5 de março de 2013

Uma Música de Protesto em Portugal

Angela Merkel e sua política de austeridade capitalista para a Europa (não tenham dúvidas, é ela que governa a Europa), além do desemprego generalizado está promovendo um retorno à cultura dos protestos movidos à música. Pelo menos em Portugal.

Música da Revolução dos Cravos volta a ser usada em Portugal
Manifestações contra política de arrocho econômico tomam conta do país.
'Grândola, Vila Morena' não era mais cantada há muito tempo.


"Uma música deu o sinal para o início da Revolução dos Cravos, em Portugal, há quase 40 anos. Essa mesma música, usada para derrubar a ditadura, volta agora a ser cantada em protestos contra a política econômica do governo português.
A música que foi a senha da Revolução dos Cravos em Portugal há 40 anos voltou a ser cantada com força no país, mas agora a mensagem é outra. Foi a trilha sonora que faltava para os protestos em Portugal. As manifestações contra a política de arrocho econômico já tomam conta do país há tempos.

Portugal já vai para o terceiro ano de recessão com números recordes de desemprego.  A intervenção da chamada Troika, que combina cortes de salários e benefícios e aumento de impostos, parece ter a rejeição quase total da população.
A rotina é de passeatas de todos os tipos, violentas ou não, mas ainda não havia uma música símbolo do protesto. Foi aí que, em meados de fevereiro, a “Grândola, Vila Morena” começou a ser cantada.
A canção foi composta no início da década de 1970 e foi proibida em Portugal durante vários anos. A letra, que fala de uma vila onde o povo é quem mais ordena, foi considerada subversiva na época.
Na madrugada de 25 de abril de 1974, a música, quando tocou na rádio, foi a senha para os jovens militares saírem dos quartéis e desencadearem a Revolução dos Cravos, que terminou com o regime ditatorial no país.
“Grândola, Vila Morena” virou o símbolo da revolução, mas já não era mais cantada há muito tempo. Quase 40 anos depois, a música histórica voltou a ser ouvida em Portugal, agora não mais como senha revolucionária, mas como símbolo do protesto contra a política econômica de austeridade, a chamada política da austeridade."

Fonte: G1

Nenhum comentário: