3 de julho de 2012

As pessoas são estranhas: 41 anos da morte de Jim Morrison


Hoje, dia 3 de julho de 2012, completam 41 anos da morte do cantor do grupo The Doors, Jim Morrison.
Morrison faz parte daquele grupo de artistas geniais que partiram em definitivo muito jovens, no início dos anos 1970.
Ao seu lado gente do calibre de Jimi Hendrix, Janis Joplin e Brian Jones. A turma do 'Jota' e dos 27 anos.
Mais do que um bom cantor, ele era uma figura ímpar no palco, com suas performances não muito bem vistas pelas autoridades da época.
Acima de tudo era um compositor daqueles em que as letras se aproximam muito do conceito de poesia.
Polêmico, problemático, não resistiu à "insustentável leveza do ser".
Morreu em uma banheira de um hotel de Paris em 1971, provavelmente por overdose de heroína (o atestado de óbito cita "parada cardíaca").


No vídeo:
Imagens de Violenn Simon, School of Visual Communication, Paris 2008.
Música "People Are Stange", incluída no segundo disco do The Doors, "Strange Days", lançado em 1967.


People Are Strange
The Doors
As pessoas são estranhas quando você é um estranho
Os rostos ficam feios quando você está só
As mulheres são malvadas quando não lhe querem
As ruas são irregulares quando você está triste

Quando você é um estranho
Rostos se formam na chuva
Quando você é um estranho
Ninguém se lembra do seu nome
Quando você é um estranho
Quando você é um estranho
Quando você é um estranho

 

"Jim Morrison - Músico norte-americano, vocalista do grupo rock The Doors, é uma das figuras mais carismáticas e mitificadas da história da música. De nome completo James Douglas Morrison, nasceu a 8 de dezembro de 1943 em Melbourne, Florida. Estudou na Universidade de Los Angeles em 1964 e aí colheu a influência da poesia de William Blake e Arthur Rimbaud e da filosofia de Friedrich Nietzsche.Em 1965, juntou-se a Ray Manzarek (n. 1939, teclas), Robbie Krieger (n. 1946, guitarra) e John Densmore (n. 1944, bateria) para formar os The Doors. Da sua discografia fazem parte seis álbuns de originais: The Doors (1967), Strange Days (1967), Waiting For The Sun (1968), The Soft Parade (1969), Morrison Hotel (1970), L.A. Woman (1971). Os seus maiores êxitos incluem "Light My Fire", "People Are Strange", "Hello, I Love You", "Touch Me", "Riders On The Storm", "L.A. Woman" e "Roadhouse Blues". Os textos de Jim Morrison são dominados pela violência, pelo sexo, pelo álcool, pelas drogas e pela autodestruição, num constante desafio ao conservadorismo norte-americano que ele tentava contrariar através do seu modo de vida. Destruição dos instrumentos musicais do grupo, detenções por incitamento à violência e por atentado ao pudor em palco resultaram do excesso por que sempre pautou a sua vida. Morreu aos 27 anos, a 3 de julho de 1971, no seu apartamento de Paris. O seu corpo encontra-se sepultado no cemitério Père Lachaise, e a sua sepultura foi transformada em local de culto e de peregrinação pelos seus inúmeros fãs de todo o mundo.O ator Val Kilmer interpretou a figura de Jim Morrison no filme "The Doors" (1991) de Oliver Stone."
Fonte: Infopédia

Um comentário:

Anônimo disse...

Jim era culto, sensível, sempre vivia com um livro, recitava poesias durante os shows dos Doors, era cineastra, ensaista, escritor... Um Xamã da década de 60! Ele estava á frente do seu tempo e ficava frustado por não reconhecerem seu trabalho.
Suas influências vão de Rimbaud, Honoré de Balzac e Nietzche (suas teorias sobre moralidade ,estética e apolínea-dionisíaca, tiveram presença marcante em toda vida e obra do Jim).
Como disse Ray Manzarek em uma entrevista no ano passado: "Jim foi um gênio que tocou a todos nós. Sua sensibilidade e sua inteligência estavam acima da época, mas nenhum gênio vive para o seu tempo; ele vive para um tempo futuro. O tempo de Jim viria somente 20 anos depois de sua morte".

Talvez para Jim o "ser poeta" era ser o que foi escrito por Rimbaud: "...um poeta torna-se um sonhador através de um longo, ilimitado e sistemático desregramento de todos os sentidos. Todas as formas de amor, de sofrimento, de loucura; investiga-se a si próprio, consome dentro de si todos os venenos e preserva as suas quintessências. Um tormento indescritível, onde irá encontrar a maior fé, uma força sobrehumana, com que se torna, de entre todos os homens, o grande inválido, o grande maldito – e o Supremo Cientista! Pois alcança o desconhecido! E que interessa se for destruído no seu vôo extático por coisas inauditas e inomináveis... "