31 de outubro de 2012

Fotografia: The Nu Project vai fotografar as brasileiras

Musa da Semana?
Playboy?
Ex-BBBs?
Photoshop?
Nada disso.
Mulheres normais, de idades diversas, em suas 'perfeições imperfeitas'.
Naturais como a beleza deve ser.
Sem traumas nem cobranças.
Contra-corrente da exigência midiática da beleza "extrema".
Essa é a ideia desenvolvida pelo 'The Nu Project' ("You Are Beautiful") e que achamos muito interessante.
Para quem gosta de fotografia.
E de mulheres, como elas são.
Detalhes a seguir.
Mas podem ir direto no site original do The Nu Project.

P.S.: Sobre as brasileiras citadas no texto abaixo, se inscreveram 1.800 mulheres! O prazo já se encerrou e os registros estão sendo feitos: 

Brazilian Cities Finalized
09/12/12
Thank you to all of the women in Brazil who have volunteered for the project. Based on the inquiries we received, we’ve chosen 4 cities for shoots: São Paulo, Rio, Recife, and Salvador.  For those of you in those cities that have signed up please look for a followup email in the next few weeks.
To all of the women outside of those cities who showed interest – thank you.  We promise this won’t be the last trip we take to Brazil.
Beijos,
Matt + Katy


Nudez sem Retoques
"O “The Nu Project” é um projeto do fotógrafo americano Matt Blum que, desde 2005, fotografa mulheres “comuns”. Mas como assim comuns? É aquela mulher que poderia ser a minha ou a sua namorada, a nossa vizinha, a garota que você vê no metrô, a sua cunhada ou mesmo aquela tia mais velha, por que não? A ideia do projeto é justamente mostrar a beleza do corpo feminino da maneira mais natural possível. As fotos não são retocadas, não passam pelo photoshop e também não há maquiagem. E nenhuma das fotografadas é modelo, atriz ou alguma celebridade que passa horas na academia. Elas também não recebem nada pelo ensaio, apenas as 10 fotos para guardar de recordação.

Até agora, mais de 100 mulheres da América do Norte e do Sul já tiraram a roupa para as lentes de Matt Blum. São elas que escolhem o ambiente onde querem ser fotografadas, e invariavelmente os ensaios acontecem dentro de casa em situações do cotidiano.

A boa notícia é que o projeto está recrutando brasileiras para participar da brincadeira. Basta ter mais de 21 anos e se inscrever no site. O ensaio dura por volta de uma hora e meia e inclui um bate papo inicial para discutir o local e estilo das imagens. Por aqui as fotos serão feitas no fim do ano, por volta de novembro, e as inscrições já estão abertas. Agora é esperar para ver as nossas conterrâneas do jeitinho que vieram ao mundo."
Fonte: Club Alfa

Noite de Jazz: Grover Washington Jr.

Smooth Jazz dos anos 80.
"Just the two of Us".
Grover Washington Jr.: Sax




Ainda a tempestade... e o Brasil

No post anterior - de ontem - sobre a tempestade americana (que afinal não é americana é do planeta) comentei sobre "a necessidade urgente dos investimentos necessários para esses enfrentamentos que serão cada vez mais intensos em todas as partes do mundo".
Pode ter ficado no ar que eu estivesse enfatizando que no Brasil nada tem sido feito. 
Não é bem assim. 
Um bom exemplo é o 'Centro de Operações Rio', uma grande iniciativa, um altíssimo investimento, que já tem gerado ótimos resultados.
Vocês podem conferir isso no interessante vídeo que inserimos abaixo.
Mas é bom lembrar que, paralelo à melhoria na questão de informação e tomada de decisões, os investimentos em infra-estrutura para enfrentar as demandas cada vez mais urgentes, tem de ser feitos na mesma proporção (escoamento de água, deslizamentos, etc.).
Sei que muita coisa tem sido realizadas só não sei se são suficientes. 
Além disso, o Rio tem que ser apenas um exemplo. As iniciativas municipais, estaduais e federais tem de ocorrer por todo este país-continente, o que é um grande desafio.
Só voltei a este assunto porque a tempestadade nos Estados Unidos deu medo e nós estamos entrando aqui no período anual de chuvas, pelo menos na maioria das regiões do Brasil.
Enfim, boa sorte para nós e para todos deste Planeta Terra, que anda um tanto quanto intranquilo nos últimos tempos. Por culpa nossa.
E não adianta tentar dar Lexotan ou Rivotril para ele. 
Só para nós. O que não nos livra de nenhuma possível tempestade.
 

30 de outubro de 2012

Sobre a tempestade americana


Algumas rápidas considerações sobre a tempestade que passou pela costa leste americana e afetou Nova Yorque.
É difícil dizer se a quantidade de água que caiu e a velocidade do vento já foi enfrentada na mesma proporção por grandes cidades brasileiras (tipo Rio e São Paulo) mas ficou claro a diferença nos resultados do evento.
Lá as cidades estão mais preparadas para o escoamento da água, equipes de socorro mais aparelhadas e população mais apta a seguir recomendações. 

Não estou querendo comparar nada, apenas chamando atenção da necessidade urgente dos investimentos necessários para esses enfrentamentos que serão cada vez mais intensos em todas as partes do mundo.
Outro item a considerar é que na campanha presidencial e nos debates americanos a questão ambiental passou ao largo. Pode ser que depois dessa o assunto volte a ser destaque. 

Fenômenos naturais extremos sempre existiram mas os especialistas já comprovaram que estão acontecendo com mais intensidade e a intervalos cada vez menores, mesmo em locais até então livres disso. 
E a causa já sabemos: aquecimento global.
E falando nisso, que calor infernal...

O Realismo Emocional e o Aniversário do Blogueiro

Na semana passada mostramos aqui no blog o belo trabalho do pintor brasileiro Cláudio Souza Pinto, que reside atualmente em Paris.
Hoje (aproveitando a abertura da exposição dos Impressionistas no CCBB do Rio) apresentamos as belas aquarelas do americano Steve Hanks.
Ele nasceu na cidade de San Diego, sul da California, em 1949.
E junto ao mar: "O oceano causou uma impressão forte e duradoura sobre mim. Foi bom para a alma estar em contato com a água, surf, natação, sentindo seu poder misterioso."
Depois a família mudou-se para o Novo México.
Retornou para a California para concluir sua formação na Academia de Belas Artes de San Francisco e no Califórnia College of Arts and Crafts.
É considerado um dos mais importantes artistas da atualidade a dominarem a técnica da aquarela.
Não é para menos. Chama seu tipo de obra de "Realismo Emocional", bela e interessante definição em que vejo conexão com o estilo do aniversariante de hoje - que não é o Steve.

Luiz Felipe e Dom Quixote em Madri. Felipe é o da direita (mas é de esquerda)
Admirem algumas de suas pinturas nesta terça-feira, dia 30, que já anuncia o fim do mês de outubro. E que é uma data muito especial: através dessas belas imagens homenageamos o aniversariante do dia, o criador e titular deste Blog, Luiz Felipe Muniz, que não é pintor mas tem um currículo de vida invejável (pioneiro Ambientalista é também Advogado, graduado em Psicopedagogia, Inspetor Industrial, etc. etc.), sempre enfrentando novos desafios, sabendo admirar as coisas belas que nos rodeiam, como essas obras de arte. Felipe nasceu dez anos depois que o artista aqui apresentado.
A partir dele este Blog construiu sua história no universo virtual, registrando e analisando os fatos de nosso tempo.
Parabéns! Feliz Aniversário! Saúde & paz, caro amigo Felipe!













29 de outubro de 2012

Enquanto isso, na cidade que nunca dorme...

Mais uma vez fomos afetados pelo fenômeno do desaparecimento de diversas imagens no blog.
Porque atinge algumas e outras não, estamos investigando.
Enquanto isso estamos acompanhando a cada vez menos movimentada New York à medida que Sandy se aproxima.

Imagem do Dia: Dilma e Haddad hoje no Planalto


"A presidenta Dilma Rousseff recebeu nesta segunda-feira (29) o prefeito eleito do município de São Paulo, Fernando Haddad. Ele afirmou que o encontrou serviu para, além de agradecer o apoio da presidenta, estabelecer uma rotina de trabalho. O prefeito eleito ressaltou a importância de se criar um grupo de trabalho o quanto antes para iniciar a discussão sobre as parcerias que foram anunciadas no plano de governo apresentado durante a campanha, para que sejam implementadas o quanto antes. Haddad, antes de voltar para São Paulo, ainda visita o Ministério da Educação."

Live: O Avanço do Furacão Sandy nos Estados Unidos

Pela Internet é possível acompanhar o avanço do Furacão Sandy nos Estados Unidos através de diversos sites.
Um deles é o do The Guardian.
Outro é a página principal da CNN.

Flooding around Fairway market in Red Hook, Brooklyn as Sandy approaches. Photograph: Guardian

Carla Bruni e Dave Stewart: Quelqu'un M'a Dit e Blowin' in the Wind

Uma perfomance da bela italiana Carla Bruni (ex-Primeira Dama da França) acompanhada do inglês Dave Stewart no 'Mandela Day' de 2009 (evento beneficente) no Radio City Music Hall, Nova York: "Quelqu'un M'a Dit" e "Blowin' in the Wind".
Apresentação do ator e diretor Forest Whitaker que ganhou o Oscar de melhor ator em 2006 com o filme "O Último Rei da Escócia", onde fez o papel do ditador de Uganda, Idi Amim.
Falando em Nova York continuamos acompanhando e torcendo para que sejam mínimos os estragos do furacão Sandy na costa leste americana.

Os resultados das eleições e as perspectivas para 2014

Para analista, resultados eleitorais consolidam projeto 'Dilma 2014'

Segundo diretor do Diap, sensação de 'bem-estar' da população prevaleceu sobre denúncias e tornou vitoriosos partidos da base aliada
 
São Paulo – O resultado das eleições municipais, ao contrário do que se dizia, fortalece o projeto "Dilma 2014", avalia o analista político Antônio Augusto de Queiroz, diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). “Não resta dúvida de que os partidos da base foram vitoriosos”, afirmou. De 50 cidades com segundo turno, ele estima que 75% elegeram candidatos ligados à base aliada do governo. Queiroz acredita que a sensação de “bem-estar” da população, sustentada por crescimento do emprego e da renda, além de políticas públicas, prevaleceu sobre as denúncias contidas no julgamento do chamado mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF).
“É claro que se não houvesse a denúncia do mensalão o PT teria crescido muito mais. Mas entre uma acusação ético-moral e uma sensação de bem-estar, o eleitor prefere racionalmente optar pela segunda tese. Até porque quem está acusando o PT pratica algo muito parecido”, afirma o analista do Diap.
Nesse sentido, ele considera o PT vitorioso política e eleitoralmente. “Politicamente porque enfrentou uma campanha dos meios de comunicação com o objetivo de carimbar o partido como corrupto. É uma vitória indiscutível. Voltou à condição de partido mais votado na eleição municipal. Mesmo perdendo em Belo Horizonte, criou uma alternativa importante para o governo de Minas. A meu ver, cometeu seu principal erro em Recife, onde tinha a eleição garantida, mas que dependia de aliança (com o PSB). O mesmo ocorreu em certa medida em Fortaleza, onde disputou razoavelmente bem.” Queiroz atribui a derrota em Salvador muito mais a uma avaliação negativa do governo estadual, petista, do que a uma reedição do “carlismo”.
“A oposição decresceu em número de votos e prefeituras. E a base do governo aumentou”, prossegue o analista. “O núcleo estratégico do governo federal cresceu em número de votos”, acrescentou, citando PT, PSB, PCdoB e PDT. “Até o Psol, que faz uma oposição à esquerda, cresceu. Todos os demais – de oposição ou de uma situação mais conservadora – regrediram.” Ele considera o PSD a surpresa desta eleição, embora com muita concentração no Sul.
Segundo o diretor do Diap, alguns indicadores sociais podem ter sido determinantes nesta eleição, como o crescimento do emprego, “que não se justifica frente ao crescimento do PIB” e o aumento da renda. “Mas o governo tem outras políticas de inclusão social que fazem com que haja uma situação de bem-estar. Os acordos salariais tiveram ganhos reais. E houve ganhos com a redução dos juros.”
Ele considera que o setor “mais atrasado” adotou um discurso na tentativa de desqualificar o PT e tirá-lo da disputa, já pensando em 2014. O PSB, “ainda em fase de consolidação”, deve permanecer como aliado do PT na eleição presidencial. Para o PMDB, partido que diminuiu o número do prefeituras, mas continua como o de maior capilaridade, a alternativa mais viável seria também continuar com o governo, em vez de se arriscar em uma aliança com o PSDB. Quanto a Serra, o analista acredita que ele poderia no máximo almejar uma vaga no Senado. A candidatura ao Planalto “vai muito provavelmente cair no colo do Aécio (Neves), que não vai ter facilidade se o governo continuar bem avaliado”.

Fonte: Rede Brasil Atual

Vejam o ótimo primeiro discurso de Haddad depois da vitória, com os agradecimentos à Lula (que ganhou o seu grande presente de aniversário, como bem avisou aqui o Luiz Felipe Muniz) e à Dilma.


28 de outubro de 2012

A verdade do resultado de São Paulo: quem disputou contra quem e quem ganhou

Não foi só Haddad contra Serra.
Os times e os resultados reais foram:
Haddad-PT-Lula-Dilma: 55,57%
Serra-PSDB-PIG-Espetáculo diário do mensalão: 44,43%
Quem ganhou de verdade: os paulistanos e o povo brasileiro.
Sorry, 'Topo da Pirâmide'.  A 'Base da Pirâmide' social não é mais otária!
PIG: Podem começar a pensar na nova estratégia para 2014. Nós estaremos aqui, junto com outros "Blogs Sujos", para rebater!

Resultado da Pesquisa de Boca de Urna em São Paulo

Acaba de ser divulgada agora às 17:00h o resultado da pesquisa de Boca de Urna das eleições de São Paulo que é de longe a principal disputa nacional.
Haddad (PT) - 57%
Serra (PSDB) - 43%
Margem de erro 3%.
A vitória parece agora garantida!!!
Mas vamos aguardar o resultado oficial que deve sair por volta das 19:00h.

Imagem do Dia: Sandy

Não é outro post "Musa da Semana", desta vez com a bonitinha cantora Sandy (sem o irmão Junior, claro).
É a bela e assustadora foto de satélite do furacão Sandy sobre o Caribe aproximando-se da costa leste americana.
Estamos torcendo para que perca força  nas próximas horas e não cause maiores problemas nos Estados Unidos.


Violeta de Outono

Não estava em meus planos - por conta de outras prioridades dominicais - postar alguma coisa aqui hoje.
Mas não resisti em dar uma entrada rápida e colocar pelo menos uma canção do Violeta de Outono.
É que ouvi ainda agora, enquanto fazia outras atividades, parte do primeiro disco da banda, lançado em 1987.
Trata-se de grupo com características únicas no cenário musical nacional graças à incrível sensibilidade do meu amigo Fabio Golfetti, guitarrista, cantor e compositor.
Embora pouco conhecido do grande público o Violeta continua em atividade, tornou-se cult e internacional: Fábio faz parte da lendária família musical Gong, do poeta anglo-australiano Daevid Allen. Mas aí já é outra (e longa) história.

"Ouvir a encantadora música do Violeta de Outono é se intoxicar de emoção completamente, como quando numa noite de outono, olhando para a vermelhidão tingindo o azul transparente do céu, nos lembramos de alguém especial" (René Ferri).




Outono
Violeta de Outono

No percurso rumo ao prédio oculto
Desolado o sol se põe a oeste
Lua em gancho, triste, sons do vento
Parte o coração, o frio do outono

Canto do extremo do mundo
Espero em silêncio profundo

No jardim noturno o esquecimento
Velha árvore espera o julgamento
Nada explicará meu sentimento
Está em meu coração, o frio do outono

Canto do extremo do mundo
Espero em silêncio profundo

27 de outubro de 2012

São Paulo: Última Pesquisa Datafolha

Foi divulgada esta tarde a última pesquisa antes das eleições de amanhã em São Paulo.
Continua dando Haddad!
O Blog sempre foi muito direto em sua preferência: melhor para a cidade de São Paulo e para o país que vença o candidato do PT.
Depois da novela ininterrupta 'Mensalão-STF-PIG' em horário nobre, seria maravilhoso ver que a maioria soube analisar os bastidores.
A vitória de Haddad seria (e será) a possibilidade da continuidade de uma política nacional que tirou da miséria o equivalente a uma Argentina inteira.
Sim, porque não restam dúvidas que por trás da batalha para a eleição do prefeito de São Paulo esconde-se o projeto de retomada do poder (em 2014) pelas forças reacionárias que nunca levaram este país a lugar nenhum.
Torçamos por Haddad amanhã!


Parabéns Presidente Lula, saúde e força para prosseguir o grande projeto deste novo Brasil!

Hoje é o dia do aniversário do nosso querido Lula e o Blog tem o prazer de registrar a data e de desejar felicidades ao grande mestre. Parabéns escorpiano como poucos!

O presente mesmo será amanhã ao final do segundo turno!


Cláudio Souza Pinto e o romântico teatro da vida

Mais um artista apresentado pelo blog aos leitores (que não o conhecem é claro). Aliás já começou a exposição sobre o Impressionismo que nós comentamos aqui.
Quem deu a dica foi o amigo Betinho.
Claudio Souza Pinto é um pintor paulista que nasceu em 1954. Seu estilo tem sido denominado de "Romântico Surrealista".
Sua técnica apurada e a emoção transmitida por seus quadros faz sucesso em diversas partes do mundo onde já exibiu suas obras, normalmente pintadas em óleo sobre linho (não são imagens digitais!).
Suas palavras: "Não somos o que realmente queremos ser, e sim o que a sociedade nos impõe. A vida é um grande jogo. Todos nós temos um comportamento diferente, máscaras, e elas surgem dependendo da ocasião. O teatro da vida”.
Jacques Bral, premiado diretor de cinema, comenta: “As pinturas de Claudio têm um realismo fantástico e uma discussão visual sobre a melancolia e o amor. Tristeza ou alegria estão sempre presentes em suas pinturas, mesmo em espírito".
Cláudio mora atualmente em Paris e não é tão conhecido no Brasil como deveria ser.
"Muita cor, humor e criatividade marcam o trabalho do artista Claudio Souza Pinto. Em suas telas, o sentimento do ser humano é o principal elemento retratado. O artista gosta de questionar o comportamento da sociedade no que diz respeito à relação existência versus aparência. Sendo assim, Claudio utiliza seu bom humor ao pintar vestes e máscaras coloridas para exprimir trejeitos, volumes corporais, posturas e gestos de alguém desconhecido. Afinal, em sua obra os humanos são ilustres personagens que representam o tempo todo. Suas pinturas transformam situações cotidianas em imagens surreais, românticas, poéticas e engraçadas".









O Centenário do Bondinho, James Bond e Google

Hoje o bondinho do Pão de Açúcar está completando 100 anos.
Ganhou homenagem especial do Google com uma animação em sua página inicial.
É um programa obrigatório não só para turistas mas também para os locais, devido à deslumbrante vista que já rendeu até filme de 007.
Aliás, coincidência: ontem foi lançado o novo filme do James Bond ("Skyfall").
Relembramos abaixo trecho da histórica cena do bondinho. Ainda era aquele antigo e o agente 007 era o Roger Moore.
O filme chama-se "Moonraker".




Fausto Fawcett, o Lendário Maldito de Copacabana

No início dos anos 1990 surgiu um sujeito único (até hoje) no mundo artístico carioca. 
Um escritor e 'menestrel' maldito que cantava o baixo mundo de Copacabana e unia a Zona Sul com a barra pesada do subúrbio. 
O primeiro rapper brasileiro e que fazia uma poesia 'downtown'. 
Poeta e showman (com os "Robôs Efêmeros" e suas louras avançadas para época) andou sumido por uns dez anos, enfrentou problemas de saúde mas reapareceu agora com um programa no Canal Brasil e novos livros. 
O nome dele é Fausto Fawcett, na verdade, Cardoso. O Fawcett ele copiou daquela atriz que já morreu. 
Com vocês um pouco dele e do seu mundo, da Louraça Belzebu, da Godiva de Irajá, de Kátia Flávia.
Quem entrevista é Clemente, outro lendário do baixo mundo, só que de São Paulo: era ele o lider da banda punk Inocentes (início dos anos 1980).
Engraçado que com a chegada da idade essa galera vai ficando menos 'alucinada' e quase normal para os padrões medianos. É a vida. São sobreviventes.
.
Entenda um pouco mai nesse interessante depoimento. "Ícone do submundo de Copabacana, o escritor e cantor que eternizou o bairro mais famoso do Rio Janeiro no imaginário popular, Fausto Fawcett fala de sua carreira musical, das performances e da carreira literária, coroada com o relançamento de seus três livros, além de outros dois inéditos." Um pouco de história, início dos anos 90. Fausto Fawcett e as loiras do Básico Instinto no Programa Livre em 1993. Com Marinara, Regininha, Dado Villa-lobos, Dé, Charles Gavin, Ari Dias, Carlos Laufer, Katia Bronstein, Gisele e Luzia. Música: "Marinara" Apresentação: Sérginho Groisman.

26 de outubro de 2012

Musa da Semana: Karen Kounrouzan

Thanks God it's friday!
E porque é sexta-feira... A nossa musa semanal!
A modelo e bailarina Karen Kounrouzan que atua nas tardes de sábado como assistente de palco do programa do Luciano Huck está sendo prometida como destaque da próxima edição da revista Playboy (novembro/2012).
Isto ainda não foi confirmado oficialmente - pelo menos que saibamos - mas, independente de tal fato, escolhemos a moça para ser a homenageada da semana em nossa respeitada e frequentada série "Musa da Semana", sempre no ar às sextas-feiras (é de longe a série com mais acessos diretos no blog).
Corpo perfeito, bonita e simpática ela tem feito por merecer o sucesso que vem obtendo. Reconheçamos humildemente esta realidade que não requer nenhuma polêmica, concordam?
Com apenas 22 anos ela tem mesmo um bom futuro pela frente... E não vou fazer piadinha complementar a essa frase!
Boa sorte para ela. 
Atributos não lhe faltam assim com não faltam muitos fãs também.
É só olhar as fotos...















O "Livro Branco de Defesa Nacional"

O "Livro Branco" é uma espécie de carta de intenções expressa pela Nação aos diversos setores da sociedade nacional e internacional. Um exercício fabuloso de transparência em busca do aperfeiçoamento da identidade nacional do nosso povo e da confiança das demais nações com o Brasil.

Tomei conhecimento esta semana de que o Brasil lançou no último mês de Julho o seu primeiro "Livro Branco de Defesa Nacional", apresentado ao Congresso Nacional pela Presidenta Dilma e pelo Ministro da Defesa, o grande Celso Amorim,  um marco nacional, pois o nosso país é um dos últimos, senão o último entre as grandes Nações, a apresentar o seu "Livro Branco".

Não me lembro de ter visto qualquer destaque na imprensa, mas o tema é fundamento para o fortalecimento de nossa democracia e cidadania, daí a importância da divulgação, do destaque necessário e do esperado debate em torno do tema pelos diversos segmentos da sociedade brasileira.

Muito do que lá foi produzido se deve ao atual momento pujante de nossa economia e de nossa história recente de fantástica inclusão social, frente à crise que se agrava em todo o continente Europeu, Oriente Médio e nos EUA. Boa parte do mundo nos olha com inveja e preocupante intenção de ganância comercial e financeira.

As recentes descobertas do Pré-sal pela Petrobras, também fazem parte do enredo e das estratégias de defesa apontadas no referido livro, fato revelador e identificador do que hoje é chamado de "Amazônia Azul" pelos especialistas no assunto. Mas não é só, há muito mais por lá!

Portanto, penso que dar visibilidade a esta obra, faz parte da luta em favor da soberania nacional e do povo brasileiro, particularmente neste tempo estranho de fragilidades da democracia em todo canto do mundo, e, ainda mais em nossas raias nacionais, quando atônitos assistimos aos evidentes excessos praticados pela imprensa de massa que por aqui imperam, em vergonhosa e descarada parceria com setores do Judiciário.

Para acesso ao livro na íntegra, basta clicar no endereço abaixo:

http://www.camara.gov.br/internet/agencia/pdf/LIVRO_BRANCO.pdf