4 de novembro de 2010

Acho que vocês não conhecem, mas deveriam (6): New Trolls

New Trolls é uma banda italiana criada ainda em meados dos anos 60.
Foi o primeiro grupo da Itália a fazer uma tentativa séria de unir Rock com Música Erudita.
E foi um sucesso, sobretudo por causa da obra "Concerto Grosso", que gerou mais duas continuações.
40 anos(!) depois do início de tudo o grupo se reuniu e fez uma releitura desse grande trabalho que gerou um DVD histórico.
Reproduzimos aqui uma parte do "Concerto Grosso": Alegro e Adágio (da primeira parte).
Belíssimo!


P.S.
Wikipedia:

Concerto grosso (plural italiano: "concerti grossi") é o concerto em que um grupo de solistas ("concertino") — geralmente dois violinos e um violoncelo — dialoga com o resto da orquestra ("ripieno"), por vezes fundindo-se com este resultando no "tutti", sendo característico do período barroco. É uma forma estritamente instrumental, do período barroco. A denominação « concerto grosso » apareceu pela primeira vez próximo ao ano de 1670, na partitura de uma cantata de Alessandro Stradella. Praticado, sobretudo, na Itália e na Inglaterra — um pouco nos países germânicos, mas nunca na França —, esse gênero deriva-se da música veneziana a coro duplo e da suíte de danças. As diferentes partes, concertino, ripieno e tuttti, são sustentadas pelo grupo do baixo contínuo (ordinariamente baixo de viola da gamba e cravo). Certos compositores utilizaram simplesmente a denominação de concerto, sinfonia ou sonata para a forma do concerto grosso.

O concerto grosso é, freqüentemente, dividido em quatro movimentos, alternativamente lentos e rápidos. Geminiani adicionou a viola ao concertino, para, assim, obter um quarteto de cordas completo. Essa forma musical desapareceu no fim do Barroco, dando lugar a novas formas e gêneros, como as sinfonias pré-clássicas de Stamitz e a sinfonia concertante.

A forma concerto grosso foi reutilizada por vários compositores do século XX. Ademais, Edward Elgar, em sua Introduction et Allegro, retoma a estrutura clássica do concerto grosso com um quarteto solista (o concertino) conversando com o restante do efetivo (o ripieno).

3 comentários:

Luísa disse...

Belíssimo!!!
Adoro seus Posts e dicas de cultura!
A simbiose entre os violinos e as cordas do rock, já desde o início do Alegro até o final, é divina. Amo cordas.
Obrigada, Marcos!

Jefferson disse...

Aí sim Marcos, é a área em que vc é um dos melhorea do Brasil: Rock Progressivo!
Pena que aqui no blog não dá para você fazer as longas análises que fazia no Jornal Metamúsica, por isso ele tem que voltar.
Adoro o New Trolls. Para mim é um dos melhores italianos, sobretudo por essa veia clássica.
Não conhecia esse DVD e olha que estou sempre acompanhando esses lançamentos.
Tutti bello!
Vou correr atrás.
Valeu, um abraço, bom fim de semana!
Jeff.

Marcos Oliveira disse...

Obrigado amigos pelos comentários.
Valeu pela participação e que bom que gostaram.
Abraços.