Sustentabilidade Planetária, Politica, Educação, Musica, Cultura, Arte e Etica.
31 de dezembro de 2009
Feliz Ano Novo
O fim e o recomeço
30 de dezembro de 2009
Réveillon
Humor: Férias na Serra ou na Praia?
Política em 2010: Eleições
Lula busca uma eleição plebiscitária de seu governo, independente de sua candidata Dilma ter ou não um mínimo de carisma. Na verdade, para além desse "plebiscito" será medido a sua capacidade de transferir votos. Se positivo, ele elege até poste (como estão dizendo por aí).
Já a oposição, envolta com seus próprios problemas de indefinições, terá de se desdobrar para conseguir ao longo da campanha manter a dianteira que Serra apresenta neste momento.
A possível candidatura Marina Silva, apresentada como fato novo, talvez acrescente um tempero a mais na disputa, mas vai depender do fôlego que o PV mostrar no decorrer do processo eleitoral.
Acompanharemos aqui no Blog.
29 de dezembro de 2009
Cinema em 2010
1º de janeiro
'Lula, o filho do Brasil', de Fabio Barreto
O diretor de "O quatrilho" conta a história da infância e da juventude do presidente Lula, em uma produção com orçamento de cerca de R$ 12 milhões. Glória Pires está no elenco, no papel da mãe do protagonista.
8 de janeiro
'Sherlock Holmes', de Guy Ritchie
Robert Downey Jr. encarna o famoso detetive numa adaptação moderninha da obra de Conan Doyle. Jude Law e Rachel Adams também integram o elenco.
15 de janeiro
'Onde vivem os monstros', de Spike Jonze
O cineasta indicado ao Oscar por "Quero ser John Malkovich" faz uma ousada adaptação do clássico da literatura infantil de Maurice Sendak, que encanta gerações de crianças há cerca de quatro décadas.
22 de janeiro
'Amor sem escalas', de Jason Reitman
Estrelada por George Clooney, a comédia já inicia o ano como uma das mais esperadas, já que é líder em indicações ao Globo de Ouro, participando da disputa em seis categorias. O diretor é o mesmo de "Juno", de 2007.
'Nine', de Rob Marshall
O musical, que concorre ao Globo de Ouro em cinco categorias, reúne um elenco de beldades, com Nicole Kidman, Penelope Cruz, Kate Hudson e Marion Cotillard, sob o comando do diretor do premiado "Chicago".
29 de janeiro
'Invictus', de Clint Eastwood
Morgan Freeman encarna o líder sul-africano Nelson Mandela nesse drama baseado em fatos reais. Matt Damon também está no elenco.
5 de fevereiro
'Um olhar do paraíso', de Peter Jackson
O cineasta da série "O senhor dos anéis" retorna às telas com uma fantasia sobre uma menina que tenta se comunicar com a família depois que é brutalmente assassinada. Com Mark Wahlberg, Rachel Weisz e Susan Sarandon.
12 de fevereiro
'O lobisomem', de Mark Romanek
O terror de época traz Benicio Del Toro como um homem que se transforma em monstro depois que é atacado por lobos. A superprodução traz efeitos especiais prometem impressionar e, de quebra, a atuação do veterano Anthony Hopkins.
19 de fevereiro
'Um homem sério', de Joel e Ethan Coen
Vencedores do Oscar por "Onde os fracos não têm vez", os irmãos Coen retornam com essa comédia de humor negro ambientada nos anos 1960.
5 de março
'Ilha do medo', de Martin Scorsese
Depois do premiado "Os infiltrados", Leonardo DiCaprio volta a trabalhar com o diretor veterano nesse filme policial. Mark Ruffalo e Ben Kingsley também integram o elenco.
2 de abril
'Alice no país das maravilhas', de Tim Burton
Com projeção em 3D, a superprodução faz uma adaptação pop do clássico de Lewis Carroll, misturando atores com animação. Com Johnny Depp e Anne Hathaway.
30 de abril
'Homem de Ferro 2', de Jon Favreau
Robert Downey Jr. interpreta novamente o herói Tony Stark nessa sequência da aventura, que traz como novidade Scarlet Johansson no papel da Viúva Negra.
14 de maio
'Robin Hood', de Ridley Scott
Russell Crowe volta a trabalhar em parceria com o diretor de "O gladiador" nessa refilmagem. Cate Blanchett também está no elenco.
28 de maio
'Sex and the city 2', de Michael Patrick King
A versão cinematográfica da série ganha uma continuação. A trama, com Sarah Jessica Parker e companhia, ainda é guardada em segredo.
18 de junho
'Bruna Surfistinha - O doce veneno do escorpião', de Marcus Baldini
Deborah Secco protagoniza a história da menina de classe média que virou garota de programa, transformada em livro de sucesso.
25 de junho
'Toy Story 3', de Lee Unkrich
O estúdio Pixar retorna às suas origens ao dar sequência à série que revolucionou a história da animação e dá um passo à frente ao investir na projeção 3D.
30 de junho
'Eclipse', David Slade
Na terceira parte da saga "Crepúsculo", lobisomens e vampiros devem trabalhar juntos para expulsar um grupo de vampiros maus das redondezas. Robert Pattinson e Kirsten Stewart repetem seus papéis no romance.
9 de julho
'Shrek para sempre', de Mike Mitchell
O ogro mais famoso do cinema ganha um quarto longa-metragem, em que Shrek se vê nostálgico, com saudades dos tempos em que tinha uma vida mais simples.
13 de agosto
'Tropa de elite 2', de José Padilha
O fenômeno do cinema nacional ganha continuação, com Wagner Moura de volta ao papel de Capitão Nascimento. A trama começa 15 anos depois do final do primeiro filme e mostra o crescimento do Batalhão de Operações Policiais Especiais do Rio (Bope) e a formação das milícias na cidade.
20 de agosto
'Os mercenários', de Sylvester Stallone
Com cenas rodadas em diversas partes do Rio, o longa-metragem de ação traz Stallone como protagonista e a atriz Giselle Itié no elenco.
20 de novembro
Reality Shows
Ano Novo, 2010, Férias... ou "Afinal, o que importa"?
Por outro lado, muitas obrigações a serem resolvidas até o fim do ano ou, no máximo, início de Janeiro. Enfim um caldeirão... Aí não sobra muito tempo para colocar uns posts legais aqui no Blog.
Aliás, não há muito ânimo neste momento para falar de política, economia e outros assuntos mais "sérios".
Agora é o compasso de espera para 2010, que só começa mesmo depois do Carnaval... É o Brasil.
Por outro lado, lazer, cultura, arte, descanso, serão assuntos "não sérios"? Talvez esses é que merecessem ter uma importância maior.
Bem, não vamos polemizar, mas lembrei-me agora daquela cronica da Martha Medeiros que montou uma estratégia mental para "desencanar": daqui a 40 anos, no máximo, não estarei mais por aqui, então... vamos aliviar as pressões e tentar aproveitar da melhor maneira possível cada momento (preferencialmente com assuntos "não sérios...).
27 de dezembro de 2009
Still The Same
O tempo passa...
Verão, Praia e... Filtro Solar
Fiz a seleção de alguns trechos. A matéria na íntegra pode ser lida no excelente Blog Vi O Mundo, do Luiz Carlos Azenha.
Bronzeado Saudável? Existe. Aprenda.
Dra. Soraia Lozano: "Independentemente de idade, sexo e etnia, todos nós precisamos nos proteger do excesso dos raios solares"
por Conceição Lemes
No Brasil, faz sol quase o ano inteiro. Mas, só nesta época, quando ele começa a brilhar mais forte, a maioria se lembra de protetor solar & CIA. Inclusive a mídia e os profissionais de saúde.
Em 11 de novembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o uso de câmaras de bronzeamento artificial em todo o país.
Em 1º de dezembro, teste realizado pela Pro Teste, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, e divulgado pelos jornais O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde indicou que apenas dois protetores solares funcionam.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo (SBD-SP) seria a fonte do estudo, segundo o que foi publicado. Mas não é verdade: “A SBD-SP desconhece os métodos e critérios utilizados. Por isso não valida os resultados do estudo”.
“Utilizem o protetor que estão habituados e confiam”, recomenda a dermatologista Soraia Aracele Lozano, médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). “Em caso de dúvida, procurem o médico do posto de saúde, convênio ou particular e peça orientação.”
O segredo? Simples. A exposição saudável ao sol. Como? A doutora Soraia Lozano ensina.
Viomundo – Quem precisa se proteger dos raios solares?
Soraia Aracele Lozano – Todos nós, independentemente de idade, sexo, etnia.
Viomundo – Inclusive os afrodescendentes, certo?
Soraia Lozano – Com certeza. Muita gente acredita que os afrodescendentes podem tomar sol à vontade, pois não teriam risco de câncer de pele. É uma ideia falsa. Os afrodescendentes têm, isto é verdade, menos risco devido à farta produção de melanina. É o pigmento fabricado pelos melanócitos [ células da pele] e que dá cor à pele e atua como filtro solar, prevenindo os danos causados pela radiação solar.
Viomundo – Quem é mais suscetível ao câncer de pele?
Soraia Lozano – Seguramente as pessoas de pele e olhos claros, com cabelos loiros ou ruivos, são mais suscetíveis; têm menor produção de melanina.
Viomundo – Na prática, o que significa exposição saudável?
Soraia Lozano – Evite a exposição direta e prolongada ao sol entre 10h e 16h, quando os raios solares são mais intensos. É por volta de meio dia (13h, no horário de verão) que a radiação atinge seu pico. Use protetor solar na praia, na piscina, assim como ao praticar esporte ou trabalhar sob o sol. Procure lugares com sombra, sempre que possível. Ela protege você dos raios diretos do sol.
Viomundo – Tendas e guarda-sóis funcionam?
Soraia Lozano – As de nylon deixam passar 95% da radiação solar. Logo, não protegem quase nada. Já os feitos de algodão ou lona são mais efetivos: retêm 50% da radiação ultravioleta. Portanto ajudam, mas não dispensam as demais medidas preventivas, inclusive o uso de protetor solar. A luz solar, ao “bater” na areia, calçada, piso, água, reflete em você, provocando danos à sua pele.
