21 de maio de 2014

Quebrandos mitos: Bolsa Família não gera acomodação

Um dos 'nhe-nhe-nhes' que escuto desde o início do governo Lula é que o Bolsa Família iria formar uma geração de vagabundos. Obviamente nunca concordei.
O que se precisava logo de cara era não permitir que pessoas morressem de fome em nosso país. Precisávamos assumir a nossa parcela da dívida social gerada em 500 anos de desgoverno, favorável à minoria presenteada pela sorte de poder ter acesso à educação e consequentemente a trabalho minimamente digno.
Nunca foi outro o objetivo do Bolsa família. 11 anos depois os fatos mostram que a opção preferencial do PT pelos mais sacrificados estava certa. Falta muito, mas frutos já começam a ser colhidos.


"'As mulheres vão ter mais filhos para receber mais dinheiro do governo'. “As pessoas vão deixar de trabalhar para viver de benefício social”. “É claro que as famílias vão gastar mal o dinheiro”. Quando o Bolsa Família nasceu, crenças como essas eram comuns entre aqueles que não acreditavam no programa. Hoje, porém, quase 11 anos após sua criação, ele apresenta bons resultados e é aclamado pela comunidade internacional como um dos mais bem-sucedidos programas sociais do mundo.
Estudos científicos e pesquisas revelam que, mais do que aliviar a pobreza monetária, o Bolsa Família alcançou impactos notáveis na saúde, na educação, na segurança alimentar e nutricional de milhões de brasileiros e brasileiras. A própria trajetória de mudança nas vidas dessas pessoas tratou de derrubar, um a um, os mitos que rondavam o Bolsa Família no seu nascimento. Confira, a partir desta segunda-feira (19), a série “Quebrando mitos” sobre o Bolsa Família, aqui no Blog do Planalto.
Pesquisas sobre o impacto do Bolsa Família não mostram tendência dos beneficiários em deixar o mercado ou trabalhar menos. Pelo contrário, em muitos casos, o programa estimula o empreendedorismo como forma de completar a renda. Cerca de 350 mil pessoas que receberam o auxílio hoje são microempreendedores individuais."
Leia mais em 10 Anos de Bolsa Família
Fonte 2: Blog do Planalto

Nenhum comentário: