Apesar de um certo pessimismo até ontem, hoje já vi bons sinais relativos ao "rascunho zero".
Tudo indica que o documento final fique pronto até segunda-feira.
Vamos ver no que vai dar.
16 DE JUNHO DE 2012 - 16H54
Segunda é data-limite para texto final da Rio+20, diz Patriota
"O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, determinou que segunda-feira (18) será a nova data-limite para a finalização das negociações e a redação final do documento principal da Rio+20.
"Patriota deixou claro aos negociadores que quer que as negociações acabem no dia 18, antes da chegada dos chefes de Estado e de governo", disse o diretor desenvolvimento sustentável da ONU e número 2 da Rio+20, Nikhil Seth, em entrevista oficial neste sábado (16).
O Brasil assumiu a presidência da conferência na noite desta sexta-feira (15), após o fim das reuniões preparatórias, que não conseguiram resolver o impasse no documento. Até a noite de sexta, apenas 38% dos parágrafos estavam acordados. Nikhil Seth, afirmou, porém, que o nível de concordância chegou a cerca de 50% do texto. "As coisas parecem estar muito melhor, e a disposição dos líderes dos países é positiva", disse.
De acordo com nota do secretário-geral da Rio+20, Sha Zukang, o pronunciamento do ministro brasileiro foi muito claro em dizer que os trabalhos precisam ser finalizados até segunda. Patriota reconheceu, porém, que o prazo é exíguo. Restam, portanto, três dias inteiros de trabalho para dissolver o que não foi possível atingir nos primeiros três dias.
Segundo Seth, os pontos que continuam a causar mais dificuldades continuam sendo as responsabilidades comuns, mas diferenciadas e os meios de implementação do acordo (como financiamento, transferência de tecnologia e capacitação).
"Economia verde", novo termo cujo significado vem sendo debatido, deixou de ser um ponto de tanto impasse. De acordo com Seth, "há progresso" real e é uma questão que aparenta estar se resolvendo, embora ainda seja um entrave. Países pobres temem que a transição para a economia verde - com novas regras restritivas - inviabilize a produção e exportação de seus produtos, ou os encareça de modo que percam a competitividade".
"O encontro das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20, mal começou e já não há consenso entre os participantes da conferência. Os diplomatas reunidos nos comitês preparatórios para o evento tinham até esta sexta (15) para elaborar o documento final da conferência, mas o prazo precisou ser revogado. Direto do Rio de Janeiro, a repórter Diana Rocha revela a principal divergência entre os participantes."
Nenhum comentário:
Postar um comentário