstico: "O DSM -IV diferencia três tipos de sintomas de TDAH", explica Psicopatologia – Uma abordagem integrada, de David H. Barlow e V. Mark Durand, um útil guia para desvendar o DSM –IV, a quarta e mais recente edição do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, a bíblia norte-americana que orienta a psiquiatria (e a farmacologia) mundial. "O primeiro tipo é a desatenção: os portadores parecem não escutar as demais pessoas; não prestam atenção a detalhes, perdem coisas, cometem erros por falta de cuidado. O segundo sintoma é a hiperatividade, que envolve inquietação, dificuldade de permanecer sentado. O terceiro sintoma, a impulsividade, inclui dar respostas abruptas antes de as perguntas serem completadas e dificuldade para esperar a vez", afirmam os autores. Em outras palavras, o déficit de atenção leva a outro conhecido sintoma da Era do Excesso: o desmemoriamento."

"A melhor maneira de as pessoas cuidarem de sua memória? Que fiquem calmos – e se perguntem: 'Será que isso é mesmo necessário?'", provoca Izquierdo. "Nossa memória está sempre funcionando o melhor que pode, mais do que isso não dá! Em geral, as drogas, sobretudo no tratamento do Alzheimer, são muito boas para quem tem a doença, mas na pessoa normal não têm efeito nenhum", alerta. A advertência é um bom lembrete de que viver é prejudicial à saúde. Não tem remédio – conforme lembra o psicanalista Jorge Forbes em Você quer o que deseja? (esgotado): "A época atual, marcada por forte ideologia biologizante, quer transformar o carinho do avô que dizia 'para tudo tem remédio' em verdade científica (...)”. Forbes volta à carga e diz: “A menina apaixonada poderia corrigir, com medicamentos, o namorado capenga, transformando-o em um príncipe potente, magro e bem-humorado ao oferecer-lhe coquetéis repetitivos de Viagra, Xenical e Prozac. Ridículo? Médicos começam a ser agredidos em ambulatórios públicos quando se recusam a prescrever remédios, a seu ver, inadequados ao paciente e que, no entanto, lhe são exigidos; como se não dá-los fosse negar, ao paciente, uma felicidade de propaganda".

"Maria Rita Khel relaciona a atualidade da depressão à adição pela velocidade excessiva: "A que se deve a pressa do sujeito contemporâneo? Não ao valor que ele atribui ao seu tempo, como costumamos pensar, e sim, ao contrário, à sua desvalorização. Pouco se questiona a ideia de que o valor do tempo se mede pelo dinheiro. O homem contemporâneo tem horror a tudo o que possa ser considerado perda de tempo, que, para ele, é sinônimo de perda de dinheiro. Walter Benjamin cita Paul Valéry: 'O homem de hoje não cultiva o que não possa ser abreviado'", diz a psicanalista. "Até mesmo o raro tempo ocioso deve ser preenchido com atividades interessantes – o que torna, do ponto de vista da psique, o uso do tempo livre idêntico ao do trabalho. É evidente o sentimento de mundo vazio, ou de vida vazia, que decorre da supremacia da vivência sobre a experiência. A falta de tempo para o devaneio e outras atividades psíquicas 'improdutivas' exclui exatamente aquelas que proveem um sentido (imaginário) à vida, assim como as atividades da imaginação, filhas do ócio e do abandono", conclui – e aí fazemos outro elo na cadeia trabalho-lazer."

"...com dúzias de contas para pagar, a pressão dos colegas competitivos e as demandas por novos estilos de prazer façam com que diminuir o ritmo de vida seja uma utopia agrária. Ninguém aqui vai ser ingênuo e acreditar que seja possível voltar atrás: a velocidade dos avanços tecnológicos tende a progredir exponencialmente – pelo menos até um AVC tecnológico não ocorrer, a Lei de Moore, em vigor há mais de 30 anos, segundo a qual a cada 18 meses a capacidade de processamento dos computadores dobra, enquanto os custos se mantém constantes, permanece como uma determinística infalível. Mas enfim, sempre se pode pensar em brechas. "É bem verdade que certas manifestações da filosofia Devagar – a medicina alternativa, os bairros exclusivamente para pedestres, a carne de gado que pasta livremente – não se adaptam a todos os orçamentos. Mas a maioria delas, sim. Passar mais tempo com os amigos e com a família não custa nada. Como tampouco caminhar, cozinhar, meditar, ler ou jantar à mesa, em vez de fazê-lo em frente à TV. A simples decisão de resistir à pressão para correr é absolutamente grátis."

22 de março de 2010

Dia Internacional da Água

Poluição, escassez, má distribuição: água, mais um desafio para a nossa história.
Essa belíssima canção, quase um hino, do Guilherme Arantes sempre me emocionou.
Hoje é o dia dela.
Terra! Planeta Água!


Enquanto isso acontece no Rio de Janeiro o V Fórum Urbano Mundial, um evento da ONU-HABITAT

O enorme desafio dos líderes mundiais e lideranças locais é convergir rapidamente para conceber novas modalidades de desenvolvimento urbano sustentável e democrático, de tal forma que possa haver tempo de evitar o caos da hiper concentração populacional em meio à desordem estrutural nos serviços públicos, diretos ou indiretos, de transporte, saúde, alimentação, educação, comunicação, lazer, moradia, segurança, saneamento, meio ambiente...tudo ao mesmo tempo das mudanças climáticas em curso veloz!





SAIBA MAIS

ONU-HABITAT 

A Educação no Estado mais rico do Brasil, segundo os professores, e o seu Governador candidato...só rindo do caos!!




A Luta da UENF - amanhã coletiva de imprensa e blogueiros (terça 23) às 14 h

O Blog acabou de receber do Professor Hamilton Garcia, um grande e obstinado articulador das lideranças regionais, um chamamento para "coletiva de imprensa e blogueiros" no sentido de conhecer e divulgar para toda a sociedade a "Luta" que é travada hoje em prol da Universidade pela "ADUENF - Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Norte Fluminense".

"Coletiva para imprensa e blogueiros, nessa 3ªf de paralisação (23/03), às 14h, na sala de conferência do CCH (1º andar)"

O Blog desde já expressa solidariedade nesta Luta pela valorização dos docentes e dos projetos universitários em articulação com a sociedade regional. 

A bem da verdade a nossa região se encontra mergulhada em atraso profundo no campo da administração pública e da estruturação socioambiental, algo "inexplicável" em terras de vultuosas cifras oriundas dos royalties do petróleo, somada a uma presença expressiva de centros universitários!

Nos próximos anos a região será, mais uma vez, o centro das atenções mundiais em matéria de investimentos públicos e privados para o alavancamento da Indústria de Mineração & Petróleo no Brasil, e, infelizmente, encontrará os quadros estatais de controle e fiscalização em condições desanimadoras e precárias, sem falar na decadente situação das chamadas Instituições Civis regionais...

Portanto, parabéns à ADUENF pela "Luta" destemida e oportuna, segue abaixo o Manifesto divulgado hoje:

"A Luta da UENF

A universidade se tornou o principal foco de esclarecimento e progresso das sociedades ao longo dos séculos. Nos países ricos, o circuito sociedade-universidade-produção se mostrou a mola mestra do desenvolvimento. Nos países remediados, como o nosso, tal circuito ainda sofre os constrangimentos de um Estado bacharelesco e um empresariado sem apetite para investimentos em C&T. Ao lado disso, não se conhece país pobre que tenha se desenvolvido exclusivamente por causa do petróleo. Ao contrário, é comum vermos países produtores afundarem em guerras e conflitos sem serem capazes de construírem uma base moderna de pesquisa e produção.

A nossa campanha de aumento salarial visa repor perdas inflacionárias, superar a defasafem média em face das universidades federais, reverter o quadro da baixa atratividade dos nossos salários iniciais, mas também colocar as coisas em seu devido lugar. Olhando-se a remuneração média do setor público, o que se percebe é que a educação, declarada como prioritária nas eleições, se transforma em quase nada durante os governos ao passo que as carreiras burocráticas se transformam em quase tudo, não obstante nosso sistema administrativo seja quase nada em matéria de eficiência.

É preciso reverter esse quadro, pois somos nós que formamos os quadros mais qualificados do país. A hipotética "escassez de recursos" por causa da redistribuição dos royalties é apenas a nova justificativa para uma velha tendência: a de sonegar investimentos em setores de longa maturação, que não geram impacto eleitoral imediato nem oportunidades para os famosos "caixas de campanha".

Quando dizemos 82% de reposição salarial, na verdade, estamos clamando por um giro de 180 graus na direção das nossas prioridades públicas. Em outros termos, lutamos por nossos salários também como um modo de inverter a lógica dominante e passar a tratar o investimento público em educação e inovação como prioritários em relação aos supergastos com juros, com a burocracia ineficiente e com a corrupção.

ADUENF
(Campos do Goytacazes, 22 de março de 2010)"

21 de março de 2010

Os Souza Pinto

Não gosto muito de colocar aqui eventos pessoais e familiares, mas não posso deixar de registrar um acontecimento especial do dia de hoje.
Trata-se do 1º Encontro da Família Souza Pinto. Bem, se vocês não pertencem a essa família se perguntarão: e eu com isso? Não tem muito a ver não, mas talvez achem interessante.
A bem da verdade eu não sou membro consanguineo da família. Sou um agregado por que casei com uma pertencente ao extenso clã.
A história começa no início do século passado com o patriarca Norival Souza Pinto expandindo seu território na região litorânea fronteiriça entre Quissamã e Campos dos Goytacazes. Mais especificamente nos distritos de São Miguel e Barra do Furado.
Extensas terras se alongavam sob o comando dessa interessante personalidade que dominava toda a região. A história é longa e daria um bom livro (Epa! Acho que tive uma idéia...).
Para resumir, o fato é que ele se casou e teve diversos filhos com a cônjuge (da qual descende a minha esposa), mas acontece que paralelamente ele teve mais três mulheres (pelo que se sabe até o momento) que geraram diversos filhos dele.
Três (ou quatro?) gerações depois os primos resultantes dessas uniões resolveram resgatar um pouco dessa história e sobretudo reforçar um vínculo que hoje os une.
Um resgate familiar raro e curioso, porque no passado essas mesmas famílias eram (e tinham motivos para isso) desunidas.
Hoje foi feito esse encontro (inclusive com direito à camisa personalizada do evento).
Uma missa em Ação de Graças foi celebrada, lembrando inclusive daqueles que já se foram dessa existência.
Depois foi realizada uma festa com música, dança, churrasco, discursos, enfim um momento de confraternização muito legal, onde muitos inclusive se viram pela primeira vez.
Acredito que compareceram pelo menos 100 familiares (e olha que faltou muita gente, dezenas) e já está marcada nova reunião para o ano que vem (mas antes tem Festa Junina em São Miguel...).
O mais incrível: o que no passado foi motivo de tanta discórdia e sofrimento (o fato do patriarca ter tido quatro mulheres ao mesmo tempo e gerado tantos filhos), hoje foi motivo de congraçamento por existirem tantos primos e tios que se consideram de uma mesma família.
O velho Norival Souza Pinto, branco de olhos azuis celeste, foi absolvido (e perdoado) pela história! Quem diria... E o mundo continua girando...




20 de março de 2010

Eclipse

É sábado e eu já estou saindo fora para tomar um bom chopp gelado! Merecemos, né? Mas para encerrar essa participação, um presentinho para as adolescentes: o trailer (lançado essa semana) do novo filme da saga Crepúsculo: "Eclipse" que estréia em junho.









Fitness: Pole Dance, Saúde e Sensualidade

O Pole Dance entrou no circuito fitness, atraindo mulheres para um exercício sensual que queima até 400 calorias por hora.








Notas Musicais


Show do Quaterna Réquiem dia 07 de abril (quarta-feira), às 20 horas no Teatro Municipal de Niterói.
Uma apresentação do QR é sempre uma coisa ótima e raríssima. Portanto quem puder ir estará aproveitando uma excelente oportunidade!

Na semana que vem (25 a 28/03) tem o Encontro Internacional de Motociclistas de Rio das Ostras. É o XV Ostras Cycle. Música rola o tempo todo e tem muitos convidados como o Jeferson Gonçalves e Blues Etílicos. Particularmente eu gosto muito das ótimas bandas cover que sempre se apresentam lá. Este ano tem a Echoes (Pink Floyd), Black Bird (Beatles) e The Gunners (Guns N' Roses).

Graças ao Stênio (organizador) e ao Fagundes, acabei de receber a lista dos participantes deste ano do Rio das Ostra Jazz & Blues Festival, que vai ser em junho.
Oportunamente farei uma análise de cada convidado, mas já adianto que, apesar das difuldades que não cabe mencionar nesse momento, o Stênio está conseguindo trazer muita gente boa, como os lendários Ron Carter e Russel Malone.
Mas por enquanto segue a lista logo abaixo.