Viomundo – Quanto às roupas, o que recomenda?
Soraia Lozano – Vista roupas claras e leves. As cores claras refletem a luz solar, diminuindo a absorção dela pela sua pele. As feitas de algodão filtram melhor a radiação do que as de tecidos sintéticos. Nos dias com muito sol, proteja-se ainda com boné ou chapéu de abas largas, óculos escuros e camisa de manga longa.
Viomundo – Agora, o filtro solar. Fala-se em fator de proteção solar (FPS) cada vez maior. Qual é o indicado?
Soraia Lozano – Varia de acordo com o tipo de pele e o nível de exposição. Normalmente, o fator 15 é suficiente para a maioria das pessoas, pois se sabe que filtra 94% da radiação ultravioleta. Já pessoas de pele e pele e olhos claros, cabelos loiros ou ruivos,devem utilizar fatores mais elevados. O ideal é um fator de proteção de 20 a 60. Aplique o protetor 30 minutos antes da exposição ao sol em todas as áreas do corpo descobertas, incluindo rosto, orelhas, pescoço, colo, dorso das mãos e braços.
Viomundo – Tem gente que usa FPS 60, por exemplo, achando que pode ficar muito sol.
Soraia Lozano – É outra ideia falsa. Mesmo usando filtro solar com fator 60, não se deve permanecer longos períodos ao sol.
Viomundo – Quanto tempo dura a proteção do filtro solar?
Soraia Lozano -- O tempo é limitado. Há uma fórmula para calculá-lo, mas não é funcional. Na prática, reaplique a cada três ou quatro horas, durante a exposição solar. Também após entrar na água, praticar esportes ou suar muito. Já existem produtos “à prova de água”, que também devem ser reaplicados.
Viomundo -- Protetores solares com fator 30, 60 exigem reaplicação?
Soraia Lozano – Sim. Portanto, se usá-los, reaplique a cada três ou quatro horas. Igualmente após entrar na água, se exercitar ou transpirar muito.
Viomundo – Em dia de mormaço é preciso usar protetor solar?
Soraia Lozano – Sim. Embora a “ausência” de sol atenue a radiação ultravioleta, a neblina quente e úmida, resultante de forte calor, é suficiente para produzir queimaduras. Ou seja, o mormaço apenas mascara a falta de sol aparente. Portanto, para se proteger realmente, use, sim, protetor solar, mesmo que só tenha mormaço.
Viomundo – Quando usar filtro solar?
Soraia Lozano – Sempre que frequentar piscina, praia, rio ou cachoeira. Também se trabalhar ao ar livre – como carteiros, garis, salva-vidas e vendedores; sair para caminhar ou resolver assuntos em dias ensolarados. É importante levar consigo o filtro para reaplicação, se necessário.
Viomundo – O filtro solar previne todos os tipos de câncer de pele?
Soraia Lozano – Previne a imensa maioria. Vou explicar. A pele é dividida em camadas. O tipo de câncer depende da camada afetada. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, os mais frequentes são o carcinoma basocelular, responsável por 70% dos diagnósticos de câncer de pele, e o carcinoma epidermoide (ou espinocelular), com 25% dos casos. Felizmente, o filtro solar previne ambos...
Viomundo – E o melanoma?
Soraia Lozano – O melanoma, não. Ele corresponde a 4% dos casos de câncer de pele no Brasil. É o mais agressivo, com alto risco de se espalhar para outros órgãos, através dos gânglios linfáticos, provocar metástase e ser fatal. Quanto mais cedo forem o diagnóstico e o tratamento do câncer de pele, menor o risco de mutilações e maior a probabilidade de cura.
Viomundo – O melanoma é mais freqüente em quem?
Soraia Lozano – Nas pessoas de pele clara, mas podem se formar também em negros, mulatos, indígenas. Na maioria das vezes manifesta-se por lesão pigmentada que surge do nada ou da transformação de uma pinta que o indivíduo tem desde o nascimento. Atenção, portanto, às pintas, perebas, manchas. Mudou de cor, tamanho e sensibilidade, corra para remover.
Viomundo -- A exposição excessiva ao sol faz realmente mal em todas as idades?
Soraia Lozano – Seguramente , do bebê ao idoso. Embora os efeitos nocivos dos raios solares sobre a pele se manifestem principalmente a partir dos 40 anos, eles se acumulam ao longo da vida.
Viomundo – A partir de quantos meses, os bebês podem se expor diretamente ao sol?
Soraia Lozano – Só depois dos 6 meses. Antes, não devem – de modo algum! Seus melanócitos ainda não funcionam.
Viomundo – Doutora, a esta altura, há leitores – principalmente mulheres – murmurando: “Ah, mas eu adoro me bronzear. Bem queimada fico linda...
Soraia Lozano – Realmente, você fica mais bonita agora, mas, no futuro, a sua pele envelhecerá mais depressa, as rugas e as manchas serão mais precoces. Pense nisso.
26 de dezembro de 2009
Musa: Beyonce
24 de dezembro de 2009
Por uma mensagem original...
