13 de março de 2013

Fumaça Preta / Fumaça Branca

É possível que, ao ler essas mal traçadas linhas, vocês já saibam o nome do novo Papa.
É que amanhã, ou melhor hoje - já passa da meia-noite - vai ter a continuação do Conclave com pelo menos mais quatro votações.
Seja quem for o escolhido, vai ter que enfrentar o Vatileaks, as irregularidades da poderosa Cúria Romana, os escândalos diversos, enfim.
Tenho visto diversos depoimentos de "vaticanistas" (aliás nunca vi nem sabia que existiam tantos especialistas na área) que apontam a necessidade  do enfrentamento da crise que levou à renúncia de Bento XVI.
Reforçam que a Igreja vem perdendo fiéis devido a essas crises e à falta de modernização. Mas nem o nosso Congresso que não tem Cardeais é "moderno".
O fato é que não vi ninguém analisar que a sociedade está se afastando de toda e qualquer associação coletiva de fins espirituais ou, se preferirem, religiosos.
É bem verdade que no Brasil as igrejas neopetencostais cresceram mas duvido que esse crescimento se mantenha e mesmo se todos aqueles que aderiram vão continuar praticantes.
Com 2.000 anos de existência a grande complexidade da Igreja Católica, o desafio do novo Papa, é tentar trazer de volta não apenas fiéis para a Igreja Católica, mas trabalhar para que o conceito "espiritualidade" não soe anacrônico em um mundo cada vez mais dominado pelo individual, pelo material, pelo instantâneo, pelo descartável em todos os sentidos.
Sem esse caminho, a fumaça da chaminé vai continuar preta, Habemus Papam ou não.


Um comentário:

Ryan disse...

E ainda nada foi decidido Marquinhos. Veja a notícia das 8 da manhã.
Abraço.

Os cardeais reunidos na Capela Sistina, no Vaticano, não conseguiram eleger o novo Papa nas duas eleições da manhã desta quarta-feira (13), segundo dia do conclave, na Capela Sistina. Outras duas votações estão marcadas para o período da tarde, após o almoço dos 115 cardeais eleitores na Casa de Santa Marta.

A fumaça preta se ergueu da chaminé da Capela Sistina, onde ocorre a reunião secreta dos cardeais, por volta das 11h40 locais (7h40 de Brasília), indicando que nenhum participante obteve a maioria de dois terços dos votos necessária para eleger o novo pontífice.