8 de março de 2013

O nhém nhém hém da distribuição dos Royalties

Charge: Amorim

Essa questão da nova lei de distribuição dos Royalties é polêmica. Óbvio.
Cada um quer defender o seu lado e o Estado do Rio, com seus municípios produtores, tem todo o direito de protestar e lutar contra pelos meios disponíveis.
Mas infelizmente existem alguns 'poréns'.
Primeiro que os críticos da utilização dos Royalties tem bala na agulha: o dinheiro que os municípios receberam ao longo de décadas parece não ter transformado as cidades em bons lugares de se viver, com raras exceções.
Royalties de petróleo devem ser destinados à infra-estrutura, sobretudo, e não despesa de custeio. Uso 'custeio' em um sentido amplo...
Deveríamos ter cidades com urbanismo no melhor estilo europeu e temos municípios que parecem pobres e cada vez mais confusos com o crescimento desordenado.
Com relação às formas de protestos, tem que ter um limite. Impedir as pessoas de trabalhar e até mesmo tentar parar a produção de petróleo parece ser ato de vândalos, no mínimo 'politicagem'.
O caminho todos já sabem: ação de inconstitucionalidade no Supremo e ponto final.
Todo o resto é jogar para a arquibancada. E a Copa das Confederações nem começou!
Mais uma vez 2014 (eleições) já está se fazendo sentir.

Um comentário:

J.M. disse...

Hoje não pude ir trabalhar e muitos caminhoneiros perderam mercadorias. Paralisar a BR-101 por mais de seis horas é um exagero e faz justos pagarem por pecadores. Aliás quem estava lá bloqueando (e eram muitos) não tinham que trabalhar? Hoje é dia de folga? Quem é que vai pagar o dia que perdi???
E cadê os bilhões de Royalties de todos esses anos???