11 de junho de 2010

Dia dos Namorados

Amanhã 12 de junho é o Dia dos Namorados (acho que todos sabem disso, né?). Os comerciantes dizem que é a terceira data em grau de importancia para o faturamento, perdendo apenas para o Natal e Dia das Mães. Quem dá importância a esse hábito de presentear nessa data já deve ter comprado o presente para namorado/namorada, noivo/noiva, marido/esposa, etc. (etc?). Mas muitos deixam para última hora e por causa disso as lojas e shoppings devem lotar hoje e amanhã. Bem, da mesma forma que a Copa do Mundo, essa data é significativa para muitos e sem sentido para outros tantos. Pensando nos primeiros, resolvemos fazer um post aqui no Blog em homenagem à data. Mas o que escrever? A ideia: fazer uma lista de presentes para quem ainda está na dúvida! Bem, isso não tem nada a ver com o Blog. Além disso, como faríamos? Cada uma sabe com o que pode agradar: perfumes, roupas, flores, chocolate... Modéstia a parte nosso blog tem alto nível (e é por isso que vocês aparecem por aqui...) e mantendo essa linha resolvi postar aqui uma coisa que descobri acidentalmente 'navegando' ontem a noite. Não tem nada a ver diretamente com o Dia dos Namorados, mas pode ser aplicado nessa deliciosa e complicada relação. É que achei uma página da revista "Bons Fluidos" que traz dicas interessantes de dez pessoas sobre o assunto "harmonia interior". Estar em harmonia consigo mesmo facilita o entendimento com o outro. Viram a 'relação' dos assuntos? O texto de apresentação da proposta é o seguinte: "Dez mestres ensinam o caminho da harmonia interior - A natureza, o Universo e o corpo humano estão em constante ebulição. Essa é a regra de ouro da existência. Portanto, não há outra saída. Temos de alcançar o equilíbrio em meio às inúmeras tarefas cotidianas. E já que a roda da vida está sempre em movimento, cabe a cada uma de nós marcar o próprio compasso. Para iluminar essa busca, ouvimos dez profundos conhecedores da alma humana. Aproveite essa valiosa consultoria e encontre seu eixo". Como são dez depoimentos, eu escolhi apenas um para postar aqui (ao final) e vou dar o endereço para quem se interessar e quiser ler os outros. Mas onde é que fica a história dos presentes? É que cada um desses dez "iluminados", além da crônica, indicam também um livro e um filme. Esses sim nós vamos listar todos. Alguns eu já vi ou li. É uma boa lista para guardar e ir procurando aos poucos. Pode ser que consigam algum DVD ou livro já para presentear a pessoa amada nesse 12 de junho. No mais, como diria Renato Russo, "é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã porque - se você parar pra pensar - na verdade não há...".
Detalhe: amanhã, dia 12, por coincidência, (provavelmente) atingiremos os 12.000 acessos no Blog (contados a partir do final de fevereiro desse ano).
Bom fim de semana a todos!


LEONARDO BOFF, ESCRITOR E TEÓLOGO
FILME
"A Corrente do Bem", 2000, Warner Bros. Um desafio proposto pelo professor em sala se transforma numa onda de generosidade. A tarefa, levada a cabo por um de seus alunos, é retribuir cada favor recebido com três boas ações.
LIVRO
"A Águia e a Galinha: Uma Metáfora da Condição Humana", Leonardo Boff, Vozes. O autor nos ensina a tirar proveito de duas dimensões inerentes a todo ser humano: a galinha, que corresponde às limitações mundanas, e a águia, relativa aos sonhos e ao desejo de evoluir.

LIDIA ARATANGY, PSICOTERAPEUTA
FILME
"As Pontes de Madison", 1995, Warner. Dividida entre a família e a paixão avassaladora por um forasteiro, uma dona de casa do interior dos Estados Unidos precisa fazer a escolha de sua vida.
LIVRO
"O Presente dos Magos", O. Henry, Cosac Naify. Este célebre conto de natal narra a história de um jovem casal apaixonado e pobre. Sem dinheiro para comprar presentes, cada um resolve surpreender o outro e abrir mão do que lhe é mais valioso.

SANDRA SPIRI, PSICÓLOGA E AROMATERAPEUTA
FILME
"Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera", 2003, Imovision. Nesse filme de Ki-duk Kim, um velho monge transmite lições preciosas a um jovem aprendiz, mostrando que os efeitos de pequenos atos podem deixar marcas profundas e duradouras.
LIVRO
"Abrindo Portas Interiores", Eileen Caddy, Triom. Cofundadora da comunidade escocesa Findhorn, a autora compartilha ensinamentos e visões espirituais e, assim, traça o caminho para uma vida simples e plena.

ALEX BOTSARIS, MÉDICO E FITOTERAPEUTA
FILME
"No Silêncio Divino", 2005. O diretor alemão Philip Gröning acompanhou durante meses a rotina de um grupo de monges num mosteiro na França. Um belo retrato da busca cotidiana pela paz interior.
LIVRO
"Fórmulas Mágicas", Alex Botsaris, Nova Era. A obra ensina o leitor a usar plantas medicinais brasileiras a favor da saúde e do equilíbrio.

MARIO SERGIO CORTELLA, FILÓSOFO E DOUTOR EM EDUCAÇÃO
FILME
"Amarcord", 1973, New World Pictures. Pelos olhos de um garoto, o diretor italiano Federico Fellini revisita a cidadezinha de Rimini - cenário de sua própria infância -, dominada, nos anos 30, pelo fascismo.
LIVRO
"Reinações de Narizinho", Monteiro Lobato, Melhoramentos. O clássico da literatura infantojuvenil reúne seis das onze histórias que Monteiro Lobato escreveu a partir de 1920, tendo como cenário o Sítio do Pica-Pau Amarelo.

MÁRCIA DE LUCA, FUNDADORA DO CENTRO INTEGRADO DE YOGA, MEDITAÇÃO E AYURVEDA – CIYMAM
FILME
"Quem Somos Nós?", 2004, PlayArte. Especialistas em ciência e espiritualidade discutem a percepção da realidade. Em uníssono, afirmam que o pensamento tem o poder de alterá-la em nosso favor.
LIVRO
"O Poder do Agora", Eckhart Tolle, Sextante. Guiados pelo mestre espiritual alemão, aprendemos a identificar os pensamentos e emoções que nos impedem de vivenciar a alegria e a paz que residem dentro de nós.

MONJA COEN, FUNDADORA DA COMUNIDADE ZEN-BUDISTA ZENDO BRASIL)
FILME
"A Partida", 2008, Paris Filmes. Um jovem violoncelista vê a orquestra que o emprega ser dissolvida por problemas financeiros. Desiludido, assume um ofício que lhe traz grandes aprendizados.
LIVRO
"Para uma Pessoa Bonita", Shundo Aoyama Roshi, Palas Athena. Os contos da mestra zen japonesa falam da beleza profunda e verdadeira. Um bem reservado aos corações puros e comprometidos com o cuidado de todos os seres.

ION DE FREITAS FILHO, “ICHINÓLOGO”
FILME
"Miyamoto Musashi: Zen and Sword", 1961. Dirigido por Tomu Uchida, esse é o primeiro de uma série de cinco filmes baseados na vida do famoso samurai Miyamoto Musashi (1584-1645).
LIVRO
"A Conquista Psicológica do Mal", Heinrich Zimmer, Palas Athena. Ao analisar histórias populares da literatura do Oriente e do Ocidente, o mitólogo alemão ilumina o eterno conflito entre o homem e as forças do mal.

ANA LÚCIA FARIA, PSICÓLOGA ESPECIALIZADA EM PSICOTERAPIA REICHIANA E ANÁLISE BIOENERGÉTICA
FILME
"O Segredo dos Seus Olhos", 2009, Europa Filmes. O ex-oficial de justiça Benjamin começa a escrever um romance sobre uma investigação realizada em 1974. Ao reavaliar o caso, questiona sua própria trajetória.
LIVRO
"A Hora da Estrela", Clarice Lispector, Rocco. Recém- chegada ao Rio de Janeiro, a migrante nordestina Macabéa representa o feminino destituído de identidade, vítima da ignorância e da ingenuidade.

ESTHER SHANI, PROFESSORA DO KABBALAH CENTRE)
FILME
"Poder Além da Vida", 2006, Sobini Films. Depois de sofrer uma séria lesão, um talentoso ginasta adolescente segue em busca da superação pessoal e aprende a se tornar um guerreiro pacífico.
LIVRO
"Educação de um Kabbalista", Rav Berg, Pub Group West. O renomado cabalista conta a história de sua relação com o mestre Rabbi Yehuda Brandwein. A narrativa revela uma vida plena de batalhas e vitórias para superar o ego.

Texto do Filósofo e Doutor em Educação Mario Sergio Cortella
NO BALANÇO DA VIDA
"Se a vida é caracterizada pela alteração constante de estados e processos, então, a harmonia não pode ser entendida como a ausência de turbulências. Na realidade, ela é alcançada por meio da capacidade de lidar com as adversidades. A metáfora da bicicleta ilustra bem esse raciocínio, já que o veículo de duas rodas só se torna estável enquanto está em movimento. Nós também encontramos o equilíbrio quando conseguimos ir de um extremo a outro sem nos perdermos. Em nossa vida, a harmonia é uma construção cotidiana.
Uma busca pela ordem que exige esforço, pois sempre há o risco de sucumbirmos em meio às dificuldades. Mas, nessa jornada, o contraponto é fundamental para valorizarmos o que temos em mãos. A ausência nos faz desejar a presença, o trânsito diário nos faz vibrar em dias de feriado quando as ruas estão vazias. E assim por diante. A harmonia se manifesta na vida que pulsa em suas várias possibilidades, inclusive nas sombrias. Nas relações afetivas e familiares vivenciamos essa dinâmica. Estamos juntos, rompemos, reatamos. Experimentamos uma harmonia vibrante, que passa pelo choro, pelo riso, pela dor e pelo silêncio. Em sânscrito, a palavra crise significa purificação, ou seja, limpar aquilo que atrapalha a harmonia. Essa “faxina”, muitas vezes, coloca em xeque nossas crenças. No entanto, o tropeço é fundamental para prestarmos atenção no caminho, feito de aventuras e conflitos permanentes. Por isso, temos de tirar o melhor proveito dessa estrada e não nos desesperarmos. Quando a desarmonia trouxer inquietação, podemos respirar com tranquilidade, meditar sobre a situação e olhá-la com distanciamento. Assim, certamente iremos enxergar a saída e prosseguiremos, lembrando sempre do velho dito: “Não há mal que sempre dure, nem bem que nunca se acabe”.

Vejam todos os textos a partir dessa página: Bons Fluidos

8 comentários:

Lorena disse...

Olá!
Achei esse um dos melhores posts, se não o melhor, que vi neste blog que acompanho a algum tempo.
Ótima idéia as indicações de livros e filmes, bem como todos os textos.
Parabéns. Muito legal.
Bom fim de semana.
(:>)

MARQUÊS DE SADE disse...

Muito legal mesmo: harmonia interior, bons relacionamentos, amor, filmes, livros... que coisa linda!!! Mas... CADÊ A "MUSA DA SEMANA"??? Acho que mais uma vez o Blog vai pisar na bola (em plena Copa) e por causa do "romântico" Dia dos Namorados não vai colocar mulher boa. Ora, quer coisa mais romântica do que MULHER PELADA???? Favor o Blog se enquadrar e voltar com a série imediatamente!!!!! O que salvou nesse post foi a foto da gostosa peituda no final. Tenho dito!

Ryan disse...

Hehehehehehe...
Esse Marquês é demais...
Só tem uma falha no seu post, Marcos. Já chegou a 12.000 ainda no dia 11. Sinal que o Blog está sendo mais acessado do que você acha.
Eu gostei do artigo e das indicações.
Abraço.

Marcos Oliveira disse...

Obrigado a todos que fizeram (ou que farão) comentários. Nosso Blog fica melhor com a participação de vocês.
Ryan, olhei agora e me surpreendi. Não contava que chegássemos aos 12.000 acessos ainda hoje.
Lorena, obrigado pelos elogios.
Marquês, prometemos retornar com a série na semana que vem. Não posso dizer que esteja desprovido de razão em sua engraçada ironia mas, enquanto aguarda a nossa próxima selecionada, leia e veja alguns dos livros e filmes indicados no post. Acho que vai gostar.
Abraços.

Anônimo disse...

muito boa.

josi disse...

FELIZ DIA DOS NAMORADOS PARA TODOS! E PARA QUEM ESTÁ SEM, AMANHÃ É DIA DE SANTO ANTONIO!

Denise disse...

Adorei o texto final, bem como a lista de livros e filme. Só vi As Pontes de Madison que é um filme lindíssimo e eu recomendo.
Parabéns por esse texto do dia dos namorados, Marcos.
Bj.

Dacia Oliveira disse...

Achei bem interessante a postagem,dando excelentes dicas não só para o dia dos namorados mas para qualquer ocasião.
Feliz dia dos namorados para nós Marquinho! bjssss!!!!