CONVIDADOS DO FESTIVAL DE JAZZ E BLUES DE RIO DAS OSTRAS 2010:
JOE CALDERAZZO

MICHAEL PATCHES STEWART

MICHAEL LANDAU

RON CARTER E RUSSEL MALONE

STANLEY JORDAN E ARMANDINHO (guitarrista do A Cor do Som)

ROD PIAZZA

VICTOR BAILEY (baixista do Weather Report)

TIM STEVENS com CINDY BLACKMAN (baterista) e DELMAR BROWN (super tecladista)

ANDRÉ CHRISTOVAN

RIO JAZZ ORQUESTRA com a TARYN SZPILMAN nos vocais

RAUL DE SOUSA

O JB oferece: Musas torcedoras do Carioca 2010 - participe vc também.

O nosso blog, com todo o respeito, gostou muito das demandas em torno da beleza feminina, daí as cobranças que chegam nos fins de semana e coisa e tal.

Nas andanças que também sempre faço pela net, acabei deparando-me com esta pioneira iniciativa do JB: Musas e Futebol - a paixão nacional!

Pois bem, aí vai uma dica do blog para os apaixonados brasileiros...que são pela beleza do futebol e pela ousadia de nossas lindas brasileiras, cada vez mais desafiadoras em tempos de tanta correria:

CONCURSO MUSAS TORCEDORAS DO CARIOCA 2010


X



De Volta à África

Grande parte da música que ouvimos hoje tem a sua matriz na África.
Com a Copa do Mundo este ano na África do Sul desconfio que finalmente a música atual africana será 'redescoberta' pelo mundo todo.
Uma de suas características é manter um apelo ancestral pela dança e pela celebração.
Selecionei dois videos bem atuais e bem diferentes entre si para comprovar essa tese.
O primeiro é do senegalês K'anaan (música "Wavin' Flag"). Vejam como são as suas apresentações ao vivo.
O segundo parece que não tem nada a ver. Mas tem. É um grupo meio 'punk de boutique' americano, que faz um rock básico. No entanto percebam quando entram solando a guitarra, baixo e bateria que a batida nos remete aos mesmos ritmos dançantes africanos. A banda (desconhecida por aqui) chama-se Vampire Wekeends. Enjoy...





Musa da Semana

Dessa vez optei por selecionar uma musa diferente. Ao invés de uma jovem brasileira, optei por uma mais madura, da Alemanha!
Modelo de destaque nos ano 90, ela chega aos 40 anos em 2010 esbanjando beleza. Lembra um pouco a Brigite Bardot dos anos 60/70. É a Claudia Schiffer. Deve chegar bem também aos 50! Uma homenagem a todas as nossas leitoras com mais de 40...






Fantástico Visual

Gunnar Konradsson realizou este belo filme mostrando a terra gelada da Islandia. Utilizou equipamento digital de última geração (provavelmente Nikon 5 D Mark) para registrar o encanto dessa natureza tão diferente da tropical que estamos acostumados. O autor da música (folk) é registrado no próprio video. Não deixem de assistir!


De Volta

Tenho o hábito de, ao acessar a Internet, já ir direto em determinadas páginas que gosto mais, para ver as novidades. Não tem muito a ver com a página ser famosa ou não. É um hábito que desenvolvi de acordo com gostos pessoais. Além disso, a Internet é um mundo infindável e acabamos por restringir um pouco as pesquisas porque senão nos perdemos. Bem, estou falando isso porque acho que alguns amigos colocaram nosso Blog entre os favoritos. Que bom! Obrigado! É que andaram reclamando de que não estávamos atualizando a contento o nosso espaço. Foi mal. Sabe como é, existem outras demandas... Quando eu não estiver por aqui, o amigo Luiz Felipe, dono do Blog, com certeza estará... Vejam, por exemplo, o ótimo video da Sade que ele colocou aqui embaixo. Abraços!

19 de março de 2010

Já que o nosso especialista em Musas e Músicas, Marcos Cardozo, ainda não nos brindou nesta sexta...vamos então de Sade, uma linda Musa...uma linda Música...

Enquanto isso...deu na Folha SP

Imagem mostra Berkeley 59, um novo grupo de estrelas, localizado na constelação Cepheus, a 3.300 anos-luz da Terra

Os Royalties segundo estudos publicados hoje na BBC-BRASIL:

Royalties não melhoraram vida em municípios produtores, diz estudo
Fabrícia Peixoto
Da BBC Brasil em Brasília

Os royalties do petróleo não têm sido suficientes para melhorar a qualidade de vida da população nos principais municípios produtores, mostra um levantamento que vem sendo coordenado pelo professor Cláudio Paiva, do Departamento de Economia da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Em entrevista exclusiva à BBC Brasil (leia abaixo), Paiva afirma que os royalties "trouxeram a corrupção", diante da falta de um marco regulatório sobre a aplicação dos recursos.
"Isso não quer dizer que tenhamos de tirar os recursos desses municípios. Temos é que ter um controle forte sobre esses recursos", diz o pesquisador.
Com foco nas principais cidades produtoras de petróleo, entre elas Campos e Macaé, no litoral norte do Rio de Janeiro, o Departamento vem analisando como os recursos do petróleo estão sendo aplicados nessas cidades – e seus efeitos na qualidade de vida.
Um dos estudos mostra que, desde 2004, o município de Campos gastou R$ 18 milhões em convênios com quatro hospitais da cidade, mas que o número de internações manteve-se o mesmo no período.
Um outro levantamento indica um crescimento elevado nos gastos com Cultura – uma rubrica difícil de ser auditada, segundo Paiva.
Em Quissamã, por exemplo, o gasto chega a R$ 618 per capita, enquanto em São Paulo esse valor é de R$ 19.
Na avaliação do professor da Unesp, a redistrubição dos royalties para todo o país como aprovado na Câmara "não é solução para o problema".
"Não existe uma política deliberada de aplicação dos royalties. Como os municípios não têm qualquer forma de planejamento, esse dinheiro vai para o ralo", diz o pesquisador.

SAIBA MAIS

18 de março de 2010

Participe agora de uma conversa global pela BBC-BRASIL

Uma conversa global?

Como parte do SuperPower Nation Day, estamos fazendo uma experiência usando Google Translate, um serviço de tradução automático, para investigar se a internet pode romper a barreira da língua. Comunique-se com pessoas que falam árabe, chinês, inglês, farsi, indonésio, português e espanhol, em todos os lugares do mundo.
Quer entrar na conversa?


Essa é uma experiência com nova tecnologia, e as traduções não serão perfeitas. Você pode ajudar ao escrever com clareza seus comentários - evitando abreviações ou expressões que sejam difíceis de traduzir.

CONHEÇA MELHOR

Trata-se de uma parada muito interessante! Ainda uma experiência, é claro, mas estamos todos no mundo caminhando rápido para sistemas de comunicação que traduzirão em tempo real (automaticamente) o que digitamos na língua natal e receberemos as respostas na mesma medida, ou seja, um cidadão árabe poderá conversar conosco naturalmente sem precisar conhecer uma língua dita universal, como hoje tratamos o inglês! Isso não é fantástico?!

Justiça Federal proíbe queimadas na lavoura de cana-de-açúcar em Campos/RJ: parabéns ao Procurador da República que recorreu ao TRF - Tribunal Regional Federal

"MPF/RJ consegue suspensão temporária de queimadas em Campos

Usinas ficam proibidas de fazer uso do fogo na monocultura da cana-de-açúcar
 A partir de uma ação civil pública, o Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ) conseguiu suspender temporariamente a utilização de queimadas como parte do processo de colheita da cana-de-açúcar nas áreas de Campos de Goytacazes. A decisão liminar foi proferida pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região em recurso impetrado pelo procurador da República Eduardo Santos de Oliveira, autor da ação, que discordou da liminar parcial concedida pelo juiz de 1ª instância que limitava em apenas 10% a área na qual as queimadas deveriam acabar.

A pedido do MPF, o TRF suspendeu a licença e as autorizações expedidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e pelo Instituto do Meio Ambiente (Inea) que permitiam o uso do fogo na monocultura da cana-de-açúcar pelas usinas.
 O objetivo do MPF é proteger a integridade física dos trabalhadores rurais, pois, de acordo com investigações feitas, as empresas não avisam as datas e horários das queimadas, o que já resultou na morte de uma trabalhadora. As queimadas também colocam em risco a vida de todos que se encontram nos locais onde elas acontecem.

