26 de julho de 2010

Novo Livro de Paulo Coelho

Nao sei se tenho mais 'saco' para ler livros do Paulo Coelho.
Aliás o livro dele que mais me chamou atenção foi um fora dos padrões dos demais: "Onze Minutos", cujo tema central é... sexo.
Mas ele acaba de lançar "O Aleph".
Pelo que me lembro esse é o título de um famoso conto do argentino Jorge Luis Borges, que nesse caso significaria "o ponto que contém todo o universo".
Aleph é a primeira letra do alfabeto fenício.
O início de algo.
Bem, pelo menos no início do primeiro capítulo, o escritor mostra alguns questionamentos oportunos, tratando-se de uma obra dele.
Vejam só:

"De novo um ritual? De novo invocar as forças invisíveis para que se manifestem no mundo visível? O que isso tem a ver com o mundo em que vivemos hoje? Os jovens saem da universidade e não conseguem emprego. Os velhos chegam à aposentadoria sem ter dinheiro para nada. Os adultos não têm tempo de sonhar – passam das 8 horas da manhã às 5 da tarde lutando para sustentar a família, pagar o colégio dos filhos, enfrentando aquilo que todos nós conhecemos pelo nome resumido de “dura realidade”.

O mundo nunca esteve tão dividido como agora: guerras religiosas, genocídios, falta de respeito pelo planeta, crises econômicas, depressão, pobreza. Todos querendo resultados imediatos para resolver pelo menos alguns dos problemas do mundo ou de sua vida pessoal. Mas as coisas parecem mais negras à medida que avançamos em direção ao futuro.

E eu aqui, querendo seguir adiante em uma tradição espiritual cujas raízes se encontram em um passado remoto, longe de todos os desafios do momento presente?"

Nenhum comentário: