31 de agosto de 2012

Musa da Semana: Capas Sensuais

E porque hoje é sexta-feira...
Dia do nosso post especial "Musa da Semana".
E se não fizermos tem gente que reclama!
Desta vez tomamos um caminho diferente.
Ao invés de escolhermos uma beldade (e sempre tem muitas), fizemos um trabalho de pesquisa para unir duas coisas que nos agradam: as musas (é claro) e música, via capas de discos.
Na verdade já fizemos isso aqui mas faz tempo que não retornávamos ao tema. E o que não falta são boas capas, desde os anos 50 até hoje.
Do brega ao Pop/Rock, passando pelo Jazz e pelo Rap.
Confiram!











Medita Rio e Juliana Paes

Houve uma época em que líderes espirituais vindos do oriente se destacaram no mundo ocidental.
Talvez o primeiro deles tenha sido Paramahansa Yogananda que chegou aos EUA por volta de 1920.
Seu livro "Autobiografia de um Iogue" conta toda a história, eternizada por sua fundação Self-Realization Fellowship.
Em fins dos anos 1960 existiu um incremento do movimento da busca por referências pacíficas e não necessariamente religiosas através do interesse de músicos do porte de George Harrison (Beatles), Santana, John McLaughlin (Mahavishnu Orchestra), etc.
Foi a época dos Gurus Indianos que se conectavam muito bem com os ideais da Contracultura.
Mas o mundo mudou e em tempos de Shoppings Centers os modimos são outros.
Pois eis que vejo em uma revista dominical um anúncio de uma organização chamada "Arte de Viver".
Fui pesquisar e achei: "Fundada em 1981 por Sri Sri Ravi Shankar, A Fundação Arte de Viver é uma ONG (Organização Não-Governamental) humanitária e educacional, sem fins lucrativos, engajada em inciativas de controle do estresse e serviços sociais. A Fundação opera globalmente, em mais de 150 países.
Os programas da Arte de Viver seguem a filosofia de paz de Sri Sri Ravi Shankar, em suas palavras: “A menos que tenhamos uma mente livre de estresse e uma sociedade livre da violência, nós não alcançaremos a paz mundial.” Para ajudar as pessoas a se livrar do estresse e experimentar a paz interior, a Arte de Viver oferece diversos programas para eliminação do estresse, incluindo técnicas de respiração, meditação e yoga. Esses programas já ajudaram milhões de pessoas ao redor do mundo a superar o estresse, depressão e tendências violentas.
A Arte de Viver também leva a paz para várias comunidades por meio de seus projetos humanitários, tais como: resolução de conflitos, alívio do trauma em grandes desastres, desenvolvimento rural sustentável, fortalecimento da mulher, reabilitação de detentos, educação para todos e sustentabilidade ambiental.
"
Interessante.
Pois o fundador desta obra, Sri Sri Ravi Shankar (não confundir com o músico indiano) vai estar no Brasil neste fim de semana.
Lembrando os anos 60 e 70 vai realizar palestras públicas ministrando seus conhecimentos "para uma sociedade livre de estresse e violência". Sábado dia 1 de setembro às 11h no Ibirapuera em São Paulo e domingo, dia 2, 15h, na Cinelândia, Rio.
O título é "Medita Rio (e Medita SP) - Juntos Pela Paz".
Confiram em artedeviver.org.br.
Boa iniciativa em tempos tão materialistas.
Mas, se você - caro amigo - não se animou, uma dica importante: as atrizes Juliana Paes e Guilhermina Guinle já avisaram que vão estar lá. Já pensou se você der a sorte de meditar ao lado delas?!


30 de agosto de 2012

Pesquisas Eleitorais e Julgamento do Mensalão

Ontem o 'Datatrolha' divulgou mais uma pesquisa eleitoral.
A primeira já considerando uma semana de propaganda na TV o que dá uma dimensão mais importante das tendências.
São Paulo é de longe a cidade mais importante na disputa política entre governo e oposição.
E os resultados não tem sido bons para o José Serra (não confundir com José Mojica Marins, o Zé do Caixão - mas este pleito pode colocar as pretensões do candidado do PSDB a sete palmos).
Serra tornou-se o campeão em rejeição e caiu na intenção de voto. 
Russo, o Manno (aquele que sucedeu o Roberto Jefferson n'O Povo na TV), manteve-se estável.
A surpresa foi a curva ascendente do candidato do PT, Fernando Haddad. Sinal que o partido está acertando na campanha da TV, ao contrário da oposição que centrou ataques no candidato do Lula e não mostrou agenda positiva.
No Rio o candidato defendido pelo governo federal e estadual mantem-se tranquilo na frente. Paes poderá se eleger já no primeiro turno.
Vale destacar o crescimento do PSB em algumas cidades importantes.
Em rápida análise vemos que a estratégia de certos meios de comunicação de tentar "linkar" o julgamento do mensalão com as eleições visando derrubar a esquerda não tem surtido o efeito pretendido. Até porque o julgamento está tão monótono que os juízes estão tirando uns cochilos ao longo do mesmo.
Vamos continuar acompanhando.

Humor de Quinta - Um Argentino no Canadá

Há tempos circulou um power point contando esta mesma história.
Só que pelo que me lembro era um brasileiro no norte dos EUA.
Agora surgiu essa versão em vídeo de um argentino em Toronto, com algumas adaptações para a linguagem de Santa Fé.
Manteve a comédia da dificuldade de adaptação em climas muito diferentes do nosso.