As tormentas no campo ambiental irão cada vez mais dar o tom da nova marcha e os desdobramentos da crise americana ditarão os rumos das guerras e dos avanços humanitários numa busca sempre frenética e impensável por uma paz quase impossível.
Os seres humanos dos trópicos estarão em evidência desmedida nos próximos anos, em particular os brasileiros...o novo Brasil tem nova cara e o mundo inteiro consegue ver isso, menos a turma do Serra e do PIG...
Eu continuarei confiante nas previsões de Darcy Ribeiro que apostou todas as fichas nesta nova gente mestiça que se formou no continente chamado Brasil...uma turma otimista e que olha pra frente como quem acredita numa nova era...faço parte dela sem os excessos otimistas, mas crente que algo maior pode ser construido por gente que pensa como nós, diante do enfrentamento inevitável do caótico estado das coisas da atualidade pós-moderna!
O Marcos Cardozo continua um guerreiro e vibrante parceiro deste blog e eu com muito orgulho deixo público, mais uma vez, o meu enorme agradecimento a este maestro das boas novas e boas canções do mundo...uma contribuição singular, cheia de argumentos e comentários fartos da sabedoria de quem sabe do que fala e fala porque gosta do que faz e oferece com enorme generosidade...um grande viva a você meu amigo!
Muitos fatos nos enchem de apreensão e muitos outros de enorme alegria...em tempos natalinos prefiro imaginar novos e radiantes tempos de evolução e aprimoramento mesmo diante de tão evidentes sinais de crise humanitária, social e ambiental...aposto em nossa enorme capacidade de adaptação e na sabedoria acumulada por inúmeros povos que mantiveram com a natureza uma relação sagrada e de reverência diante das evidências de nossa insignificante e magnífica presença em tudo isso que o Universo representa.
Aos amigos e amigas leitores(as) deste singelo blog um grande abraço neste Natal de 2009 e que todos tenhamos sabedoria no próximo ano para fazer frente aos desafios de um ano eleitoral e desafios do aguçamento da crise ambiental planetária.
Sucesso a todos nós e sensibilidade na difícil jornada!
Luiz Felipe Muniz de Souza
Um presente de Natal para Lula
23 de dezembro de 2009
Destaques da Década (1)
Boas Festas
Prezados amigos
Tenho um amigo muito bem-humorado que sempre costuma dizer quando inicia dezembro: "já começou a chatice... blá blá blá...". Ele se refere aos votos de boas festas (todos ficam 'bonzinhos') e às estratégias de marketing para a compra de presentes e bens de consumo (de forma exagerada), de que somos vítimas.
Ele está certo. Por outro lado, nesta vida acelerada, estes momentos são uma rara oportunidade no ano de questionamento sobre nossas ações com relação aos amigos, familiares, colegas de trabalho e - por último, mas não em último grau de importância - nós mesmos.
Confesso que fica claro para mim neste último mês do ano, que em 2009 não tive os contatos com diversos amigos e familiares como desejaria. Prisioneiro da "roda-viva", como diria Chico Buarque, "o tempo rodou num instante nas voltas do meu coração".
Além disso, podemos nos perguntar: reservamos tempo para nós mesmos? Não apenas em um mergulho em si para acalmar mente e corpo, mas também para desfrutar momentos de paz interior, construída em contatos com a natureza, na leitura de um bom livro, nas audições de boas músicas, em uma tranquila viagem para um lugar desconhecido , etc.
Bom, no meu caso acho que o mínimo que posso fazer é me permitir fazer planos para 2010. Nada demais, apenas o citado acima...
Como completei meio século em 2009, a verdade é que não me resta o mesmo tempo de quando eu tinha 25. Daí uma preocupação maior com esses itens.
Assim, para vocês, caros amigos, desejo a mesma coisa (mesmo para aqueles que tem bem menos que minha idade).
Na medida do possível, tentem cuidar do corpo, da mente, do espírito, dos amigos, dos parentes.
No fundo é isso que importa: saúde, bons relacionamentos e algum conforto material.
E ia me esquecendo: no Natal, lembrem-se do aniversariante.
Prometendo que não vou escrever um livro de auto-ajuda em 2010, nem fundar uma seita religiosa (embora isso possa gerar um bom faturamento), desejo de coração um Feliz Natal e um Feliz Ano Novo a todos vocês e a todos os seus.
Desculpem os poucos contatos em 2009. 2010 vai ser melhor (espero...).
Prometo também no ano que vem enviar uma mensagem de apenas um parágrafo. Sem muito 'blá, blá, blá'!!! Afinal vocês não tem muito tempo livre para ficar lendo essas mensagens longas... Rsrs.
Abraços fraternos do 'amigo de sempre',
Marcos Cardozo de Oliveira
by Metamúsica
Adicionado novo link nos 'recomendados' do Blog: "Sociedade Blog"
Colocamos em nossos recomedados, na margem esquerda inferior do Blog.
Para o Natal: uma caipirinha especial
22 de dezembro de 2009
Natal (3)
21 de dezembro de 2009
Natal (2)
Novo Concurso Para Petrobras
Interessados, confiram no seguinte link:
Concurso Petrobras
Foto do Dia: Protesto do Greenpeace
Natal (1)
Que tal começarmos a mentalizar palavras positivas, que tragam a todos nós algo de bom neste Natal e por todo o novo ano que se aproxima?
Então, leiam com calma as palavras que formam a Árvore de Natal logo abaixo. São os votos do nosso Blog para todos que diariamente ou eventualmente frequentam esse espaço. E para toda humanidade, que anda precisando muito disso tudo...
20 de dezembro de 2009
Verão
19 de dezembro de 2009
O Mito e a Lenda do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda
Musa
COP 15
18 de dezembro de 2009
Mais uma chance para a sua participação em Copenhague, veja abaixo:
Com menos de 24 horas para acabar, a Conferência de Copenhague está falhando.
Estamos nas horas finais das negociações e a coragem de cada um será colocada à prova, assumindo a liderança ou decepcionando todos nós. Vamos desafiar o Presidente Lula a assumir o papel de líder global.
Um movimento massivo vem se preparando para este momento. Agora é a hora do empurrão final - vamos erguer nossas vozes pedindo para o Presidente Lula defender um Acordo pra Valer em Copenhague. A petição será entregue para a delegação brasileira nestes momentos finais da Conferência de Copenhague. Assine abaixo e divulgue para todos os seus amigos:
Petição para o Presidente Lula e os 110 Chefes de Estado negociando em Copenhague:
Apelamos para que Vossa Excelência demonstre coragem, levando todos os líderes globais a fazerem as concessões necessárias para cumprir com a sua responsabilidade histórica nesta crise. Os países ricos devem oferecer financiamento justo e todos os países devem estabelecer metas ambiciosas de corte de emissões. Não saia de Copenhague sem um acordo justo, ambicioso e vinculante que garanta a segurança do planeta frente ao aquecimento global catastrófico de 2 graus. "
ASSINE AQUI
17 de dezembro de 2009
Belas Canções de Fim de Ano (2)
Avatar e a Natureza
"Muito já se falou dos efeitos especiais de ponta, do orçamento multimilionário jamais antes visto na história do cinema e da suposta missão de "Avatar" em consolidar de uma vez por todas a tecnologia 3D nas salas de cinema de todo o mundo. A maioria dos textos nesse sentido, no entanto, têm deixado de lado o argumento do novo filme de James Cameron, o primeiro depois de 12 anos do "Titanic", que tem pré-estreia mundial na noite desta quinta-feira (17) e entra em circuito em centenas de salas do país no dia seguinte.
O longa-metragem (de cerca de 2 horas e 40 minutos de duração) conta a história de um ex-soldado que perdeu o movimento das pernas em combate e se alista para ocupar o lugar do irmão em um projeto de exploração de um planeta distante chamado Pandora. Em tempos de guerras no Iraque e no Afeganistão, o drama de Jake Sully (Sam Worhtington) está longe de ser ficção. Dê um giro pelas ruas dos Estados Unidos, hoje, e não será difícil encontrar jovens de 20 e poucos, 30 anos, com físico de atleta mas metidos para sempre em uma cadeira de rodas graças a algum acidente no Exército.
Apesar de fantástica, com suas montanhas que flutuam no ar e criaturas coloridas que lembram uma mistura dos dinossauros de "Jurassic Park" com panteras, macacos e rinocerontes da fauna contemporânea, Pandora é bem parecida com o nosso planeta Terra - em especial com as florestas tropicais da Amazônia. Temos pouco ou nada a ver, entretanto, com os Na'vi, os gigantes antropomórficos azuis que habitam Pandora e que respeitam toda forma de vida por acreditarem que tudo na natureza é parte de uma grande rede de troca de energias.
Pois o conflito do filme se dá justamente quando uma megacorporação formada por cientistas e militares resolve deslocar os nativos de seu habitat para extrair um raríssimo minério do solo, chamado de "unobtanium" - literalmente, algo impossível de se obter. Dentro da corporação há dois tipos de pensamento: o dos cientistas, donos de uma tecnologia capaz de projetar suas consciências para dentro de corpos clonados dos Na'vi (os tais avatares) para poder se misturar ao ambiente e entender seu funcionamento; e o dos investidores capitalistas e militares, dispostos a lançar mão de qualquer artifício (leia-se: armas e bombardeio pesado) para abrir caminho à extração do minério.
"Quando alguém se coloca entre você e aquilo que você deseja muito, este alguém passa a ser seu inimigo", ilustra um dos personagens, refletindo uma ideologia bastante parecida com a que move guerras contemporâneas no Oriente Médio. Troque "unobtanium" por petróleo e o discurso é mais ou menos o mesmo.
Não é preciso ir muito longe para imaginar qual lado é mais forte nessa balança. Em determinado ponto do filme, os humanos invadem a floresta dos Na'vi e promovem uma destruição quase total do lugar. São cenas que remetem não só às guerras mas ao desmatamento e às queimadas tão conhecidas por aqui.
É oportuno, portanto, que "Avatar" - como a animação "Wall-E", no ano passado - esteja sendo lançado em um momento em que o mundo inteiro discute mecanismos possíveis para frear o aquecimento global e a destruição do planeta. Por mais que a história de Cameron possa estar apoiada em diversos recursos narrativos que hoje já são entendidos como clichês - o "homem mau" contra a natureza, a dificuldade de entendimento entre povos ou espécies diferentes etc. -, seria de um cinismo atroz acreditar que, por trás de toda a virtualidade de Pandora, o filme não esteja tratando de perigos bem reais e imediatos.
Levando em conta todos os esforços investidos na produção e divulgação do longa, bem como a afinidade de seu diretor para com monstros de bilheteria ("Titanic" é até hoje o filme mais rentável da história), é possível arriscar que "Avatar" se torne um novo marco no cinema. Se para os adultos de hoje talvez tudo isso soe como pura "ecochatice", quem sabe nas crianças de amanhã suas sementes comecem a dar bons frutos."
16 de dezembro de 2009
Os mais ridículos usos do Photoshop em 2009
Madonna
Belas Canções de Fim de Ano (1)
Considerado por muitos como sendo um conjunto musical "brega", o ABBA talvez até seja isso mesmo, mas só que esse conceito - em minha opinião - muitas vezes esconde verdadeiras pérolas da criação musical popular.
Com uma musicalidade acima da média, a banda construiu a carreira em cima de hits inesquecíveis que farão sucesso por muito tempo.
Um bom exemplo é o recente musical "Mamma Mia", totalmente realizado com canções do ABBA.
A música em questão não poderia ter um título mais claro: "Happy New Year".
COP 15: Chegam os chefes de estado em meio à entraves, protestos e renúncia
Horário da notícia: 09:48
"A presidente da conferência das Nações Unidas para mudanças climáticas em Copenhague, Connie Hedegaard, renunciou ao cargo nesta quarta-feira (16). Hedegaard, que vinha sendo acusada por representantes de países em desenvolvimento de querer beneficiar os países ricos nas negociações, será substituída pelo primeiro-ministro da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen."
"Pouco após o início de uma passeata, na manhã desta quarta-feira, a polícia disse ter prendido cerca de cem pessoas, após supostas ameaças de ativistas de que o grupo furaria um bloqueio policial."
"Líderes de quase 120 países chegaram nesta quarta-feira a Copenhague, entre eles o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participa de encontros fechados."
"Metas de redução para países desenvolvidos. Até o momento, não existe consenso sobre um número ou mesmo em que forma essas metas seriam apresentadas - como extensão do Protocolo de Kyoto para os seus signatários (países ricos com exceção dos Estados Unidos) ou em um novo tratado incluindo os americanos.
"Financiamento. A proposta mais próxima de ser aceita é de um fundo de US$ 10 bilhões por ano, para os próximos três anos. Mas não está claro de onde sairiam estes recursos e quem faria as contribuições."
15 de dezembro de 2009
A história de uma obra de arte
14 de dezembro de 2009
Lugares: Praias na República Dominicana
Climate Action Network: Brasil lidera ranking de combate às mudanças do clima
O Brasil encabeça a lista de um ranking de combate à mudança climática publicado nesta segunda-feira por uma organização não-governamental europeia.
"Pela primeira vez desde que o indicador começou a ser medido pela ONG Germanwatch e a rede Climate Action Network (CAN), um país emergente ocupou a liderança no ranking, passando para trás países desenvolvidos como a Suécia, a Alemanha e a Noruega.
O Brasil obteve uma nota 68, o que o coloca no grupo dos países cujo desempenho nesse sentido é considerado “bom”.
No mesmo grupo ficaram a Suécia (67.4), Grã-Bretanha e Alemanha (65.3), França (63.5), Índia (63.1), Noruega (61.8) e México (61.2).
“É muito bom que países emergentes estejam ganhando posições neste ranknig”, avaliou o diretor europeu da rede CAN, Matthias Duwe.
“Estão mandando um sinal claro, durante as negociações de Copenhague, de que estão comprometidos em combater a mudança climática. Gostaria apenas que outros países europeus estivessem demonstrando o mesmo compromisso para com as mudanças positivas.”
As organizações elogiaram a melhora do marco legal de proteção ao clima no Brasil. Mas adotaram uma postura cautelosa em relação à desaceleração do ritmo de desmatamentos no país, que reduziu as emissões de carbono do país.
“Ainda não está claro se isto é resultado de uma menor demanda por óleo de palma e soja na atual crise econômica.”
O quinto índice de desempenho da mudança climática (CCPI, na sigla em inglês) avaliou as medidas que estão sendo tomadas em 57 países e as comparou:
Com o que está sendo feito em outros países
Com o que a organização considera ser necessário fazer para evitar um aumento de 2º C na temperatura do planeta
Como a ONG considera que “nenhum país está se esforçando o suficiente para prevenir uma perigosa mudança climática” – ou seja, ninguém está cumprindo o critério número dois –, nenhum desempenho foi considerado “muito bom”, o que deixou vazias as três primeiras posições do ranking.
O indicador é divulgado no mesmo dia em que as negociações sobre o clima na capital dinamarquesa esbarram em um impasse, com os países emergentes acusando os desenvolvidos de promover um acordo sem força para reduzir as emissões de gases que causam o efeito estufa, que causam o aquecimento global.
No rascunho de acordo apresentado na sexta-feira, as metas de cortes na emissão de carbono variam de 25% a 45% até 2020.
Para os divulgadores do CCPI, as metas apresentadas pelos países ricos são “insuficientes”."
Leiam mais aqui.
13 de dezembro de 2009
Aerosmith
Já no topo, caíram lá de cima, graças sobretudo ao consumo exagerado de substâncias não muito recomendadas pelas autoridades de saúde e autoridades policiais.
Perderam tudo. Ou quase tudo. Não morreram.
Ninguém achava que pudessem dar a volta por cima. Deram e retornaram com força renovada.
Um dos destaques dessa década que está terminando, o Aerosmith comprovou que sempre é possível um recomeço. Ouçam essa belíssima "I Don't Want To I Miss Thing" (que marcou a volta ao topo) para comprovar isso.
Musa dominical: Alinne Moraes
Está um domingo de verão (bem, pelo menos na região em que esse Blog é editado) e, para esquentar um pouco mais, algumas belas imagens da atriz Alinne Moraes.
12 de dezembro de 2009
COP 15 HOJE: "NÃO EXISTE UM PLANETA B"
Finalmente as redes de comunicação 'entraram no clima' e estão dando a devida importância ao evento de Copenhage (bem, não sei na China e nos EUA...).
De nossa parte, continuamos com esperança que seja efetivado um bom documento, de preferência com força de lei internacional. Afinal não existe um 'plano B' (nem um planeta B), só há uma alternativa: salvar o planeta!
Do lado de fora do Bella Center, manifestantes pedem uma ação rápida dos governos. Cerca de 100 mil pessoas de várias partes do mundo fazem uma manifestação para cobrar medidas mais rígidas.
11 de dezembro de 2009
Lula e o Palavrão
Pink Floyd
Vale a pena conhecer toda a discografia do Pink Floyd, um dos mais importantes grupos musicais da história devido à qualidade de suas composições.
É possível entender melhor as minhas palavras lendo a biografia da banda na Wikipedia.
Em tempo: apesar de "Wish You Are Here" poder ser lida como uma canção romântica, da saudade de alguém que não se pode estar ao lado, parece que a referência é na verdade ao criador do grupo, Syd Barret. Genial criador, Barret teve problemas psiquiátricos ainda nos anos 1960 devido ao uso abusivo de drogas. Ele participou apenas dos dois primeiros álbuns e teve de ser afastado. Mas deu toda a consistência filosófica do Floyd, que seria ampliada na década de 1970.
10 de dezembro de 2009
Wish You Were Here (Queria que você estivesse aqui)
Apenas mais uma das faces da Internet
A Falácia no Brasil contra as Estatais, conheça a verdadeira história da outrora poderosa Telebrás - deu no Conversa Afiada:
Basta! Está na hora do Brasil retomar o que entregou à Telefonica
No final da década de 1990, sob a influência de Margareth Thatcher, Ronald Reagan, e Wall Street, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso resolveu privatizar tudo que pudesse, e na sua lista o item mais importante eram as Telecomunicações. Por dar a máxima importância ao assunto, colocou seu melhor amigo e principal colaborador, Sergio Motta, no Ministério das Comunicações, com a principal missão de privatizar a Telebrás. A idéia corrente na época era de que o Estado não tinha condições de investir nem de ser um bom administrador de empresas. Este conceito se mostrou falso na última década.
Antes de prosseguirmos, é importante , muito importante, destruir um mito. O de que a antiga Telebrás e suas subsidiárias eram incompetentes, ineficientes, lentas, burocráticas, e incapazes de prestar os serviços de telecomunicações necessários exigidos por uma sociedade moderna. Mostrarei porque isto não é verdade.
A Telebrás tinha sede em Brasília, e atuava através de subsidiárias, uma em cada Estado brasileiro. Estas operadoras, todas, sem exceção, tinham lucros consideráveis todos os anos . Os balanços anuais da Telebrás e de suas subsidiárias estão nos arquivos dos jornais, da Anatel, do Ministério das Comunicações, e confirmam isso. Com estes lucros, a Telebrás e suas empresas poderiam facilmente investir, implantar novos sistemas e instalar milhões de telefones para os brasileiros. Os recursos, na época, eram da ordem de Bilhões de dólares, nada inferiores aos valores que as operadoras privadas “investem” atualmente (voltarei a este tema mais adiante)."
LEIA MAIS AQUI
9 de dezembro de 2009
A Ciência Médica de House
Eu não recomendaria a um leigo (e curioso), interessado por medicina, adquirir livros como “Semiologia Médica: As Bases do Diagnóstico Clínico” (Revinter Editora, 1245 páginas). Mas posso recomendar “A Ciência Médica de House” (Editora Best Seller, 285 páginas). De autoria de Andrew Holtz, jornalista da CNN especializado em medicina e mestre em Saúde Pública, trata-se de uma interessante obra que visa facilitar o entendimento dos detalhes médicos apresentados na ótima série de TV “House” (exibida no Brasil pelo Universal Channel e Record), que já se encontra na sexta temporada. Para quem conhece a curiosa série, algumas perguntas sempre estão presentes: Como House consegue chegar àquelas conclusões? Aqueles casos estranhos já aconteceram no mundo real e estão mapeados na literatura médica? Os tratamentos não ortodoxos prescritos são legais e efetivamente fariam o efeito desejado? Enfim, o que é verdade, o que é ficção? De leitura (relativamente) fácil, o livro é um ótimo complemento à série além de fornecer interessantes informações que podem até mesmo ser utilizados em nosso dia a dia no que se refere à saúde. Exemplo: como funcionam e que informações fornecem exames como Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Ultra-Sonografia, etc.
Bem, essa foi a nossa primeira dica. Aguardem outras. Em tempo: na verdade a segunda dica. A primeira foi o filme “Avatar” que estréia daqui a dez dias (18 de dezembro). Relembrando: “'Avatar', longa dirigido por James Cameron, busca despertar o sentimento de preservação do meio ambiente, segundo o próprio diretor. Filme se passa, em sua maior parte, num planeta chamado Pandora”. Oportunamente colocaremos um novo trailer aqui. Não percam!
Logo abaixo um vídeo contendo uma entrevista com Hugh Laurie (House), Lin-Manuel Miranda (Alvie), Andre Braugher (Dr. Nolan) e Katie Jacobs (Diretora e Produtora-Executiva) falando sobre a 6ª temporada de “House”.
“Uma das séries americanas mais assistidas e elogiadas atualmente no mundo, House, que conta com o talento de Hugh Laurie, duas vezes premiado com o Grammy de melhor ator, é curiosa não apenas pelo jeito rabujento e cativante do médico protagonista, dr. House, mas também pelos casos complicados com os quais ele lida. Andrew Holtz, ex-repórter de saúde da CNN, pesquisou as doenças incomuns e os tratamentos pouco ortodoxos com que o médico e sua equipe se deparam no programa. Será mesmo que existe malária no cérebro? O fumo poderia realmente auxiliar na cura de uma inflamação intestinal? Os fãs de House poderão, finalmente, desvendar os misteriosos casos da série que conquistou o Brasil e o mundo.”
Deutsche Welle Blogs Awards
"Sexta edição do concurso internacional de blogs tem prêmio especial na categoria Mudanças Climáticas. Entre os jurados estão o artista e blogueiro chinês Ai Weiwei e a apresentadora e blogueira brasileira Rosana Hermann."
A Deutsche Welle iniciou oficialmente, nesta segunda-feira (07/12), a sexta edição do seu concurso internacional de weblogs – The BOBs. Até 14 de fevereiro de 2010, usuários da internet poderão sugerir os blogs que consideram de melhor qualidade em 11 línguas e seis categorias. Acessando o site www.thebobs.com, você pode participar.
A edição do The BOBs deste ano oferecerá um prêmio especial para weblogs e podcasts dedicados ao tema das mudanças climáticas. Além disso, o concurso premiará pela primeira vez o melhor weblog no idioma bengali.
Neste ano, entre os jurados internacionais, está o artista e blogueiro chinês Ai Weiwei. Segundo ele, "os blogs são o instrumento mais eficiente para o movimento democrático na China". "Os blogs ampliam a liberdade individual, sendo também um apelo à justiça social", disse o crítico do regime, que vive na China.
Em uma sociedade na qual faltam condições básicas de expressão individual e participação na vida política e social, os blogs oferecem "uma espécie de democracia virtual", afirmou um dos artistas chineses mais conhecidos internacionalmente.
Mais importante concurso internacional de blogs
The BOBs se estabeleceu como o mais importante concurso internacional de blogs. O prêmio reflete a enorme diversidade temática da blogosfera. "Com esse evento, promovemos um diálogo interlinguístico sobre blogs como forma de mídia", afirma Mark Koch, editor-chefe da Deutsche Welle para os serviços de rádio e internet.
Koch salienta que é importante apoiar sobretudo blogueiros em países com liberdade de imprensa restrita. "Em muitas partes do mundo, weblogs constituem uma das poucas possibilidades de se expressar livremente", diz Koch.
As datas
A partir das sugestões dos internautas, o júri escolherá os finalistas, que serão divulgados no site do evento. Entre 15 de março e 14 de abril de 2010, os usuários poderão votar em seus blogs prediletos. Paralelamente, o júri também fará a sua escolha.
Os melhores weblogs e podcasts serão anunciados em 15 de abril de 2010, durante a conferência de internet re:publica em Berlim. A cerimônia de premiação acontecerá em junho de 2010 no Deutsche Welle Global Media Forum em Bonn, numa conferência de três dias cujo tema central será "As mudanças climáticas e o papel da mídia".
Os parceiros
A ONG Repórteres Sem Fronteiras e a conferência re:publica são parceiros especiais do The BOBs. Os parceiros da mídia são: Al Arabiya, Arabic Media Internet Network, Categorynet.com, Clarín, Detikcom, Folha Online, Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano, Global Voices, Gooya, Iran-emrooz.net, Lenta.ru, Mister Wong, Radio Zamaneh, RTVE Cámara Abierta, Semana.com, Somewhere in…, TV5Monde e Zeit Online.
CA/dw
Revisão: Simone Lopes
Veja em The Bobs
Fonte: Deutsche Welle