Além disso, no período de safra da cana-de-açúcar, foram registrados 3.370 casos crônicos de doenças respiratórias e oftalmológicas, atingindo principalmente crianças e idosos. O fogo usado para a facilitação do corte da palha da cana gera graves danos ambientais como a destruição de espécies da fauna nativa, alteração da umidade da terra, aquecimento da superfície, alteração das taxas de infiltração de água, diminuição da fertilidade do solo, dentre outros.
 De acordo com o procurador da República em Campo dos Goytacazes, Eduardo Santos, “as queimadas afetam a saúde de toda a população, por isto confiamos em que o TRF confirme o fim delas em sua decisão final”."

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio de Janeiro
Tels.: (21) 2107-9488/9460
ascom@prrj.mpf.gov.br
http://twitter.com/MPF_PRRJ

LEIA AQUI

17 de março de 2010

Numa entrevista ao UOL e ao Jornal "Valor" o Ciro Gomes descortina a tentativa de golpe contra o Presidente Lula


SAIBA MAIS

FHC tem inveja feminil de Lula

CIRO: Queriam dar o golpe contra Lula

Os americanos, segundo Lucas Mendes, direto de New York - deu no BBC-BRASIL

O Lucas Mendes é da mesma linha dos globais como Miriam Leitão, Diogo Mainardi, Willian Boner, Merval Pereira...uma turma que só sabe dar porrada no Brasil e no atual Governo Federal com o olho em Nova York e Washington, fazem parte de uma tropa de arauto-urubulinos que vendem as imagens do país a partir dos sobrevoos nos "lixões" construídos por décadas de dominação colonial...

Vez por outra deixam escapar algumas críticas aos seus anfitriões eternos, como o texto postado abaixo; agora os americanos não são bem aquilo tudo...vejam lá:

Darwin e a regressão americana


Lucas Mendes
De Nova York para a BBC Brasil

Oh, Canadá. Que saudade! Nunca morei lá, mas com a fúria fundamentalista evangélica americana, as seguradoras, os bancos, a poluição, os hospitais, a indústria farmacêutica, os Toyotas, a associação das armas, que mais?, a galinhagem dos republicanos, o cagaço dos democratas, a fragilidade do Obama...enfim, nesta paisagem, o Canada parece cada dia mais irresistível.

Progridem lá, regridem aqui. Cada semana um Estado americano dá mais uma paulada na educação, na ciência ou no verde. A última foi no Kentucky, que aprovou uma lei para “encorajar professores a debater as vantagens e desvantagens de teorias científicas como o evolucionismo, as origens da vida, o aquecimento global e a clonagem de células”.

Na realidade, a intenção é incluir as versões religiosas e conservadoras nos livros didáticos e forçar professores a ensinar a teoria do “desenho inteligente” (criacionismo) e questionar a clonagem de células-tronco e as supostas mazelas do aquecimento global.

O cenário atual já não é dos melhores. Entre conservadores, só 23% acham que o homem é responsável pelas mudanças climáticas. Na população em geral o número é um pouco melhor, 36%, mas fica muito abaixo dos outros países ricos.

Educação é um problema desta deformação e, de ano para ano, os americanos ficam mais para trás. No nível secundário estavam em primeiro lugar, hoje estão em 18º entre os países desenvolvidos. Um estudante de 15 anos no Canadá está quase dois anos na frente de um estudante americano da mesma idade.

LEIA MAIS AQUI

Imagensterapia

Recebi um e-mail contendo uma apresentação com dezenas de fotos.
Como alguns amigos sabem que gosto, estou sempre recebendo esses arquivos.
O que me chamou atenção nesta mensagem foi o título do anexo: "Imagens-terapia".
Não havia nenhuma explicação para esse nome e nunca ouvi falar de uma terapia alternativa com esse foco.
Mas deve existir... Também não é difícil entender. Belas imagens quando admiradas com calma com certeza fazem bem ao espírito, da mesma forma que música, por exemplo.
As que mais gosto são as de paisagens naturais, da presença humana nestas paisagens ou de paisagens urbanas vistas sob um ângulo diferente.
Selecionei algumas para os amigos do Blog. Se quiserem ver melhor basta clicar na imagem para ampliar. Sugiro vê-las ouvindo uma música bem calma ao fundo.
Espero que gostem, funcionando ou não como um terapia anti-estresse...