29 de agosto de 2012

A Magia de Paris: Arquitetura

Da ótima série "Discovery Atlas".
Ou da minha série particular "um dia irei lá...".

Imagem do Dia: O Universo e o Açúcar

Não me perguntem como mas astrônomos descobriram pela primeira vez moléculas de açúcar (essa mesma que a gente usa para adoçar qualquer coisa) ao redor de estrelas jovens.
Resta saber se isso pode ser um complicador para quem tem tendência à diabetes (quase todo mundo que come carboidratos e pretende ir além dos 70): tem açúcar flutuando em tudo quanto é canto do universo? Será que eles vão descobrir também adoçantes dietéticos nas estrelas? : )
O importante é que a imagem é bonita e vale muito mais que minhas piadinhas sem graça.


"Um time internacional de astrônomos detectou, pela primeira vez, moléculas de açúcar ao redor de uma estrela jovem, informou nesta quarta-feira (29) o Observatório Europeu do Sul (ESO). A descoberta foi feita pelo telescópio Alma, localizado a 5 mil metros de altura no deserto do Atacama, no Chile.
Os resultados aparecem na revista científica "Astrophysical Journal Letters" e mostram que os blocos de "glicoaldeído", um tipo simples de açúcar – com a fórmula química C2H4O2 –, estavam no disco de gás e poeira que circunda a estrela, que pertence a um sistema binário, ou seja, onde há duas estrelas orbitando um centro comum.
Segundo os cientistas, o açúcar encontrado está no local e na altura certos para serem incluídos na formação dos planetas desse sistema. Além disso, a molécula se movimenta na direção correta, caindo sobre a estrela.
Segundo o principal autor do artigo, Jes Jørgensen, do Instituto Niels Bohr, na Dinamarca, essa forma de açúcar não é muito diferente da que usamos para adoçar o café, por exemplo.
"A grande questão é: qual a complexidade que essas moléculas podem atingir antes de serem incorporadas em novos planetas? Essa questão pode nos dizer algo sobre como a vida aparece em outros locais, e as observações do Alma serão vitais para desvendar esse mistério"."
Fonte: G1

O 'modismo' das cirurgias plásticas íntimas nas mulheres

O assunto não é novo.
Acho até que já comentamos há tempos isso aqui no blog.
A novidade é a divulgação do aumento espantoso desse tipo de cirurgia plástica em diversas partes do mundo, embora não existam estatísticas oficiais.
E o Brasil ocupa 'posição dianteira'(!) nessas intervenções.
Bem, com tanta coisa para se preocupar (de questões reais de saúde coletiva e individuais até o aumento dos extremos climáticos por conta do aquecimento global) é de se perguntar se esse assunto mereceria destaque.
Com certeza merece para as mulheres que se sentem incomodadas.
Mas elas não deveriam.
Da anatomia feminina fazemos nossas as palavras muito bem humoradas do jornalista Xico Sá, que também - da mesma forma que nós aqui do blog - ficou abismado com o fato.
Acrescentamos as palavras dele no final da matéria reproduzida do site Equilíbrio e Saúde da Folha de São Paulo.
E tem também outros links, como o que mostra a reportagem com a modelo gaúcha Andressa Urach que fez a dita cirurgia plática de "embelezamento genital".
Aí resolvemos reproduzir uma foto dela aqui ao lado e perguntamos: Precisava? Ok, não vamos colocar nenhuma foto frontal com antes e depois para uma análise plástica mas convenhamos que isso não importa. Para nenhuma.
Além disso ficam os alertas da antropóloga e do médico que colocamos em negrito e em cor diferente para dar o devido destaque.
Talvez até se justifique uma intervenção em casos muito específicos que causem sérios probemas psicológicos para a mulher.
No mais, se vermos com certa dose de humor (e aí voltamos ao Xico, lá embaixo - no post!) vamos ter mais força para encarar os assuntos mais sérios do dia a dia.


28/08/2012
Cirurgia plástica íntima é mania mundial que preocupa ginecologistas
Iara Biderman
São Paulo
"Lábios vaginais recauchutados e outros retoques na genitália feminina não podem ser facilmente exibidos como peitões de silicone ou barriguinhas lipoaspiradas. Mesmo assim, são o último fenômeno no cardápio moderno das intervenções plásticas.
Nos EUA, são feitas mais de 1,5 milhão de cirurgias íntimas. No Reino Unido, 1,2 milhão. No Brasil, médicos apontam um crescimento de 50% nos últimos dois anos.
O ginecologista Paulo Guimarães é expert em "design vaginal". Dá cursos de formação em cosmetoginecologia para médicos. Nos treinamentos, diz, 900 mulheres são operadas por ano, a preços menores. No consultório, "com atendimento personalizado e sigilo", afirma fazer 15 cirurgias íntimas por mês.
O cirurgião plástico Marcelo Wulkan, que atende em São Paulo e tem trabalhos sobre redução de lábios vaginais em publicações internacionais, diz fazer cem desses procedimentos por ano.
Mesmo médicos mais conhecidos por outros tipos de cirurgia, como implantes mamários e plástica de nariz, estão vendo a procura crescer.
"Nos últimos dois anos, passei de uma cirurgia íntima para três por mês", conta Eduardo Lintz, chefe de cirurgia plástica do hospital HCor, de São Paulo, e professor do Instituto Ivo Pitangui, no Rio. No total, Lintz faz cerca de 40 cirurgias plásticas mensais.

Tamanho-Padrão
Como não há evidências de que os lábios vaginais cresceram nos últimos anos, especula-se que o aumento de cirurgias redutoras esteja ligado à uma nova busca de medidas genitais "padrão".
E o que é uma vagina normal? Assim como as estatísticas brasileiras sobre cirurgia íntima, as medidas são imprecisas. "Isso é um pouco subjetivo. Quando o lábio menor não ultrapassa 2 cm de largura pode ser considerado normal", diz Wulkan.
Está longe de ser consenso. Segundo estudo no "British Journal of Obstetrics and Gynaecology", a diversidade de tamanhos observada nos lábios vaginais da população é imensa, o que amplia o espectro de normalidade.
O mesmo estudo aponta que trabalhos anteriores definiram como acima do normal lábios com mais de 4 cm de largura, mas essa medida deve ser revista e ampliada.
Quando os lábios menores ultrapassam os maiores, a tendência é serem considerados candidatos à cirurgia. Mas não se trata de uma imperfeição física.
"É constitucional, a mulher nasce com essa característica, como nasce com um nariz grande", diz Lintz.
No entanto, o que é natural já não é o normal.
Imagens de nus femininos, reportagens e material didático criam o modelo de normalidade, diz a antropóloga Thais Machado-Borges, do Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Estocolmo, Suécia.
No estudo "Um olhar antropológico sobre a mídia, cirurgia íntima e normalidade", ela diz que as mulheres consideram atrativas as formas que correspondam a esse modelo, criadas por técnicas cirúrgicas. "Será que essas cirurgias podem transformar zonas erógenas em 'paisagens' onde reina o prazer?", questiona.
Como em relação a narizes, peitos e bundas, o padrão estético muda conforme a época e o país. "Nos EUA, as mulheres querem vagina pequena, cor-de-rosa. As brasileiras querem no mesmo tom de pele do das mãos, com lábios de 1 cm a 1,5 cm", diz o ginecologista Paulo Guimarães.
"É o modelo imaginário do órgão de menininha, o formato 'sou virgem'", interpreta a psicóloga Rachel Moreno.
A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia alerta seus membros sobre riscos dessa onda.
"É preciso muito cuidado para mexer em locais com tantas terminações nervosas. As cirurgias íntimas são vendidas como soluções para dificuldades sexuais, mas, se você mexer onde não era para mexer, você piora o que era para melhorar", diz Gerson Lopes, presidente da comissão de sexologia da entidade."

Essa matéria pode ser conferida no link Equilíbrio & Saúde, onde tem também a matéria da Andressa Urach.
Se estiverem curiosos confiram também o trabalho do artista plástico inglês Jamie McCartney, The Great Wall of Vagina.
A seguir o texto do Xico Sá.

Breve manifesto contra as cirurgias íntimas
"Parem as máquinas. A vontade dos Maias pode ser cumprida agora. Para que esperar o Reveillon? É o fim do mundo.
Sobre cirurgia plástica íntima já havia tomado conhecimento. O que me assombrou foi uma frase da moça, uma modelo, estampada no caderno “Equilíbrio”, hoje, nesta Folha:
“A vagina não é bonita, dá para ficar melhor”’.
Nem no julgamento do Mensalão ouvi tamanha ignomínia dos homens da toga preta.
Repito: “A vagina não é bonita…”
Como assim, minha filha? Como ousa falar da melhor obra de Deus! Tudo bem, você pode redesenhá-la à vontade, tem gente mal-agradecida no mundo. Mas daí dizer que não bela, alto lá, é a maior das infâmias.
Seja como for, é bonita, é sagrada, é divina e merece orações diárias. Rezas orais falando segredos baixinho só para ela.
Vocês estão indo longe demais, moças, com essas obsessões plásticas. Parem com isso.
Li outrora, no “El País”, que muitas espanholas buscavam a intervenção cirúrgica para resgatar a virgindade. Muitas garotas de programa passavam a faturar alto ao simples anúncio de que eram virgens Camencitas.
Bobagem, meus amores.
E tem mais: alguns médicos alertam para o perigo da mulher perder alguma sensibilidade nos mais íntimos lábios. Depois não digam que não alertei.
Se a vagina –prefiro chamar por outro nome mais sonoro e nada científico- não é bonita, o que seria obra-prima neste mundo? Não troco a da minha amada pela coleção completa dos quadros impressionistas.
A mulher é o meu d’Orsay."

28 de agosto de 2012

Rio Apps

Nunca tinha visto o fenômeno com esta intensidade em um início de tarde.
Ontem por volta do meio dia em Copacabana um forte nevoeiro gelado vindo do mar mudou a paisagem do litoral carioca. E a temperatura também.
Até tirei umas fotos mas nem tive tempo de ver com calma se compensa postar aqui.
Enquanto o Isaac castiga o sul dos EUA, tivemos esse "fog" inusitado que atingiu diversas regiões e não só o Rio. 
Os metereologistas explicam esses fatos mas um velho pescador disse que isso é sinal dos tempos...
Mas o post é só para dar uma dica sobre aplicativos desenvolvidos para fornecer diversas informações sobre a cidade maravilhosa.
Foi um concurso da Prefeitura e que faz parte da renovação que se propõe visando a Copa e as Olimpíadas.
Neste caso inovação no acesso às informações.
Os vencedores já estão disponíveis no endereço http://rioapps.com.br/#/homepage e podem servir (dependendo do aplicativo) para os Smartphones que usam o sistema Android, Iphone e Blackberry.
São diversas categorias e cada aplicativo tem uma explicação que inclui um vídeo.
Boa ideia a ser seguida por todas as cidades.

Exemplos:
Buus
"Sabe quando você está para pegar um ônibus e quando ele chega vem lotado? Então, o que você faz? Entra nesse ou espera outro? Todos já passaram por esse dilema e sempre contaram com a sorte. Agora poderão contar com o Buus, um aplicativo social que te informa onde estão os ônibus e se eles estão vazios, cheios ou uma lata de sardinha. Com a colaboração dos usuários-cidadãos informando as condições dos ônibus que eles pegam, conseguimos criar uma rede do bem. Um movimento para melhor a qualidade de vida das pessoas."




Alerta Chuva Rio
"O aplicativo Alerta Chuva tem como objetivo mostrar em quais partes da cidade do Rio de Janeiro está chovendo, bem como um histórico das últimas 96 horas. Além disso, o usuário pode selecionar uma região para ser avisado assim que o pluviômetro detectar chuva."


Zuurb
"Você ainda sai de casa sem saber o que está acontecendo? Descubra o que estão falando sobre os seus lugares favoritos AGORA! Para quem quer aproveitar cada minuto da vida e não gosta de perder tempo em programas furados, acaba de chegar o Zurbb, um aplicativo para revolucionar a forma como o carioca decide seus programas."

26 de agosto de 2012

Mafalda

Cliquem na imagem para ler melhor.

Jazz For A Rainy Afternoon



A maior parte do país continua com um clima seco neste final de agosto. 
Mas o início da semana já sinaliza alguma chuva e queda de temperatura no sul e sudeste. 
A região centro-norte litorânea do Estado do Rio é uma das poucas que tem apresentado algum índice pluviométrico ultimamente.
Nesta tarde de domingo, por exemplo, há nuvens no céu e já houve ensaio de uma chuva fina com certa queda de temperatura e ventos.
Neste caso, boa opção é transformar a música noturna que é o Jazz em música vespertina. Tarde de domingo com Jazz, filmes e esporte na TV, talvez um bom livro, dormir-descansar, ler o jornal do dia, etc.
O blog selecionou uma trilha sonora jazzística (de muito bom gosto, modéstia à parte) aproveitando o último domingo de agosto. 
Inverno de 2012 dando adeus porque setembro já é expectativa de Primavera-Verão. 
E o tempo continua passando rápido demais....

1- Silje Nergaard - Every time you say goodbye
2 - Pat Metheny & The Metropole Orchestra - Are You Going With Me
3 - Madeleine Peyroux - Dance Me To The End Of Love
4 - Martin Nilsson & Oscar Lindblom - Round Midnight








O sarau, as gerações e as crônicas


Na semana passada comentei que havia selecionado dois textos do Mario Prata.
Segue agora o segundo.
Mas quase desisto de colocar. É que, navegando pelo blog, descobri que já havia postado o mesmo artigo aqui no ano de 2010.
Mas aconteceu um fato que me fez mudar de ideia.
Nesse sábado, no início da noite, eu e Dácia paramos em um Café para tomar um chocolate. Chocolate?! A rinite me atacou e estou no antialérgico. Dácia foi solidária.
Mas muita gente estava bem acompanhada, de cerveja e vinho.
É que coincidentemente estava acontecendo ali um Sarau à moda antiga: música e poesia, com microfone aberto para quem quisesse participar.
A maioria era de jovens mas havia também "jovens" de 40, 50, 60 anos.
Uma saudável mistura de gerações.
Ambiente agradável que me fez relembrar bons tempos e também da crônica do Mario.
A questão da idade, das gerações, das mudanças são temas recorrentes aqui.
E tentativas de se fazer crônicas também.
Pois segue então o texto que escrevi na época como preâmbulo para o humor do Prata.
Acrescentei a música dos Beatles que não constava do post original como homenagem ao cronista. Leiam a última frase...
Segundo o nosso amigo Aurélio um dos significados de crônica é o seguinte: "texto jornalístico redigido de forma livre e pessoal, e que tem como temas fatos ou ideias da atualidade, de teor artístico, político, esportivo, etc., ou simplesmente relativos à vida cotidiana".
Eventualmente tento fazer algo parecido aqui no Blog. 
Acho que o segredo de uma boa crônica é a observação dos detalhes e opinar sobre esses detalhes de uma forma inusitada, que torne agradável a leitura e ao mesmo tempo remeta o leitor para os próprios acontecimentos de seu cotidiano.
Um dos melhores do Brasil na atualidade é o Luis Fernando Verissimo. Outro que eu gosto muito é o jornalista e escritor paulista Mario Prata.
É dele a deliciosa crônica que reproduzimos a seguir, publicada originalmente no jornal "O Estado de São Paulo" por volta do ano 2000. Chama-se "Cinquentões". Leiam e verifiquem se concordam com a visão cheia de bom humor desse grande observador.
A foto que escolhi para ilustrar esse post é de Marlon Brando junto com Maria Schneider na histórica atuação de ambos no avançadíssimo (para a época, 1972) "Last Tango In Paris".
Cinquentões
"– Não, não se fazem mais velhos como antigamente.
– É verdade. Não se fazem.
– Veja você. Você está com 54. Lembra quando você era jovem, 54 era um velhinho, não era?
– Avô, avô...
– Então. E as mulheres de 54?
– Bisavós, bisavós...
– Não exagera. Avós, também. Aliás, mulher de 40 já tava velhinha. Todas de preto. Iam à igreja. A mãe da gente tinha 40, né? Era uma santa, né? Imagina se fazia os que as de 40 fazem hoje...
– Onde é que você quer chegar?
– É que a nossa geração mudou tudo. Mudou até a velhice. A gente é de uma turma que rompeu com tudo. Esse negócio de Beatles, Rolling Stone, pílula, tropicalismo, isso fez mudar tudo.
– Prossiga.
– É que a gente mudou os velhos que a gente ia ser. Veja a sua roupa. Você está vestido igual a um cara de 20, 30 anos. Você não está de terno e gravata como os cinqüentões de antigamente.
– Você está é justificando a nossa velhice.
– Que velhice, cara! Você hoje faz tudo que um cara de 20 faz.
– Mais ou menos, mais ou menos.
– A nível comportamental...
– A nível, cara?
– Desculpa, mas comportalmente falando, ficou tudo igual. O cara de hoje, com 50, não se comporta mais como um cara de 50 dos anos 50. Nivelou, entendeu?
– Explica melhor.
– As meninas também. As nossas amigas de 40, por exemplo.
– Melhor não citar nomes.
– É que hoje elas fazem coisas que a gente não poderia imaginar que a mãe da gente fizesse com a idade delas. Estão todas aí, inteiraças. Liberadas, está entendendo? Mandando ver. E nós também. Fora que tem o Viagra que – dizem, dizem – vai segurar mais pra frente.
– Você já usou?
– O quê?
– Viagra.
– O que é isso cara? Ouvi falar, ouvi falar. Mesmo porque não se conhece ninguém no mundo que assuma que já tomou. Parece que existe um acordo lá entre eles. Ninguém conta. É de lei. Mas não desvia o assunto. Eu não estou falando no desempenho sexual. Estou falando de cabeça. Nivelou tudo. E, pra sorte nossa, nivelou por baixo. Veja a roupa do seu filho. Igual à sua. Antigamente um cara de 23 se vestia completamente diferente de um cara de 53. Ou você alguma vez viu o seu pai de tênis? (nem de pênis) Acho que até para jogar tênis ele devia jogar de sapato.
– Se a gente então não está velho, vai ficar velho quando?
– Pois é aí que eu quero chegar. Não existe mais a velhice. Nos anos 60 a gente fez tanta zorra que, sem querer, garantimos o nosso futuro sem velhice. Pode escrever aí. Não existe mais velhice.
– Ficamos imortais?
– Quase. Antigamente o sujeito começava a morrer mais cedo. Ficava uns 10, 15 anos morrendo. Agora não, ela vai ficar até os 80, 90. Daí ele fica doente e morre logo. Acabou a agonia. Pensa bem: a gente está com 50. Temos mais uns 30 pela frente. Firmes. É isso, cara: não existe mais a velhice. E fomos nós que detonamos com ela.
– Mas tem o cabelo branco, as rugas, a barriguinha...
– Detalhes, cara, detalhes. O cabelo branco, a ruga e a barriguinha hoje em dia são encarados como charme. Mesmo porque os cabelos não ficam mais tão brancos como nos nossos pais. E as rugas também. Os velhos estão cada vez com menos rugas. E pra barriguinha estão aí as academias. Tem as fórmulas.
– E isso vale também para as mulheres, né?
– Principalmente. Eu estava falando nas nossas amigas de 40. Pega as de 50. Tudo com corpinho de 30. Cabeça de 20. Tão até melhores do que nós, cara.
– Peraí, a sua namorada não tem nem 30.
– E isso me preocupa. Tem cabeça de 50. De 50 das antigas. O que serve para a nossa geração, não serve para a nova geração. Resumindo: não existe velhice para a nossa geração. A gente batalhou isso. Agora essa nova geração que vem aí vai envelhecer. Se ela quiser continuar a ser como a gente, vai acabar sendo igual aos nossos pais, como diria o grande Belchior.
– Eu não estou entendendo aonde é que você quer chegar.
– Quero chegar nos 90. Me passa o uísque. Me passa o fumo. Me passa o Viagra. Me passa a saudade que eu tenho dos meus 20 anos. Me passa a vida a limpo. E mete os Beatles aí na radiovitrola. Help, please. "

25 de agosto de 2012

David Lanz: "Cristofori's Dream"

David Lanz é um pianista americano que já gravou cerca de 30 álbuns a partir de 1983 mas sua carreira musical começou em fins dos anos 1960.
Buscando criar atmosferas sonoras que façam apelo direto às emoções, suas composições provocam estados de relaxamento sem perder de vista o apelo melódico que prende a atenção do ouvinte.
Segundo suas palavras o piano é o instrumento mais divinamente inspirada do planeta pois apresenta uma sonoridade que facilita a interligação entre os lados esquerdo e direito de cérebro, ou seja, razão e emoção. 
O objetivo de David é criar entretenimento que também forneça iluminação, demonstrando com isso estar interessado também na parte espiritual.
Para este último sábado do mês de agosto escolhi a música "Cristofori's Dream", belíssima peça de 1988.
Bom fim de semana!
P.S.: E não deixem de ver o vídeo do Edgar Morin, postado logo abaixo pelo Luiz Felipe!

