8 de maio de 2010

Lula e o Vulcão

O Blog não quer juntar as cinzas do vulcão da Islândia, que voltou a preocupar a Europa, com a ida de Lula ao Irã. Mas a polêmica é tão grande e a situação tão complicada que dá para colocar as notícias juntas neste post de sábado.

“Se você conversar com o presidente Barack Obama (Estados Unidos), com o (Nicolas) Sarkozy (França), com a chanceler Angela Merkel (Alemanha), com o (Silvio) Berlusconi (Itália), com o Gordon Brown (primeiro-ministro britânico), com quem quer que seja, nenhum deles chamou o (Mahmoud) Ahmadinejad para conversar. Eu que sou político e vou lá pessoalmente dizer ao presidente do Irã o que eu penso, o que eu acho que ele deveria fazer. O Brasil tem na sua Constituição a proibição de não utilização de armas nucleares. Eu quero que o Irã não tenha o direito de usar armas nucleares. O Brasil tem o direito de utilizar energia nuclear. Eu quero que o Irã utilize uma energia nuclear. É isso”, afirmou Lula."

"Quinze aeroportos do norte da Espanha permanecerão fechados ao menos até às 18h deste sábado (8) - 13h no Brasil -, por conta da nuvem de cinzas do vulcão islandês Eyjafjallajokull, que chegou à região carregada pelos ventos, informa a AENA, organismo que administra os aeroportos espanhóis. Os terminais fechados são os das cidades de Bilbao, San Sebastián, Vitoria, Zaragoza, Pamplona, La Rioja, Santiago de Compostela, La Coruña, Vigo, Santiago del Monte (Astúrias), Santander, Burgos, León, Valladolid e Salamanca. O serviço meteorológico local informou também que a nuvem sobrevoará esta noite o sul da França, atingido Marselha. Fontes da Direção Geral da Aviação Civil (DGAC) informou que o fenômeno não afetará o tráfego aéreo na região, mas a companhia aérea Air France disse que fará um teste ao longo da fronteira com Espanha para depois se posicionar sobre as operações de suas aeronaves na região."

Nenhum comentário: