5 de novembro de 2010

The Book Is On The Table: O Efeito Mozart

Em post que fiz ontem citei uma Bienal do Livro que se inicia hoje.

Aí me dei conta que faz tempo que não fazemos uma indicação literária por aqui.

Logo eu e o Luiz Felipe que sempre fomos grandes leitores...

Ocorre que nem ele nem eu, pressionados por outras demandas, temos lido muito ultimamente.

Eu tenho me dedicado mais a leituras rápidas, basicamente jornais e revistas, assim mesmo de forma restrita.

Espero retomar as leituras mais longas a partir de janeiro (Epa! Já começaram os compromissos para o ano seguinte, promessas que acabam não se concretizando...).

Enquanto não concluo a leitura de alguns já iniciados, vou recomendar de vez em quando alguma coisa que já li.

Em meados dos anos 90, quando editava o Jornal Metamúsica, lembro-me que em uma edição fiz uma longa matéria sobre uma caixa de CDs denominada “O Poder da Música”. Eram CDs de músicos/pesquisadores que, de formas diferentes, desenvolviam músicas que teriam efeito positivo na saúde física e mental (emocional).

Havia até mesmo um médico neurologista que era também compositor e que utilizava aparelho de ressonância magnética e eletroencefalograma para medir a influência da música no cérebro, utilizando-a como indutora de ondas cerebrais alfa, gama, beta e teta. A coisa é complexa e envolve termos como Brainwaves, Neuroacústica e Neurofeedback.

Segundo os estudos, o tipo de música, seus timbres, ritmos e ondas poderiam atuar em problemas como estresse, neuroses, depressão, etc. Além de problemas físicos desenvolvidos a partir de questões emocionais.

Mas o post não é sobre esses CDs nem sobre esse artigo. Qualquer dia prometo resgatar esse material e publicar aqui. A minha caixa de CDs ainda está aqui em casa, guardada. Aliás, é a segunda. A primeira, importada, eu doei para uma instituição, mas isso é outra história.

Só vou recomendar aqui um livro que trata um pouco disso, de outra forma. Chama-se “O Efeito Mozart” que explora, sobretudo, a música clássica para desenvolver tema parecido: os benefícios que os sons corretos podem trazer.

É, no mínimo, interessante.

Sinopse:

“O mistério maravilhoso da música sempre fascinou Don Campbell. Relatos de pessoas que se mantiveram vivas durante acidentes por estarem com o rádio ligado, e se recuperaram mais rapidamente de cirurgias por causa do hábito de ouvir música exerciam sobre ele extrema curiosidade. Ao descobrir que tinha um coágulo no cérebro, Campbell resolveu empreender uma jornada de autocura com Mozart. A experiência bem-sucedida deu origem a O efeito Mozart, obra que reúne evidências da eficácia da música clássica do genial Amadeus no tratamento auxiliar de doenças como câncer, diabetes, síndromes, depressão, doenças cardíacas, derrame e muitas outras. "Qualquer que seja a nossa reação, a música produz efeitos mentais e físicos" garante o autor.”


Um comentário:

JC disse...

Acho que mais interessante que o livro deve ser o artigo que vc citou.
Aguardamos um post com esse conteúdo.
E Mozart é sempre Mozart.
Abraço.