Vi essa notícia na Internet, publicada na Exame, que por sua vez comenta nota da Veja desta semana.
As OGX/OSX/LLX/BBX/..X negam a informação. Confiram a seguir.
Porto de Açu, no Rio, precisa de obras emergenciais para evitar a ruína do porto; em nota, LLX nega qualquer problema
São Paulo – O empresário Eike Batista vive, realmente, um inferno astral. A nova dor-de-cabeça do bilionário é o Porto de Açu, em construção no Rio de Janeiro. O projeto corre o risco de afundar – literalmente.
A informação é da coluna Holofote, da edição 2316 de Veja, que circula nesta semana.
Segundo a coluna, as obras foram realizadas sem um estudo do solo. Agora, o estaqueamento (um tipo de alicerce) do estaleiro começou a ruir.
Em nota à imprensa, a LLX e a OSX, responsáveis pelo projeto, negam qualquer problema. As empresas classificaram a informação de "inverídica e infundada".
A revista informa que obras de emergência estão em andamento para evitar que o porto afunde. O porto está sendo tocado pela LLX, o braço de logística do Grupo EBX, fundado por Eike. As obras do porto começaram em outubro de 2007 e envolvem uma área total de 90 quilômetros quadrados.
Com profundidade inicial de 21 metros, prevê um píer de 17 quilômetros, capaz de receber 47 embarcações. Os investimentos previstos são de 4 bilhões de reais. Segundo o site da LLX, a previsão é que o porto comece a operar no segundo semestre deste ano.
Veja, a seguir, a íntegra do posicionamento da LLX e da OSX:
"A LLX e a OSX esclarecem que é inverídica e infundada a informação divulgada pela coluna Holofote, da revista Veja desta semana. Nunca houve e nem há qualquer problema com as fundações ou edificações do estaleiro. As empresas informam que todas as obras realizadas no Superporto do Açu e no estaleiro da OSX no Açu são baseadas em rigorosos estudos, elaborados por renomadas empresas de engenharia no Brasil e exterior.
Todo o processo de estaqueamento e fundações realizado no estaleiro da OSX, assim como os estudos geotécnicos e os projetos são desenvolvidos por empresas altamente qualificadas. Importante ressaltar que todas as empresas e profissionais envolvidos nos projetos e na execução registraram as respectivas responsabilidades técnicas no CREA através das ARTs."
As empresas reforçam que as obras do Superporto do Açu e do Estaleiro da OSX seguem em ritmo avançado, com operação prevista para este ano."
Fonte: Exame
2 comentários:
Apesar do inferno astral o Eike com certeza vai sair dessa melhor que entrou como sempre faz.
Assim como estão falando mal do Porto do Açu, da mesma forma, aqui no Ceará, inventaram mil e uma mentiras durante a construção do Porto do Pecém, que tem pier em mar aberto, e que está funcionamento plenamente perto de Fotaleza, com um retroporto tão magnifico como o projetado de S.J.Barra-RJ.
O brasileiro sabe muito criticar mas mas na hora de fazer...ai meu Deus! Tenho certeza que aquela região vai ser outra depois desse comlexo do EIKE. Parabens a esse homem visionário tanto como foi o Barão de Mauá em seu tempo.
Postar um comentário