7 de setembro de 2014

Nietzsche e o Piquenique

Vou parar de falar "nos meus tempos...".
É que entrega uma certa nostalgia de idoso.
Além do que isso não está mais valendo por que tudo volta o tempo todo no mundo (ok, citando de viés o Lulu Santos).
Os vinis estão com força total na Inglaterra, berço da boa música, só para citar um caso que me diz respeito diretamente. Preciso ir urgente a Londres!
Agora leio que os piqueniques também estão de volta. No Rio. Na Lagoa. Lugar de lançamento de moda, ali colado em Ipanema.
Isso não era coisa do século XXI.
O Friedrich Nietzsche estava certo na sua teoria místico-filosófica do "eterno retorno".
Que legal. Mas é melhor eu ficar quieto e não começar a rememorar os tempos antigos, quando piqueniques (e LPs) não eram novidade.


"Não tem erro. Fez sol em um fim de semana do ameno inverno carioca e os gramados do entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio, se enchem de grupos para aproveitar uma mania antiga que voltou à moda nos últimos anos: os piqueniques. Para uns, apenas uma maneira barata – coisa rara em tempos de 'surrealismo' nos preços – de aproveitar o dia com os amigos. A brincadeira, no entanto, já se profissionalizou: há quem pague até R$ 2 mil por evento com direito a champagne e até canapés.

A produtora de eventos Luciane Rosa, dona da “PicNic Chique”, começou no ramo por acaso. Fez uma descontraída e econômica festa para seu filho de 15 anos. O sucesso a levou a ser requisitada para outros eventos, já como profissional.
“Na festa do meu filho, as pessoas viram e começaram a me perguntar um monte de coisas. Uma das convidadas da festa fez aniversário na semana seguinte e eu montei a decoração. Os valores variam muito da ocasião. Um piquenique romântico, por exemplo, sai por R$ 800, porque normalmente são só duas pessoas. Um piquenique completo chega a sair R$ 2 mil”, afirma.

Autorização
De acordo com a Secretaria de Ordem Pública (Seop), qualquer evento realizado em área pública precisa ter a autorização da Subprefeitura e da Secretaria de Ordem Pública. A realização de qualquer evento fica condicionada à previa obtenção do Alvará de Autorização Transitória.

Festa democrática
A empresária Andrea Bonalume não se importou em colocar a mão na massa e quis comemorar seus 30 anos de forma econômica e democrática. Conseguiu reunir a avó, a mãe, os amigos e os filhos dos amigos no mesmo ambiente. Marcado para começar às 15h, a festa só acabou por volta das 23h.
“Eu escolhi ficar num espaço próximo ao Palaphitas [Quiosque na Lagoa] e tinha muita gente fazendo piquenique. Levei slackline e as pessoas foram chegando, cada um em um turno. Deu para levar minha família e meus amigos, é bom para qualquer idade”, conta.

Andrea organizou tudo com a ajuda da mãe. Ela diz que pegou caixotes em uma mercearia, fez os sanduíches, brigadeiros e o bolo. Só contou com os amigos para a bebida e acabou gastando R$ 200. “Gastei mais comprando os pratos e copos descartáveis, com o gelo e com os ingredientes que usei no bolo e nos sanduíches. O resto eram as cangas e toalhas. Foi bem pouco, em qualquer lugar eu gastaria bem mais”, diz.

Ausência de banheiros públicos
A médica Marília Martins Lopes marcou o aniversário para um domingo, mas quase cancelou a festa na sexta-feira anterior, por conta da previsão do tempo. Decidiu manter o otimismo e São Pedro a presenteou com um dia agradável e ensolarado.

“Além de depender do tempo, outro imprevisto foi descobrir que não tem banheiros públicos na Lagoa. Fiquei indignada porque um lugar como aquele, tão importante para o nosso turismo, não nos oferece este tipo de infraestrutura. Tinham crianças e grávidas no meu piquenique, então passamos um apertinho, porque dependíamos da boa vontade dos donos dos quiosques locais de deixarem usar o banheiro”, ressalta.

Apesar do contratempo, a médica garante que o programa vale a pena em qualquer ocasião. "O piquenique foi do jeito que eu queria. Sol, ar livre, amigos e uma vista maravilhosa. É um programa ótimo, não só para aniversário, mas pra qualquer ocasião. Ao invés de sentar num barzinho e deixar uma pequena fortuna só para conversar, proponho o piquenique", conclui."
Fonte: G1 Rio

Nenhum comentário: