Sustentabilidade Planetária, Politica, Educação, Musica, Cultura, Arte e Etica.
25 de agosto de 2010
O Compositor e a Estilista
O russo Igor Stravinsky foi um dos principais compositores da moderna música erudita do século XX. Sem deixar se contaminar por vanguardas inconsequentes mas com uma inovação sem precedentes, a música de Stravinsky surpreende até hoje. Sua mais famosa criação é o balé "A Sagração da Primavera", em parceria com outro russo genial, o baiarino e coreográfo Vaslav Nijinsky. A francesa Gabrielle Chanel foi uma das principais estilistas do século XX, criando uma roupa feminina (também) inovadora para os padrões da época e que depois se tornaria clássica (o mesmo do seu corte de cabelo...). Com o sucesso adotaria nome de Coco Chanel. Bem, isso eu sabia. E acho que vocês também. O que eu não sabia é que Stravinsky e Chanel tinham vivido um tórrido e complicado romance 'proibido'(Coco era viúva, mas Igor era casado tinha quatro filhos e esposa doente). Isso é contado no filme "Igor Stravinsky & Coco Chanel" de Jan Kounen que estreiou esta semana no Brasil. A história começa no distante ano de 1913 e avança pela década de 1920. Eu não vi ainda, mas a crítica especializada está elogiando o filme, até mesmo por conta desse curioso fato que era desconhecido até hoje por muitos fãs do compositor e da estilista.
3 comentários:
Inês
disse...
Marcos, faltou citar a linha de perfumes Chanel, sobretudo o maior clássico da perfumaria francesa, o Chanel nº 5.
É verdade, meninas. Em qualquer retrospecto do desenvolvimento da milionária industria da perfumaria francesa esse perfume é lembrado como referência. Ele foi criado em 1920 sob encomenda para o perfumista Ernest Beaux. Coco Chanel deu a determinação de ser um perfume "com cheiro de mulher". Ele fez diversas misturas e, dentre todas as amostras, Coco Chanel escolheu a de n. 5, daí o nome. O frasco art-decó foi incorporado ao acervo do Museu de Arte Moderna de Nova York em 1959. Ele continua com o mesmo aroma criado em 1920 (80 anos depois continua com a mesma fórmula e frasco).
3 comentários:
Marcos, faltou citar a linha de perfumes Chanel, sobretudo o maior clássico da perfumaria francesa, o Chanel nº 5.
Com certeza, Inês! O nº 5 é um "must", né não?
É verdade, meninas.
Em qualquer retrospecto do desenvolvimento da milionária industria da perfumaria francesa esse perfume é lembrado como referência.
Ele foi criado em 1920 sob encomenda para o perfumista Ernest Beaux. Coco Chanel deu a determinação de ser um perfume "com cheiro de mulher". Ele fez diversas misturas e, dentre todas as amostras, Coco Chanel escolheu a de n. 5, daí o nome.
O frasco art-decó foi incorporado ao acervo do Museu de Arte Moderna de Nova York em 1959.
Ele continua com o mesmo aroma criado em 1920 (80 anos depois continua com a mesma fórmula e frasco).
Postar um comentário