5 de março de 2013

R.I.P.: Hugo Chávez (*Sabaneta, 28 de julho de 1954 + Caracas, 5 de março de 2013)

Me lembro que o Merval havia anunciado no início do ano passado que Hugo Chávez já estava com metástase e não duraria até as eleições.
Pois durou e o povo mostrou nas urnas o que queria, reelegendo o chefe de estado venezuelano.
Como todos, Chávez cometeu erros e acertos.
Talvez o seu principal acerto (ou sonho) era o de construir uma América do Sul unida e livre das garras do Império Neo-Liberal.
Daí o ódio do PIG que não admite visões antagônicas ao Capital.
Principal erro? Não se consegue mais fazer isso hoje, mas o próprio capitalismo está implodindo por si mesmo. Vide a Europa.
P.S.: E o povo venezuelano (sobretudo os pobres) que tenha muito cuidado!
Rest in Peace, Hugo.

 Dilma Rousseff:
"Morreu um grande latinoamericano, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez Frias. Essa morte deve encher de tristeza todos os latinoamericanos e centroamericanos. O presidente Chávez foi, sem dúvida, uma liderança comprometida com o seu país e com o desenvolvimento dos povos da América Latina. Em muitas ocasiões, o governo brasileiro não concordou integralmente com o presidente Hugo Chávez. Porém, hoje, como sempre, nós reconhecemos nele uma grande liderança, uma perda irreparável e, sobretudo, um amigo do Brasil. Um amigo do povo brasileiro”,
“O presidente Hugo Chávez deixará no coração, na história e nas lutas da América Latina um vazio. Lamento, como presidente da República, e como uma pessoa que tinha por ele um grande carinho. Além de liderança expressiva, o presidente Chávez foi um homem generoso. Generoso com todos aqueles que, neste continente, precisaram dele. Por isso, eu queria propor aqui um minuto de silêncio para homenagear esse grande latino americano”.

5 comentários:

Anônimo disse...


Publicado em 05/03/2013
“O Chávez morreu. Depois é
o Fidel. Depois …”

"Assim pensa, sem freios, a classe média" (eu acrescento, parte dela).

"O ansioso blogueiro descia do avião e o comandante, fora da cabine, deu a notícia.

“O Chávez morreu. Depois é o Fidel.”

Fez uma pausa breve e continuou.

“Depois, eu espero, é o Lula.”

Paulo Henrique Amorim"

Anônimo disse...

Todos uns imbecis que odeiam pobres.

Mello disse...

R.I.P Hugo Chávez, 'Los que mueren por la vida no pueden llamarse muertos'. Viva Chávez! No pasarán!

PCB disse...

O Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro (PCB) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do comandante da revolução bolivariana, Hugo Chavez, e se solidariza de maneira revolucionária e militante com o povo da Venezuela, especialmente os trabalhadores, neste momento de tristeza e de dor.
A morte do comandante Chavez é uma enorme perda não só para o povo da Venezuela, mas para todos os latino-americanos, uma vez que Chavez se transformara num símbolo de mudanças e transformações na América Latina, bem como na resistência à política imperialista dos Estados Unidos na região.
No entanto, o Partido Comunista Brasileiro reafirma sua confiança de que os trabalhadores e o povo venezuelanos saberão construir a unidade, ampliar a organização, derrotar as forças conservadoras e defender de maneira firme e combativa o processo de transformações que vem ocorrendo atualmente no País e avançar no sentido da construção do socialismo.
Desde o Brasil, os comunistas sabem que a melhor maneira de honrar a memória de Chavez é construir em cada País as condições para o avanço da luta popular e do processo revolucionário na América Latina.
Unidade, organização e luta na Venezuela!
Avançar no processo revolucionário!
Rio de Janeiro, 5 de março de 2013
Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro

Eva Golinger disse...

'Há evidências de que EUA teriam induzido câncer em Hugo Chávez' - Eva Golinger

A declaração da advogada, escritora e apresentadora de TV Eva Golinger foi ao ar no canal russo Actualidad RT. Golinger é uma admiradora do chavismo e do agora ex-presidente Hugo Chávez, que produziu dois livros sobre ele: "El Código Chávez: Descifrando la Intervención de Estados Unidos en Venezuela (2005)" e "Bush vs. Chávez: la Guerra de Washington contra Venezuela (2006)".

Há evidências concretas de que EUA contam com a tecnologia necessária para atentar contra a vida do presidente venezuelano Hugo Chávez, assim o assegurou a advogada e escritora Eva Golinger.

"Há informação que desde os anos 70 tentavam assassinar por exemplo ao presidente cubano naquele momento, Fidel Castro, com radiação, além de outros métodos. Isso não é nenhum segredo, tudo isso foi revelado em milhares de documentos desclassificados. Podemos imaginar agora a capacidade destas armas que possuem hoje em dia EUA, que têm empregado diferentes armas biológicas contra seus adversários", acrescentou Golinger.

Washington "tem alta capacidade científica e biológica. Houve também outras tentativas de atentado contra a vida de Chávez nos últimos anos. Muitos meios de comunicação, figuras políticas de EUA e seus aliados tentaram desfigurar esta informação, manipulá-la, distorcê-la e fazer de quem os denunciam como se fossem loucos ou como se se tratasse de ficção científica. No entanto, é uma realidade, há evidências de que esta capacidade existe", assegurou.

http://blogdomello.blogspot.com.br/2013/03/ha-evidencias-de-que-eua-teriam.html