Facebook: Pergunte à Gina

O mais novo "viral" na Internet está no Facebook.
Um estudante paulista de publicidade de 19 anos criou um perfil de uma moça chamada Gina.
Só que a foto usada é a da mesma moça que aparece à décadas na embalagem dos Palitos Gina.
Os fabricantes do referido produto estão vendo que medida tomar. Na verdade eles estão em dúvida se o sucesso da Gina do Facebook é positivo ou negativo para eles.
O detalhe da Gina do Face é que ela responde às perguntas dos amigos com certa indelicadeza e cheia de ironia. Aliás o nome do perfil é "Gina Indelicada".
Lembram aquela seção da revista MAD, "Respostas Cretinas Para Perguntas Imbecis"? Tolerância zero com idiotices. É mais ou menos por aí. Até um pouco mais leve, eu diria.
O fato é que os seguidores entraram na brincadeira e fazem exatamente esse tipo de pergunta.
Não sei quanto tempo o perfil ainda vai ficar no ar, mas vejam algumas respostas da 'moça'.








24 de agosto de 2012

"Consciência Mundial" - por Edgar Morin no Sesc SP

Provocado pelas colocações filosóficas do Marquinhos na postagem anterior e pelas curvas encantadoras da Jung, acabei me recordando inspirado dos tempos de leituras intermináveis do fabuloso Morin.
 
Foi um tempo em que eu buscava incessantemente um conforto (diga-se de passagem: inexistente)  para as intrigas e para as complexidades absurdas desta vida, para os sentidos além dos espíritos, das sexualidades sagradas e das almas perdidas...
 
E não é que encontrei o Morin, sim, o velho Edgar Morin, das inspirações totais e profundas.Das visões Sapiens e Demens!
 
Pois, para a minha alegria e surpresa o Morin esteve recentemente no Brasil, em julho de 2012, aos 90 anos em radical performance sobre os fatos e o devir. Verdade seja dita, o vídeo é um pouco longo para os padrões de um blog como o nosso, mas como é fim de semana e talvez alguns dos visitantes não tenham uma grande programação pela frente, ou, vez por outra são tomados pela insônia torturante, quem sabe então não tiram um tempinho para algumas breves reflexões com este gigante de nosso tempo?!

    

Musa da Semana: Gil Jung

E porque hoje é sexta-feira...
O suíço Carl Gustav Jung foi um dos fundadores da Psicologia Analítica, depois de seu contato com Freud.
Mas seguiu outros caminhos: "Jung jamais conseguiu aceitar a insistência de Freud de que as causas dos conflitos psíquicos sempre envolveriam algum trauma de natureza sexual, e Freud não admitia o interesse de Jung pelos fenômenos espirituais como fontes válidas de estudo em si".
Sito rapidamente o psiquiatra suíço pois seu sobrenome é o mesmo adotado pela nossa musa desta semana.
Jung considerava a libido como algo importante de seus objetos de estudo. Daí que a Gil escolheu bem
Gil Jung é apresentadora de um programa no canal Multishow chamado "Diário Quase Secreto".
É uma daquelas atrações destinados a público adulto pois o principal foco de atenção são as curvas da bela modelo, além dos "segredos" que ela conta.
É ela o destaque da edição de setembro de 2012 da revista Sexy que chega às bancas na semana que vem.
Mas o blog já adianta alguma coisa, para deleite dos leitores, adeptos das idéias psicanalíticas de Jung ou não.










"Programas" pagáveis com cartão de crédito

Sabem aquela história do sujeito que, querendo comentar a novela das nove mas sem indicar que a acompanha, diz que "passou em frente a TV e viu..." ou "estava mudando de canal e vi..."?
Uso esse exemplo porque quero comentar uma coisa que li nos classificados de jornal ontem mas não era o que estava procurando.
Na verdade não estava procurando nada especial. É que nos últimos anos os preços de imóveis dispararam em diversos pontos do Estado do Rio e eu queria fazer post a respeito, nos moldes que fiz aqui sobre "O Apartamento no Rio". Queria conferir valores atuais.
Ocorre que "passei" pela parte de "Encontros Pessoais" (ok, podem dizer que fui direto olhar lá, mas juro que não) e fiquei surpreso com duas novidades das garotas que oferecem seus serviços.
O primeiro é que muitas estão com blogs na Internet divulgando detalhes da "programação", incluindo preços e atividades oferecidas.
O segundo é que algumas já recebem pagamento com cartão de crédito, dividido em 3 vezes sem juros!!
Pelo visto vai ter muito marmanjo estourando o limite do cartão e aumentando o índice de pessoas inadimplentes.
Mais uma preocupação para o governo federal.

Confusão no Mensalão

Os juízes do STF (o Supremo que não é de frango) não se entendem.
"Apenas" batalha de egos (já são bem conhecidos os orgulhosos senhores) ou posicionamento político disfarçado em contradições no julgamento?
Ontem o clima esquentou e aquilo não é uma sala de aula.
Descrição do Paulo Henrique Amorim e charge do Bessinha:
 "Ao fim do voto de Lewandowski, que absolveu João Paulo Cunha e Marcos Valério e seus sócios, o ministro relator, Joaquim Barbosa, anunciou que, na próxima sessão, responderá a todas as perguntas contidas no voto de Lewandowski.
Seria uma réplica ao revisor.
Lewandowski imediatamente disse que queria responder à réplica de Barbosa- ou seja, que tinha direito à tréplica.
Ayres Britto não concordou.
Porque, se um tiver que se contrapor a outro, o julgamento não terminará nunca.
Lewandowski voltou a insistir: vai haver réplica sem tréplica ?
E não gostou de Ayres Britto ter conferido “centralidade” ao papel do relator – o que deu a impressão de que o revisor, Lewandowski, teria um papel secundário, não-central.
Lewandowski protestou e avisou que, se não tiver garantia de uma tréplica, não assistirá à sessão em que Barbosa proferir a réplica.
Mau sinal.
Como diz o Mestre Falcão, que pergunta se Peluso vai ou não: a incerteza no julgamento é uma agressão ao Direito dos réus, dos advogados e dos próprios ministros."
Paulo Henrique Amorim

23 de agosto de 2012

O Anjo Pornográfico - Centenário de Nelson Rodrigues

Se fosse vivo Nelson Rodrigues estaria completando 100 anos.
Nasceu em Recife aos 23 dias de agosto de 1912.
Ou seja, exatamente hoje comemora-se o centenário de Nelson.
Em janeiro deste ano escrevi um texto sobre ele aqui no blog.
É que estava terminando a leitura de "O Anjo Pornográfico" e resolvi fazer pequena resenha.
Em homenagem a ele reproduzimos a seguir o post.

"O Anjo...” não é um lançamento de 2011. Foi editado em 1992. Mas é atemporal por ser uma biografia. E torna-se mais atual ainda porque em 2012 comemora-se cem anos de nascimento do biografado.

Muito mais que uma simples biografia, é a história quase inacreditável da trajetória de vida de uma das personalidades mais polêmicas que já existiu no Brasil: o dramaturgo, escritor, jornalista, etc., Nelson Rodrigues.

O Anjo Pornográfico” (Companhia das Letras, 494 páginas, R$ 65,00, 14ª edição) do fantástico Ruy Castro mostra em detalhes os percalços (desde a infância) que acompanharam a trajetória do autor de “Toda Nudez Será Castigada”, “Vestido de Noiva”, “A Vida Como Ela É – O Homem Fiel e Outros Contos”, “Perdoa-me por me Traíres”, “Bonitinha mas Ordinária”, “O Casamento”, “A Dama do Lotação”, “Engraçadinha”, “A Mulher que Amou Demais”, “Beijo no Asfalto”, etc.

Através do livro entende-se um pouco o estilo arrogante (para alguns) e genial de Nelson, bem como os possíveis motivos de sua obsessão pelos temas sexo e morte que costumavam andar sempre acompanhados um do outro em suas obras.

Considerado por muitos “moralistas” como um “câncer a ser extirpado do mundo das letras brasileiras” (sobretudo na primeira metade do século XX), “O Anjo Pornográfico – A Vida de Nelson Rodrigues” lança luzes sobre a vida e a obra desse tricolor que nasceu no Recife mas que está entre os maiores cariocas que já existiram. E um dos maiores escritores e “frasistas” da história deste país.

Sinopse: “A vida de Nelson Rodrigues (1912-1980) foi mais espantosa do que qualquer uma de suas histórias. E olhe que ele escreveu peças como "Vestido de noiva" e "Boca de Ouro", romances como "Asfalto Selvagem" e "O Casamento" e os milhares de contos de "A vida como ela é..." Mas foi de sua vida - e da vida de sua trágica família - que Nelson Rodrigues extraiu a sua obsessão pelo sexo e pela morte. Gênio ou louco? Tarado ou santo? Reacioná-lo ou revolucionário? Nenhum outro escritor brasileiro foi tão polêmico em seu tempo. Para escrever O Anjo Pornográfico, Ruy Castro - autor do consagrado Chega de Saudade - realizou centenas de entrevistas com 125 pessoas que conheceram intimamente Nelson Rodrigues e sua família. Elas o ajudaram a reconstituir essa assombrosa história, capaz de arrancar risos e lágrimas.”

E já que citei a habilidade como criador de frases célebres eis aqui algumas de suas pérolas inesquecíveis. Ou, de forma bem resumida, porque Nelson Rodrigues despertava tanto ódio. 
Para mim ele sempre foi movido a ironia, daí que não levo muito a sério isso mas sim com humor:
- “O grande acontecimento do século foi a ascensão espantosa e fulminante do idiota”.
- “Subdesenvolvimento não se improvisa. É obra de séculos”.
- “As grandes convivências estão a um milímetro do tédio”.
- “Não gosto de minha voz. Eu a tenho sob protesto. Há, entre mim e minha voz, uma incompatibilidade irreversível”.
- “Sou um suburbano. Acho que a vida é mais profunda depois da praça Saenz Peña. O único lugar onde ainda há o suicídio por amor, onde ainda se morre e se mata por amor, é na Zona Norte”.
- “O adulto não existe. O homem é um menino perene”.
- “Se todos conhecessem a intimidade sexual uns dos outros, ninguém cumprimentaria ninguém”.
- “Não se apresse em perdoar. A misericórdia também corrompe”.
- “Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos...”.
- “Só o cinismo redime um casamento. É preciso muito cinismo para que um casal chegue às bodas de prata”.
- “O pudor é a mais afrodisíaca das virtudes”.
- “O dinheiro compra até o amor verdadeiro”.
- “A prostituta só enlouquece excepcionalmente. A mulher honesta, sim, é que, devorada pelos próprios escrúpulos, está sempre no limite, na implacável fronteira”.
- “O brasileiro não está preparado para ser o maior do mundo em coisa nenhuma. Ser o maior do mundo em qualquer coisa, mesmo em cuspe à distância, implica uma grave, pesada e sufocante responsabilidade”.
- “Os homens mentiriam menos se as mulheres fizessem menos perguntas”.
- “Se os fatos são contra mim, pior para os fatos”.
- “Toda a unanimidade é burra”.
- “A televisão matou a janela”.
- “Todo ginecologista devia ser casto. O ginecologista devia andar com batina, sandálias e coroinha na cabeça. Como um São Francisco de Assis, com luva de borracha e um passarinho em cada ombro”.
- "Nem toda mulher gosta de apanhar, só as normais"
- "Invejo a burrice, porque é eterna."
- "Todo grande homem tem que ser, obviamente, obsessivo. Não sei se me entendem. Mas o 'grande homem' é a soma de suas ideias fixas. São elas que o potencializam."
- "O preconceito contra o ridículo é um equívoco obtuso e milenar. Só o imbecil não é ridículo."
- "Eu me nego a acreditar que um político, mesmo o mais doce político, tenha senso moral."
- "Um grande país é homicida e suicida. Homicida enquanto se desenvolve. Mas, quando atinge o máximo de seu progresso e de sua euforia, torna-se suicida."
- "Ninguém ouve ninguém. O que nós chamamos diálogo é, na maioria dos casos, um monólogo cuja resposta é outro monólogo."
- "O homem esquece antes de sofrer."
- "Só acredito nas pessoas que ainda se ruborizam."
- "Com sorte, você atravessa o mundo. Sem sorte, você atravessa a rua."
-"Sua muito o sujeito que ganha pouco. E sua pouco o sujeito que ganha muito. Há uma relação nítida e taxativa entre a transpiração e o ordenado."
- "A mulher fria é a única que não tem o direito de trair."
- "A mulher se corrompe menos do que o homem. Na mais degradada das mulheres sobrevive algo de intacto, de intangível, de eterno. Esse mínimo de inocência sempre a salva."
-"No Brasil, quem não é canalha na véspera é canalha no dia seguinte."
- "A nudez feminina perdeu todo o suspense e o mistério. Vivemos a mais despida das épocas."

Humor de Quinta: Os Nomes dos Candidatos a Vereador

Eu já tinha planejado fazer o "Humor de Quinta" de hoje com nomes de vereadores e estava pesquisando.
Mas o ótimo blog de humor Kibeloco saiu na frente e fez um ótimo trabalho que reproduzimos a seguir.
Com certeza na sua cidade também deve ter alguns candidatos deste nível político.
Se bem que o nome não significa nada, não é mesmo? Não sei não...
E continuo com a minha incansável busca pela verdade suprema: para que serve um Vereador? E, o mais difícil: por que existem tantos Vereadores, pagos com a nossa grana diga-se de passagem?




Apple x Samsung: o round final

Finalmente deve sair na próxima semana o resultado do bilionário julgamento nos Estados Unidos do litígio entre a Apple e a Samsung.
Primeiro a Apple processou a coreana. Em resposta a Samsung processou a Apple.
Em jogo a proibição da venda de aparelhos das duas marcas no mercado americano: Iphone e Ipad de um lado e os Smartphones e Tablets da linha Galaxy, que utilizam o sistema Android, de outro.
No final deve rolar mesmo uma multa e quem perder vai recorrer.
Nesta briga sou mais simpático à Samsung por oferecer produtos tão inovadores quanto a Apple mas com diversas opções de preço, a maioria bem mais em conta.
Mas esta é uma longa discussão.

A Google - dona do sistema Android - por exemplo, move ação contra a mesma Apple.
A verdade é que nem os juízes aguentam mais esse julgamento.
Vejam essas:
"No tribunal que julga o caso Samsung vs. Apple, o júri está desinteressado e os juízes estão irritados. Enquanto a juíza Lucy Koh perguntou aos advogados da Apple se eles estavam “fumando crack”, o juiz Paul Grewal perguntou às duas empresas: por que vocês se acham tão especiais?"
"(...) Então começou a réplica da Apple. Na reta final do julgamento, eles pediram para a juíza Lucy Koh analisar um documento de 75 páginas, pedindo que até 22 testemunhas fossem ao tribunal. A juíza ficou irritadíssima: “a menos que vocês estejam fumando crack, vocês sabem que essas testemunhas não serão chamadas!”
Um dos advogados da Apple disse: “não estou fumando crack, eu lhe prometo”. A equipe prometeu reduzir o documento."
"A Samsung também pediu algo na última hora: mais tempo para oferecer uma “instrução ao júri de inferência negativa”. O juiz Paul Grewal, que auxilia a juíza Koh, não gostou disso. Ele negou o pedido da Samsung, e tem algo a dizer:
'…em algum ponto essa acomodação tem que acabar, senão as centenas de outras pessoas e organizações envolvidas em casos de direitos civis, Previdência Social, e outros casos também atribuídos a estes mesmos juízes poderiam perguntar, e com razão: o que torna as empresas deste processo judicial de patentes tão especiais?'
Basicamente, o caso Apple vs. Samsung está tirando tempo que poderia ser usado para julgar outros processos. Os juízes estão irritados, o júri está apático, e os advogados estão cansados. Felizmente, o julgamento está chegando ao fim."
Fontes das citações entre aspas:
The Verge
Gizmodo

22 de agosto de 2012

Forbes: Outra vez Dilma entre as três mais poderosas do mundo

E as mulheres... cada vez mais poderosas, hein?!
E no Brasil ainda tem a Dilma, a terceira mais poderosa do mundo, segundo a Forbes.
Só perde para a Angela e Hillary. Por enquanto.
Nós homens temos que nos cuidar. Ou não. Deixa o mundo por conta delas agora. Agora que já fizemos muita m...