3 de março de 2013

Dervish D - Vangelis

Ainda em ritmo musical, mas bem diferente do anterior, é este post.
Não acompanho a novela da 9. Nada contra. Já acompanhei muitas novelas na vida. Não vejo mais.
De qualquer forma sei que atualmente cada uma traz algo interessante. Esta "Salve Jorge", por exemplo, mostra linda e exótica região da Turquia, a Capadócia.
Esses dias foi mostrado um trecho das 'danças circulares' dos Dervixes (ou Derviches), uma das práticas de vertente do Sufismo.
Em 1977, o grande músico e compositor grego Vangelis, em seu fantástico disco "Spiral", inseriu uma música que ele compôs após conhecer essa interessante prática espiritual dos monges Sufis  (conexão com Deus e o Universo através do transe meditativo provocado pela música e dança circular).
A música chama-se "Dervish D", é a terceira do Lado A do LP.
"Acontecendo a conexão, significa ir para longe, partir. Indo para longe, significa retornar a si."
 


"Mevleví ou Derviches Dançantes ou Giradores é uma ordem derviche (tariqa) da Turquia, fundada pelos discípulos do grande poeta Sufí Jalal al-Din Muhammad Rumi no século XIII.
Possuem uma cerimônia de dança-meditação,chamada Sema, que consiste numa dança masculina acompanhada por música de flauta e tambores.
Os dançarinos,giram sobre si mesmos com os braços estendidos, simbolizando "a ascendência espiritual para a verdade, acompanhados pelo amor e liberados totalmente do ego".
A cerimônia teve origem com os místicos da Índia e os sufis da Turquia."

Nenhum comentário: