10 de novembro de 2010

Uma sigela homenagem ao magnífico Carl Sagan, um cientista universal.

Se estivesse vivo o Carl Sagan teria completado ontem 76 anos de idade, mas faleceu cedo demais aos 62 anos, vítima de câncer na medula óssea.

Um cientista multi, inter e transdisciplinar que encantou a minha juventude com obras fabulosas sobre o Universo, a Vida e os Mistérios do Cosmos:

"Com sua formação multidisciplinar, Sagan foi o autor de obras como Cosmos (que foi transformada em uma premiada série de televisão), Os Dragões do Éden (pelo qual recebeu o prêmio Pulitzer de Literatura), O Romance da Ciência, Pálido Ponto Azul e O Mundo Assombrado Pelos Demônios: A Ciência Como Uma Vela No Escuro.
Escreveu ainda o romance de ficção científica Contato, que foi levado para as telas de cinema, posteriormente a sua morte. Sua última obra, Bilhões e Bilhões, foi publicada postumamente por sua esposa e colaboradora Ann Druyan e consiste, fundamentalmente, numa compilação de artigos inéditos escritos por Sagan, tendo um capítulo sido escrito por ele enquanto se encontrava no hospital. Recentemente foi publicado no Brasil mais um livro sobre Sagan, Variedades da experiência científica: Uma visão pessoal da busca por Deus, que é uma coletânea de suas palestras sobre teologia natural.


Isaac Asimov descreveu Sagan como uma das duas pessoas que ele encontrou cujo intelecto ultrapassava o dele próprio. O outro, disse ele, foi o cientista de computadores e perito em inteligência artificial Marvin Minsky.
Foi professor de astronomia e ciências espaciais na Cornell University e professor visitante no Laboratório de Propulsão a Jato do Instituto de Tecnologia da Califórnia. Criou a Sociedade Planetária e promoveu o SETI." VEJA MAIS

Sempre que posso eu retorno aos saberes e obras do Sagan, primeiro porque com a sua trilha tiramos da nossa pele um pouco do ranço de nosso tempo...cujas angústias existenciais cotidianas, quase sempre, nos remetem ao stress e a uma soberba própria dos ocidentais atônitos.

Aproveito para destacar um pequeno vídeo baseado na obra do grande artista que também foi este universalista do século XX:

"A SAGA DOS VIAJANTES"


CARL SAGAN-COSMOS-06-A saga dos viajantes-Parte1 from cpigozzo on Vimeo.

Nenhum comentário: