12 de junho de 2011

Festival Internacional de Jazz & Blues de Rio das Ostras: As Minhas Dicas


Devido a isso recebi umas broncas de uns amigos: "você nos deixou órfãos este ano!".

Explicando para quem não sabe da história: todo ano envio para alguns amigos, que eu chamo de "musicais", as atrações que pretendo assistir no referido festival, isso porque não vou a todos os shows. Não que não valha a pena assistir tudo, mas é que normalmente estou acompanhado da família e não gosto de "forçar muito", uma vez que o fanático musical sou eu.

Além disso nem sempre compensa - por exemplo - ficar até de madrugada esperando o último show da noite se estiver frio (e quase sempre está) e chovendo (só eventualmente em anos anteriores isso aconteceu), considerando que é possível assistir aquele mesmo show em outro palco e em outro horário.
Enfim, devido às reclamações segue um "roteiro" que pode ser seguido por quem - da mesma forma que eu - não pretende ir a todos os eventos programados.
A princípio eu só vou para R.O. na quinta de manhã, mas quem puder ir na quarta à noite a abertura do evento é uma boa opção pois normalmente está bem tranquilo, muitos turistas não chegaram ainda.

Aqui vale destacar que normalmente pousadas e hotéis lotam, com gente de todo o Brasil. Ano passado uma pousada perto de minha casa lotou só com pessoal de São Paulo (concluí isso observando as placas dos carros no estacionamento).
Vamos lá.

Quinta-feira, dia 23/06:
- O angolano Nuno Mindelis é a opção às 14:15 h na Lagoa de Iriri. Se estiver sol a latinha de cerveja é fundamental para começar bem o festival ao som desse guitarrista de Blues eleito o melhor do mundo em 1998 pela Guitar Player na época em que foi realizado um concurso comemorativo dos 30 anos da revista.
- À noite em Costazul é a opção de ver na sequência Ricardo Silveira, The Saskia Laroo Band e Azymuth e Léo Gandelman. O guitarrista Ricardo Silveira é um nome histórico do Jazz-Brasil. Eu tinha um LP dele dos anos 80. Tocou com todo mundo importante do Jazz mundial daquele período e até hoje. Já a Saskia Laroo é uma loura que deve ter uns 50 anos e toca trumpete. Sua banda une jazz-rock com funk (não o atual) e rap. Muito legal e raríssimo. O Azymuth com o Leo Gandelman dispensa comentários. Se tocarem juntos - com novos arranjos - "Linha do Horizonte" e "Vôo sobre o Horizonte" já terá valido o ingresso (rs.: é tudo de graça!).

Sexta-feira, dia 24/06:
- Lagoa outra vez às 14:15 hs para ver Tommy Castro Band. Blues-Rock de alto nível.
- À noite em Costazul, Jose James e Jane Monheit. Chegar cedo para assistir desde o início o Jose James (jazz, rap, lounge) e curtir Jane Monheit tomando um vinho lá no restaurante...

Sábado, dia 25/06:
- Imperdível ver o Yellowjackets ao por do sol na Praia da Tartaruga às 17:15 h. Depois dar uma esticada em Costazul para uma noite de jazz com Nicholas Payton Sexxxtet e Medeski, Martin & Wood c/ Bill Evans. Se não der para ver esse último e for ficar no domingo à tarde em R.O., eles vão se apresentar às 17:15 na Tartaruga.
É claro que sábado à noite também pede um vinhozinho, rs. Se achar que não vai conseguir lugar no restaurante, leve sua garrafa de casa. Pode-se comprar taças avulsas nos bares ou encarar uma "caipifruta" nos quiosques externos. Não é feita com Absolut mas quebra o galho.

Domingo, dia 26/06:
- Acho que esse vai ser o único dia em que irei na Praia do Centro às 11:30 (anfiteatro da Praça São Pedro), mas quem estiver ali por perto pode ir qualquer dia pois as atrações são ótimas (só bandas nacionais).
- 14:15 h na Lagoa tem o Bryan Lee (guitarrista de blues cego que é fantástico). Devo assistir e ir embora, mas se ficar para retornar na segunda vou ver o Medeski, Martin & Wood c/ Bill Evans às 17:15 h na praia da Tartaruga.

Essa é apenas uma programação provável. De acordo com o tempo, oportunidades e outras variáveis posso mudar (sempre mudo...). Mas fica a dica para os amigos que pediram (e para quem interessar).

Relevância:
- O Jazz-Rock do Yellowjackets eu já comentei no blog.
- Medeski, Martin & Wood c/ Bill Evans é o inusitado do festival. Os três caras fazem um som experimental (tipo Bad Plus que já veio aqui); já o Bill Evans é uma lenda no sax que já tocou com Miles Davis, John McLaughlin - Mahavishnu Orchestra, Herbie Hancock, Lee Ritenour, Mick Jagger, etc.
- Se você gosta de MBP (sobretudo bossa-nova) a pedida é... a cantora americana de Jazz Jane Monheit!
- Não é ligado nas nuances jazzísticas e quer um show mais animado? Vá a qualquer das atrações de Blues. Este ano todas as atrações de Blues estão puxados para um Blues-Rock moderno e bem dançante.
É isso.
Abraços e até lá!
A seguir videos de algumas das atrações citadas.

Leo Gandelman & Azymuth

Saskia Laroo

Jose James - Homenagem a Marthin Luther King

Tommy Castro Band

Jane Monheirt - Um clássico que foi trilha do filme Captain Sky And The World Of Tomorrow

Bryan Lee

Azymuth

6 comentários:

J.C. disse...

Agora sim Marquinho!
Já dá para ter uma idéia de que caminho seguir na nossa programação.
Valeu!
Gostei dos videos selecionados, sobretudo dos que são diferentes dos que aparecem no site do festival.
Estaremos lá!
Abraço.

Anônimo disse...

Ao assistir os videos me surpreendi positivamente com a Saskia Laroo e o Jose James. Sempre pensamos em algo diferente quando se fala de jazz. Muito bons mesmo.

Gustavo Landim Soffiati disse...

Medeski, Martin & Wood. Tenho um CD deles lançado por aqui pela Trama. Muito bom! Como, mais uma vez, não sei se terei condições de ir, era melhor nem ter lido. Mas como tudo pode mudar, valeu pelas dicas!

Paulo Araújo disse...

Obrigado pelas dicas e pelos videos.

Marcos Oliveira disse...

Caros amigos, obrigado pela participação.
Espero que possam ir até lá!

Gustavo: Medeski, Martin & Wood é mesmo muito bom! Nem imaginava que vc tinha CD deles. Aliás nem sabia que a Trama tinha lançado aqui.
Eles tem uma página muito legal (http://www.mmw.net/) que já está anunciando:
Next Show:
Saturday, June 25, 2011
Rio das Ostras Jazz & Blues Festival
Rio das Ostras, BRAZIL.

Espero que possa vir!
Abraço.

E.G. disse...

A programação tá boa para o blues. Tem uma banda muito boa que vai tocar na quarta-feira chamada "Plataforma C". O guitarrista é meu amigo de BH e já tocou com vários músicos mineiros de peso (Milton, Lô Borges, Beto Guedes, etc). Eles tocaram ano passado e foi muito bom. O som foi totalmente instrumental. Pode ser que eles venham com uma vocalista americana que mora em BH. Aí vai ficar melhor ainda.

Obrigado, Marquinho pelas dicas e até lá...
Um abraço.