Sustentabilidade Planetária, Politica, Educação, Musica, Cultura, Arte e Etica.
31 de maio de 2011
Finalmente: Metrô na Barra da Tijuca!
TED: Duas Palestras que Merecem Bis
Algumas vezes postamos aqui algumas dessas palestras.
Queria fazer isso agora mas fiquei em dúvida se não estaria repetindo algo já postado. Desejava evitar isso.
Fui pesquisar e acabei mudando de idéia: achei uma coisa legal e resolvi repetir não só duas palestras mas o próprio texto que escrevemos na época.
Faz quase 1 ano que fizemos o post abaixo e acredito que muitos não tenham visto. Ou, se viram, vale a pena ver e ouvir de novo. Pelo menos eu acho.
Postado em 16/06/2010:
"Estava pensando em um assunto para postar aqui e que promovesse claramente um momento de evolução do Blog. Uma espécie de upgrade em direção a um patamar mais alto, intelectualmente e emocionalmente falando.
Não que já não tenhamos isso. Não que iremos caminhar em outra direção. Não que deixaremos de abordar temas, digamos, mais "mundanos". Apenas um instante de altíssimo nível. Mas o que haveria de inédito aqui no Blog que eu pudesse citar? Aí me lembrei do TED.
TED é uma sigla que significa Tecnologia, Entretenimento, Design. Trata-se de uma fundação americana sem fins lucrativos que promove conferências com os maiores especialistas em diversos assuntos e cujas idéias de vanguarda mereçam ser difundidas.
Cada palestra deve ter no máximo 18 minutos. Todas são gravadas e colocadas na Internet. Escritores, cientistas, artistas, médicos, engenheiros, biólogos, enfim todas as especialidades são abordadas e, independente do interesse pelo assunto, o resultados são sempre muito legais.
Selecionei duas palestras para vocês assistirem, mas recomendo que olhem no site oficial e escolham algumas das centenas disponíveis.
A maioria dispõe de opção de legendas em 21 idiomas, incluindo português, cliquem em view subtitles e escolham.
Na primeira selecionada, o Psicólogo e Escritor Daniel Goleman, autor do clássico "Inteligência Emocional", fala da compaixão.
Na segunda, o francês Yann Arthus-Bertrand mostra seus três mais recentes projetos sobre a humanidade e nosso habitat: estonteantes fotografias aéreas de sua série "A Terra Vista de Cima", entrevistas pessoais feitas ao redor do mundo apresentadas em seu projeto na internet "Outros Seis Bilhões" e seu filme a ser lançado brevemente "Lar", no qual documenta impactos humanos ao meio ambiente através de vídeos de tirar o fôlego."
Visitem o site clicando aqui: TED
De novo! Hackers voltam a defender o criador do WikiLeaks ou: Tupac Shakur vive!
Julian Assange já havia considerado o programa como "hostil". Foi a senha...
Relembrando: WikiLeaks vazou informações de estado que comprovaram tudo de mal que se falava da política externa americana.
Hackers invadem site e postam que rapper morto em 1996 ainda está vivo
Grupo publicou notícia no site do canal norte-americano PBS.
Rede de televisão transmitiu documentário sobre o WikiLeaks.
"Um grupo de hackers postou uma notícia falsa no site do canal PBS afirmando que o falecido rapper Tupac Shakur está vivo e bem de saúde. O ataque foi uma retaliação a um documentário sobre o WikiLeaks transmitido pela rede de televisão norte-americana.
O grupo hacker Lulz Boat atacou os servidores da PBS no domingo (29) e postou senhas roubadas e outras informações confidenciais da PBS, assim como uma notícia com o título: "Tupac ainda vive na Nova Zelândia". Shakur foi assassinado em 1996. A PBS tirou a notícia do ar, mas a página do Twitter do Lulz Boat disponibilizava um link para uma cópia da página adulterada.
"Acabamos de assistir ao WikiSecrets e não ficamos nada impressionados", afirmou o Lulz Boat, referindo-se a um documentário de uma hora que foi ao ar no programa da PBS "Frontline", na terça-feira. O documentário trata do soldado dos Estados Unidos Bradley Manning, que está detido e é suspeito de ter entregue ao WikiLeaks uma coleção de material confidencial militar e diplomático.
O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, a quem os EUA querem levar a julgamento por ter revelado os documentos, denunciou o programa como "hostil" antes de sua exibição. Assange está em liberdade sob fiança na Grã-Bretanha, lutando contra uma extradição para a Suécia por supostos crimes sexuais.
A identidade das pessoas por trás da Lulz Boat é desconhecida."
Fonte: G130 de maio de 2011
Video do Dia (quer dizer, da noite)
29 de maio de 2011
Uma surpresa de maio: a emocionante reunião do Pink Floyd
27 de maio de 2011
Para além do pacto com o capeta e do envenenamento por um marido ciumento: a genialidade de Robert Johnson
Adaptações aos Novos Tempos Politicamente Corretos
É que os tempos mudam. Usos e costumes também. Imaginamos que essas mudanças são sempre para melhor. Ou deveriam ser.
Mas nós, das velhas gerações, conseguimos nos entender daquela mesma forma de sempre.
Embora as noções de certo e errado sempre estivessem claras, tínhamos - digamos - algumas "licenças poéticas" no trato com alguns colegas de juventude. Aí fica difícil (para alguns - não todos, é claro - mais "antigos") se adaptar de uma forma rápida aos novos tempos.
"Outro dia estava no mercado quando vi no final do corredor um amigo da época da escola, que não encontrava há séculos. Feliz com o reencontro me aproximei já falando alto:
- Oswaldo, sua bichona! Quanto tempo!!!!
E fui com a mão estendida para cumprimentá-lo. Percebi que o Oswaldo me reconheceu, mas antes mesmo que pudesse chegar perto dele só vi o meu braço sendo algemado.
- Você vai pra delegacia! – Disse o policial que costuma frequentar o mercado.
Eu sem entender nada perguntei:
- Mas o que que eu fiz?
- Homofobia! Bichona é pejorativo, o correto seria chamá-lo de "grande homossexual".
Nessa hora antes mesmo de eu me defender o Oswaldo interferiu tentando argumentar:
- Que isso doutor, o quatro-olhos aí é meu amigo antigo de escola, a gente se chama assim na camaradagem mesmo!!
- Ah, então você estudou vários anos com ele e sempre se trataram assim?
- Isso doutor, é coisa de criança!
E nessa hora o policial já emendou a outra ponta da algema no Oswaldo:
- Então você tá detido também.
Aí foi minha vez de intervir:
- Mas meu Deus, o que foi que ele fez?
- Bullying! Te chamando de quatro-olhos por vários anos durante a escola.
Oswaldo então se desesperou:
- Que isso seu policial! A gente é amigo de infância! Tem amigo que eu não perdi o contato até hoje. Vim aqui comprar umas carnes prum churrasco com outro camarada que pode confirmar tudo!
E nessa hora eu vi o Jairzinho Pé-de-pato chegando perto da gente com 2 quilos de alcatra na mão. Eu já vendo o circo armado nem mencionei o Pé-de-pato pra não piorar as coisas, mas ele sem entender nada ao ver o Oswaldo algemado já chegou falando:
- Que porra é essa negão, que que tu aprontou aí?
E aí não teve jeito, foram os três parar na delegacia e hoje estamos respondendo processo por homofobia, bullying e racismo.
* Moral da história: Nos dias de hoje é um perigo encontrar velhos amigos!"
Declarações da Semana
Sobre a necessidade de sucesso:
“O mundo está preso em um sistema de valores que coloca o êxito acima de todas as virtudes. Ele é uma fonte de virtudes. Em troca, condena o fracasso. Perder é o único pecado para o qual, no mundo de hoje, não há redenção. Estamos condenados a ganhar ou ganhar. Os dois homens mais justos da história da humanidade, Sócrates e Jesus, morreram condenados pela Justiça. Os mais justos foram condenados pela Justiça. E nos deixaram coisas muito importantes como amor e coragem”.
(Eduardo Galeano)
Sobre o pedido de impeachment de Gilmar Mendes do STF:
"Quem 'acertou' foi a mídia corporativa, todos os jornalões – Globo, Folha, Estadão – e mais a Veja, o “jornalismo independente” de Ali Kamel na Globo, que não deram uma linha sequer sobre o pedido de impeachment. Durante 13 dias mantiveram seus leitores e telespectadores sem saber de nada. Todos eles sabem que para que certas coisas aconteçam é preciso que haja silêncio. Fizeram a parte deles. Sarney a sua. Nós temos que fazer a nossa exigindo que Gilmar Mendes seja chamado às falas e se explique, como já fez com o presidente da República por causa de uma gravação, que tal como Conceição, ninguém sabe, ninguém viu."
(Antonio Mello sobre o arquivamento pelo Senado do pedido de impeachment de Gilmar Mendes do STF)
Sobre Internet e Política:
"A mídia digital (Internet) está tomando conta. As pessoas estão impondo outro modo de governança. Há uma politização dos indivíduos na rede nunca vista no mundo e que está acima dos partidos e dos governos. E, se os partidos ou governos não se antenarem serão levados de roldão. Quando eles menos esperarem terá uma multidão na porta pedindo mudanças e eles, se não acompanham os debates na internet, não saberão nem que mudanças que as pessoas querem."
(José de Abreu)
Sobre justificativas de aprovação do Novo Código Florestal:
"Ontem, logo após a votação do Código Florestal, a deputada Manuela D`Ávila (PCdoB-RS), pelo twitter, tentou justificar para mim o texto aprovado, dizendo que as reivindicações do PV tinham sido incluídas. Isso posterior à sua exclamação, direcionada a mim: “Quanta desinformação!” Pois bem, fui conferir e o PV inteiro votou “NÃO”. Ainda segundo a deputada Manuela D’Ávila bastaria ler o texto na íntegra para entender a expressiva votação a favor. Eis que tive outra idéia, bem mais célere: fui ao twitter do deputado Ronaldo Caiado; constatei um clima que era pura comemoração. Coisas do tipo: @vgvictoria kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk arrasou @deputadocaiado. Se o deputado Ronaldo Caiado (ruralista) explodiu em alegria tornou-se desnecessária a leitura integral do texto sugerida pela Manuela para saber qual texto foi aprovado."
(Gerson Carneiro sobre a tentativa de explicação da deputada para aprovação do Novo Código Florestal)
Sobre a prisão de Pimenta Neves e a justiça brasileira:
"O caso Pimenta serve para agigantar o que todos nós já sabíamos - e muitas vezes porque fomos lesados quando, na verdade, deveríamos ter sido protegidos: a ineficiência da justiça brasileira não se limita à falta de preparo dos funcionários, à falta de magistrados, à falta de revisão nas leis e no judiciário ou à falta de recursos para agilizar a máquina. A ineficiência está na alma do povo brasileiro, que se acostumou a aceitar e não se indignar diante de casos como esse."
(Fernanda Dannemann sobre a tardia prisão de Pimenta Neves)
Sobre o "Kit anti-homofobia":
“O governo defende a educação e também a luta contra práticas homofóbicas. No entanto, não vai ser permitido a nenhum órgão do governo fazer propaganda de opções sexuais. Nós não podemos interferir na vida privada das pessoas. Agora, o governo pode sim fazer uma educação de que é necessário respeitar a diferença, que você não pode exercer práticas violentas contra aqueles que são diferentes de você."
(Presidenta Dilma Roussef sobre sua desaprovação do"kit anti-homofobia" que estava em elaboração pelo Ministério da Educação para ser distribuído como material didático às escolas e que deverá ser refeito)
Sobre a hegemonia americana e inglesa:
“Países como a China, o Brasil e a Índia estão crescendo, criando mercados e oportunidades para nossos povos. Tais nações crescem porque estão baseadas nos valores que os EUA e o Reino Unido defendem. Há quem acredite que tal crescimento virá junto com a decadência inevitável da influência de nossos países no mundo. Há quem diga que essas nações são o futuro e nós o passado, mas isso está errado. O tempo para nossa liderança é agora.”
(Barack Obama Bin Landen em discurso na Inglaterra)
26 de maio de 2011
Profissionais odiados?
Para quem está na dúvida...
“Ele pegou a ordem judicial da minha mão, rasgou, pegou o revólver, pôs na minha cabeça e disse ‘eu vou contar até dez, se você ainda estiver [aqui], eu vou descarregar o revólver todinho na sua cabeça’”, relata a oficial de Justiça Monica Reis Valverde. Há 30 anos, ela tem uma rotina de ameaças e agressões, que, em menor ou maior grau, também é a de outros profissionais que lidam com o público em situações delicadas, como atendentes de call center e guardas de trânsito.
Para a oficial Monica, de São Bernardo do Campo (SP), poucos entendem sua função, para a qual, segundo ela, não há treinamento. “A profissão é conhecida para o público em geral como entregador de cartas, um carteiro. Na realidade, [o oficial] é uma autoridade para cumprir ordens do juiz, como apreender uma criança, apreender um veículo, fazer um despejo, decretar uma falência, etc”. No dia em foi ameaçada, ela saiu do lugar onde estava o homem armado, mas avisou a polícia e ele foi preso logo em flagrante depois. “Ser oficial é pra quem realmente não tenha receio, não tenha medo e esteja disposto a enfrentar, porque a barra é pesada”, diz.
Vejam o restante aqui: G1.
Um Festival Inusitado em São Paulo: PopPorn
Começa hoje e vai até domingo. O ênfase é na exibição de filmes, tanto antigos como novos, mas haverá também palestras, debates, exposições, festas, etc.
(...) "É um evento multidisciplinar idealizado por diversos profissionais de distintas áreas das artes, cultura e comunicação. O evento – que ocupará várias partes da cidade de São Paulo – surge em um momento crucial para trazer à tona o debate sobre temas tão comuns, que afetam a todos, mas que são tão manipulados, demonizados e mitificados diariamente que aprendemos a escondê-los debaixo do tapete: sexo, sexualidade, pornografia.
Nosso objetivo principal não é fornecer argumentos fáceis ou definir gêneros, fetiches, ideologias sexuais. Queremos saber por que a pornografia tem uma fama tão ruim. Será que a pornografia pode ser evitada em um mundo cada vez mais sexual? O que é pornografia, para começar a discussão? Como entender o tema? Ainda que as perguntas possam parecer simples e diretas, elas suscitam respostas diversas, opiniões ecléticas, sendo quase impossível chegar a um consenso."(...)
Embora possa parecer estranho e, para muitas pessoas, extremamente desconfortável, é bom refletir porque o sexo anda tão presente, por exemplo, nas milionárias novelas das 9 e em outros seriados e filmes das TVs abertas e por assinatura. Com certeza nos debates desse festival isso será citado.
Na parte hardcore (se é que podemos chamar assim) clássicos como "The Devil in Miss Jones" (1973) e novidades como "Dirty Diaries" (2009) - uma coletânea com treze filmes curtos, todos dirigidos por mulheres cineastas da Suécia - e "Malice in Lalaland" (Bélgica, 2010).
Mais informações em Folha.com
Musa da Semana: Fernanda Vasconcelos
Fernanda Vasconcelos é uma das melhores revelações da dramartugia entre as que surgiram na TV nos últimos cinco anos.
Ela participou de um filme chamado "Por Trás do Céu", mas confesso que não vi nem tenho maiores informações sobre essa produção que teria sido realizada em 2009.
Além de excelente atriz tem uma beleza que é unanimidade. E parece ser super simpática.
Muitas qualidades, né não?
É por isso que ela é a nossa homenageada desta vez na série "Musa da Semana".
É paulista e tem 26 anos.
Vale a pena ser fã incondicional...
25 de maio de 2011
The Book Is On The Table: "Um Dia"
24 de maio de 2011
Câmara dos Deputados cumpre o seu papel
Novo Código Florestal: Dilma recebe ex-ministros
A principal informação é a seguinte: Dilma pode vetar na íntegra o projeto!
Vejam os detalhes.
Fontes: Blog do Planalto e G1.
"A presidenta Dilma Rousseff recebeu, na manhã esta terça-feira (24/5), no Palácio do Planalto, oito ex-ministros do Meio Ambiente para uma reunião sobre a proposta do Novo Código Florestal, em tramitação na Câmara dos Deputados. No encontro, o grupo entregou à presidenta carta aberta sobre o Novo Código Florestal, mesmo documento apresentado ontem (23/5) ao Congresso Nacional.
A audiência durou cera de uma hora. Neste encontro, a presidenta Dilma estava acompanhada pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Estiveram no Palácio do Planalto os ex-ministros Carlos Minc, Marina Silva, José Carlos Carvalho, Sarney Filho, Henrique Brandão Cavalcanti, Rubens Ricupero, Fernando Coutinho Jorge e Paulo Nogueira Neto."
____________________________________________________
A ex-ministra Marina Silva também afirmou que Dilma se comprometeu a vetar o projeto se o texto do novo código representar um retrocesso em relação à proteção do meio-ambiente. “Ela disse que qualquer coisa que significar a desconstrução do acordo assumido na campanha, ela vai vetar”, afirmou.
Segundo Marina Silva, Dilma disse que o aumento de mais 400% no desmatamento em março e abril deste ano é decorrência da expectativa de aprovação de pontos da proposta de reforma da legislação ambiental que permitem anistia a desmatadores e ocupação de áreas de preservação permanente.
"A presidente Dilma manifestou sua preocupação com o aumento do desmatamento em 450% só com a expectativa de aprovação da lei", afirmou a ex-ministra.
"Dilma manifestou que tem a sensação que esse aumento do desmatamento no Mato Grosso e em outras áreas tem, realmente, a ver com a expectativa que se criou de que se pode fazer qualquer coisa nas APPs e que os desmatamentos poderão ficar impunes", complementou Carlos Minc."
Será que é verdade? Suíça, FIFA e CBF (segundo a BBC)
Seu sucesso vai ser essencial para a imagem do país e para o sucesso do que vem a seguir: as Olimpíadas do Rio em 2016.
Entre tantas coisas que merecem atenção está a notícia abaixo.
Não vi isso divulgado em lugar nenhum aqui no Brasil, a não ser no Blog do Juca Kfouri, que reproduzimos a seguir (foi numa intervenção hoje na radio CBN, mas eu tinha ouvido ele falar nisso ontem a noite na ESPN Brasil).
Preocupante...
A BBC acusa a Fifa, Ricardo Teixeira e João Havelange
"O programa de TV “Panorama”, da BBC de Londres, afirmou ontem à noite que a Fifa está impedindo a divulgação de um documento que revela a identidade de dois dirigentes da Fifa que foram forçados a devolver dinheiro de propinas em um acordo para encerrar uma investigação criminal na Suíça no ano passado.
Um desses dirigentes é Ricardo Teixeira, do Comitê Executivo da Fifa, presidente da CBF e do Comitê Organizador da Copa do Mundo no Brasil.
O acordo encerrou uma investigação sobre propinas na casa dos 100 milhões de dólares pagas a altos dirigentes da Fifa na década de 1990 por uma empresa de marketing esportivo, a falida ISL.
Além de Ricardo Teixeira, a investigação do Panorama cita o ex-presidente da Fifa João Havelange.
Só Teixeira, segundo o programa da BBC, recebeu 9 milhões e meio de dólares.
Tanto ele quanto Havelange se recusaram a responder as perguntas do programa.
Como Teixeira viaja hoje para Suíça é possível que lá ele se manifeste depois de conversar com Joseph Blatter, que tenta evitar a divulgação dos detalhes do caso, como já determinou um juiz da cidade suíça de Zug, para não ver atrapalhado o seu plano de reeleição na presidência da Fifa na semana que vem."
Juca Kfouri para o Jornal da CBN desta terça-feira, 24 de maio de 2011.Atualização 13:30h: Ouçam aqui na Radio Estadão ESPN maiores detalhes.
O Facebook e o ilustre aniversariante do dia: Bob Dylan
Mesmo porque nosso blog é multidisciplinar. Mas nem sempre consigo.
Ainda bem que o Luiz Felipe Muniz faz suas intervenções com assuntos como o do 'urso, as flores e o sumiço do gelo' (abaixo).
Bem, o título do post se refere ao ilustre aniversariante do dia.
Não foi o Facebook que me avisou.
Como sabem essas redes sociais nos avisam sobre os aniversários dos amigos.
Infelizmente nem todos os meus amigos fazem parte do Facebook.
Não que eu seja um usuário muito animado. Pouco atualizo "meus pensamentos", links, fotos. Nem participo dos joguinhos e desafios. Nada contra. É que não tenho tempo mesmo.
Mas que é uma boa agenda para lembrar aniversários, isso é.
Bob Dylan não é meu amigo no Facebook, mas não precisa.
Ele não precisa de mais nada.
Só ser reverenciado, sobretudo hoje, 24 de maio, dia em que está completando 70 anos.
"Septuagenário", é isso?
Sobre a obra de Dylan, o cantor Zé Ramalho (um dos intérpretes do compositor, cantor e poeta no Brasil) disse: "Ele é diferente por causa da sua visão como artista da sua época e contemporâneo até hoje. Ele consegue ter a originalidade dos gênios e, ao mesmo tempo, os sentimentos dos que sentem os desesperos e angústias do mundo. E ele transporta isso para sua música e poesia. É um artista diferenciado por causa da extensão e profundidade da sua obra. Até hoje, ele permanece como artista único na sua veia de compositor e no seu estilo de cantar/falar suas letras longas e delirantes".
Zé Ramalho era chamado de "Bob Dylan do sertão", por causa do seu estilo de profeta, profundamente influenciado pelo americano.
No início de sua carreia (a quase 50 anos) Bob Dylan se inspirou no menestreis de linhagem folk, com suas canções de protesto político e crítica social. Depois eletrificou seu som e se tornou um cantor de rock diferenciado. Teve fases românticas, religiosas, existenciais e de puro ativismo político.
É uma exceção no mundo musical. Todos que conhecem sua obra o consideram gênio. Mesmo nos meio intelectuais, literatos respeitam suas criações como sendo algo que vai muito além da música.
Mas tem um problema nessa história. Não estou gostando nada de ver meus ídolos da juventude se aproximando do que antigamente chamávamos de "velhice". É que é um sinal de que eu também estou indo prá lá! Bem se chegar aos 70 e ir além com qualidade de vida já tá muito bom. Sinal que não seguimos aquela "máxima" dos anos 70: "viva intensamente, morra jovem". Bob Dylan, Mick Jagger, Paul McCartney e tantos outros estão indo muito bem e eu pretendo seguir a mesma linha... Todos nós, né?
Feliz aniversário, Bob!
Atenção jovens: essa não é música do Guns N' Roses que o Bob Dylan está cantando. É o contrário: a canção do Dylan é que foi gravada décadas depois pela banda de Axl Rose.
Bob Dylan performing "Knockin' On Heaven's Door"
Guns N' Roses - Knocking on heaven's door
23 de maio de 2011
No improvavel ate Urso Polar se encontra perdido!
Nao serao somente tornados mortais que nos desafiarao, mas muito mais do que os sentidos e as formas adaptativas inovadoras...em nosso tempo ate urso polar anda perdendo o rumo...as mudancas climaticas estao impondo velozmente muitas frentes de adaptacao, e penso que ainda veremos muito mais...
SAIBA MAIS
Uma lenda viva no Rio de Janeiro
Mais de 20 anos depois Paul McCartney retorna ao Rio e comprova que Beatles serão mesmo para sempre!
Das notícias ruins até Paris
22 de maio de 2011
John Coltrane: Um Amor Supremo
21 de maio de 2011
Sacanagem! O mundo não acabou!
Estava preocupado em não poder "beber umas" hoje à noite por conta do provável fim do mundo, segundo uma seita dessas aí.
Ia ser hoje, no início da noite. Até agora nada. De qualquer forma, como garantia, vamos sair mais cedo. Vai que o mundo acaba às 23:59h?!
Nesse caso já garantimos a noite de sábado.
É claro que, por conta desse fato, acabei me lembrando de uma música.
E ainda achei um video raro.
Foi no primeiro Rock in Rio. E eu estava lá!
É a hilária "Nostradamus" do Eduardo Dusek.
Boa noite de sábado e bom domingo.
Um pedido, um " impeachment", um "Supremo"...um novo Brasil!
A peti'cao eh longa, os argumentos sao agudos, claros, diretos... o pedido eh um brado de liberdade e justi'ca neste Brasil desperto.
N'ao perca a oportunidade de conhecer o que fez este ilustre brasileiro, cidad~ao por excelencia, ao arguir um Ministro do Supremo Tribunal Federal da Republica Brasileira, com fatos, com dados e com incomum e destemida argumentacao jur'idica.
Leia na integra aqui: AQUI
Veja tambem: CONVERSA AFIADA
Fim de Semana Esportivo
As belas canções pop dos anos 80 (1)
20 de maio de 2011
Meu pozts é inadequados?
Acho no mínimo perigoso isso, embora saibamos todos que a linguagem (oral e escrita) é dinâmica.
Mas, já que existem as regras, vamos obedecê-las ou modificá-las, mas não aceitar o erro como normal.
Eu, por exemplo, cometo muitas falhas. Não sou nenhum expert na língua portuguesa. Mas, se fico sabendo que vale tudo, aí mesmo que só vou piorar...
Vale-tudo só no MMA que, diga-se de passagem, tem suas regras também, apesar da aparente porradaria sem critérios.
Olhem só o texto engraçado do Carlos Eduardo Novaes, do JB, sobre o assunto:
Livros pra inguinorantes,
por Carlos Eduardo Novaes
A fessora se ex-plica dizendo que previlegiou a linguagem horal sobre a escrevida. Só qui no meu modexto entender a linguajem horal é para sair pela boca e não para ser botada no papel. A palavra impreça deve obedecer o que manda a Gramática. Ou então a nossa língua vai virar um vale-tudo sem normas nem regras e agente nem precisamos ir a escola para aprender Português.
A fessora dice também que escreveu desse jeito para subestituir a nossão de “certo e errado” pela de “adequado e inadequado”. Vai ver que quis livrar a cara do Lula que agora vive dando palestas e fala muita coisa inadequada. Só que a Gramatica eziste para encinar agente como falar e escrever corretamente no idioma portugues. A Gramática é uma espéce de Constituissão do edioma pátrio e para ela não existe essa coisa de adequado e inadequado. Ou você segue direitinho a Constituição ou você está fora da lei - como se diz? - magna.
Diante do pobrema um acessor do Minestério declarou que “o ministro Fernando Adade não faz análise dos livros didáticos”. E quem pediu a ele pra fazer? Ele é um homem muito ocupado, mas deve ter alguém que fassa por ele e esse alguém com certesa só conhece a linguajem horal. O asceçor afirmou ainda que o Minestério não é dono da Verdade e o ministro seria um tirano se disseçe o que está certo e o que está errado. Que arjumento absurdo! Ele não tem que dizer nada. Tem é que ficar caladinho por causa que quem dis o que está certo é a Gramática. Até segunda ordem a Gramática é que é a dona da verdade e o Minestério que é da Educassão deve ser o primeiro a respeitar."19 de maio de 2011
Melancolia, por Lars von Trier
Aliás, se você - caro(a) leitor(a) do blog - não viu, informe-se antes de pegar na locadora. Quando ele o realizou estava tentando se recuperar de dois anos de depressão. Exorcizou seus demônios ali.
Eu sempre encarei bem esse tipo de filme que desafia as emoções e o estômago do espectador, mas acho que estou ficando velho... rs.
Pois ele lançou ontem em Cannes o seu mais recente longa metragem chamado "Melancolia". Segundo o diretor trata-se de "um filme romântico com toques de humor". Eu não acredito nele não, mas acho que esse vai dar pra ver.
No universo particular desse respeitado (por muitos especialistas) cineasta as coisas se misturam além da conta e nesse filme parece não ser diferente. Melancolia é o nome de um planeta azul que está em rota de colisão com a Terra. Enquanto isso um belo casamento acontece. No mesmo momento crises familiares e existenciais se impõe: nada de finais felizes. É ficção científica, é drama, etc.
A bela Kirsten Dunst é uma das figuras centrais do filme e, para quem não se lembra, é a namoradinha do Homem-Aranha. E tem também a Charlotte Gainsbourg.
Parece que o filme é sobre o fim do mundo, o fim das relações, etc. Filme romântico com toques de humor? O título diz tudo... Mas pode ser uma "bela história sobre o fim do mundo". Com gosto amargo, é claro. Lars não ia perder a oportunidade...
O problema é que ele gosta de humor negro e se expressa em inglês que não é a lingua dele.
Mais recente declaração, feita hoje: "Me arrependo do que eu disse. Quer dizer, me arrependo de ter dito isso na conferência de imprensa. Eu poderia dizer isso para os meus amigos, porque eles me conhecem e sabem que eu não sou um nazista. A imprensa escandinava, que me conhece melhor também, nem tocou no assunto. Tem a ver com um tipo de humor, que não cabe para declarações públicas, mas tem a ver também com algumas palavras sendo colocadas fora de contexto. Mas eu realmente sinto muito pelo fato de ter ferido algumas pessoas. Definitivamente, não era minha intenção”.
Fácil, fácil. Para a sobremesa
Faz tempo que não fazemos isso. E olha que tínhamos um público fiel para esse tipo de post.
Pois então... Segue uma bem simples de um doce tradicional: pudim de pão (enriquecido com café e chocolate).
Quem dá a receita não é nenhum Claude Troisgros, nem Jamie Oliver, nem Nigella (que são ótimos) mas um desconhecido "culinarista" lá de Cuiabá.
Ok, é calórico. Mas para o fim de semana dá para encarar, né?
Além disso você ainda aproveita os pães que sobraram. Economia & meio-ambiente!
18 de maio de 2011
Festivais de Jazz e Blues em Junho: BMW e Rio das Ostras
Nem precisamos enumerar aqui os fatos, mas é certo que o Brasil é agora (e será durante muito tempo) o país da moda.
Isso é só uma introdução para afirmar que no mês que vem o nosso país será a "capital mundial" do Jazz & Blues por conta de dois festivais importantes: BMW Jazz Festival e Rio das Ostras Jazz e Blues Festival.
Dois eventos de peso no cenário internacional e que apontam uma tendência de ficarmos definitivamente no circuito principal da música no mundo.
Pela primeira vez acontece aqui o festival promovido pela BMW (a empresa alemão de automóveis de luxo).
A edição principal vai ser em São Paulo nos dia 10, 11 e 12 de junho.
Vai ter uma versão carioca, reduzida mas ainda de altíssimo nível, nos dias 13 (uma segunda-feira) e 14.
No Rio vai ser no Teatro Oi Casa Grande (Leblon) com ingressos a R$ 100,00 (inteira) e R$ 50,00 (meia).
Dia 13: Joshua Redman Trio e Wayne Shorter Quartet
Dia 14: Sharon Jones & The Dap-Kings e Marcus Miller - Tutu Revisited
Sei que nem todos que frequentam o blog são iniciados nos meandros jazzísticos, mas se quiserem saber mais detalhes desses artistas confiram aqui: BMW Festival.
Como o nome diz, acontece na agradável cidade litorânea do estado do Rio de Janeiro.
Começa no dia 22 de junho (quarta-feira) e vai até o dia 26 (domingo), no feriado de Corpus Christi.
É um festival do tipo "imersão total" com shows em quatro locais diferentes e ao longo de todo o dia: 11:30h no anfiteatro do centro, 14:15h no anfiteatro da Lagoa de Iriry, 17:15h no palco armado da Praia da Tartaruga e 20:00h no palco principal em Costazul.
Detalhe importante: tudo isso de graça!
Tenho acompanhado todas as edições do Festival e não me decepcionei com nenhuma.
Os shows durante o dia são legais pela proximidade dos artistas com a plateia.
Os da noite são fantásticos pela superpodução tanto do palco, como do local, que oferece bares, restaurantes, lojas, etc. É possível, por exemplo, assistir aos shows tomando um bom vinho nos restaurantes armados com vista para o palco. Legal né? Nesse caso só tem que chegar cedo...
O fato de não serem cobradas as entradas pode assustar alguns no que se refere à possibilidade de tumultos. Isso nunca aconteceu. Pelos próprios estilos musicais o público atraído é bem tranquilo.
Sobre as atrações já comentamos aqui no blog pelo menos uma: o grupo Yellowjackets. Confiram aqui.
Com relação às demais, tinha pensado em fazer um post para cada uma delas, mas fica mais fácil vocês conferirem no próprio site oficial do festival: Rio das Ostra Jazz e Blues.
Em outros anos eu até fazia um roteiro básico de "imperdíveis" para os amigos. Esse ano nem vou arriscar. Todos são bons e vai depender da disponibilidade de quem puder estar presente.
Só recomendo que não deixem de ir pelo menos uma vez a cada um dos locais sobretudo os vespertinos, já que a noite é obrigatório.
Com um pouco de sorte e se o tempo ajudar pode-se ver, por exemplo, o por do sol na Praia da Tartaruga ao som de uma atração internacional de Jazz ou Blues.
Praia, entardecer, música ao vivo... quer melhor? Em tempo: não esqueçam da voz sensual de Jane Monheit!
COSTAZUL 20h: Orquestra Kuarup; Orleans Street Jazz Band; Igor Prado Blues Band
DIA 23 de junho Quinta
PCA SÃO PEDRO 11h30: Maracá
IRIRY 14h15: Nuno Mindelis
TARTARUGA 17h15: Jose James
COSTAZUL 20h: Ricardo Silveira; The Saskia Laroo Band; Azymuth e Léo Gandelman; Bryan Lee
DIA 24 de junho Sexta
PCA SÃO PEDRO 11h30: Blues Groovers & Cristiano Crochemore
IRIRY 14h15: Tommy Castro Band
TARTARUGA 17h15: Nicholas Payton Sexxxtet COSTAZUL 20h: Jose James; Jane Monheit; Yellowjackets; Nuno Mindelis
DIA 25 de junho Sábado
PCA SÃO PEDRO 11h30: Rodrigo Nézio & Duocondé
IRIRY 14h15: The Saskia Laroo Band TARTARUGA 17h15:Yellowjackets
COSTAZUL 20h: Roberto Fonseca Live in Marciac; Nicholas Payton Sexxxtet; Medeski, Martin & Wood c/ Bill Evans; Tommy Castro Band
DIA 26 de junho Domingo
PCA SÃO PEDRO 11h30: Thiago Ferté Quarteto
IRIRY 14h15: Bryan Lee
TARTARUGA 17h15: Medeski, Martin & Wood c/ Bill Evans