19 de novembro de 2013

Começam as revelações sobre fatos mantidos sob sigilo na ação do Mensalão

Deu no Correio do Brasil ontem e hoje:

Pizzolato revela na Itália dossiê que embaraça julgamento de Barbosa
"O pior pesadelo do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, que tem dado repetidas mostras de interesse pela vida política, começa a se transformar em realidade nas próximas horas, em Roma. O ex-diretor do Banco do Brasil Francisco Pizzolato fará chegar às mãos de seus advogados italianos o relatório de perto de mil páginas, que o Correio do Brasil divulga, com exclusividade, no qual apresenta provas de que o dinheiro que deu origem à Ação Penal 470 no STF origina-se em uma empresa privada e não de um ente público, como afirma o relatório de Barbosa.

Para ocultar este fato, que coloca por terra o argumento que levou os réus na AP 470 ao Complexo Penitenciário da Papuda, segundo o dossiê apresentado por Pizzolato, que tem cidadania italiana, o então procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza e o ministro Joaquim Barbosa criaram, em 2006, e mantiveram sob segredo de Justiça dois procedimentos judiciais paralelos à Ação Penal 470. Por esses dois outros procedimentos passaram parte das investigações do chamado caso do ‘mensalão’."
(....)
"Ainda segundo o relatório que Pizzolato apresentará, em sua defesa, na corte italiana, um tribunal de exceção foi montado no Brasil com o único objetivo de desmoralizar o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em uma clara tentativa de apeá-lo do poder antes do tempo. Embora o estratagema tenha funcionado ao contrário, com mais um mandato popular surgido das urnas ao líder petista, que em seguida elegeu a sucessora, Dilma Rousseff, o STF seguiu adiante e conseguiu que o ex-ministro José Dirceu e o deputado José Genoino (PT-SP) fossem conduzidos à prisão.

Pizzolato relata, em detalhes, as operações realizadas na campanha política de 2002 e suas ações na diretoria de Marketing do Banco do Brasil. No dossiê, ele contesta os documentos acatados como verdadeiros na AP 470."

Leiam a matéria completa no Correio do Brasil.

3 comentários:

Anônimo disse...

É claro que o objetivo do J.B. e da grande mídia é o Planalto. Quero ver se a candidatura acontecer e ele virar também vidraça, como todas as candidaturas, o que vai aparecer.

JS disse...

Deu na Folha:

A ida dos presos de São Paulo, Belo Horizonte e Goiânia, cidades de suas residências, para cadeias injustificáveis em Brasília foi, mais do que sem sentido, por isso mesmo sem amparo legal. Mas proporcionou um espetáculo de marketing político extraordinário pelo alcance, social e geográfico, e pela concentração precisa sobre o beneficiário. Se apenas para colher palmas em lugares públicos ou para mais que isto, saberemos quando março encerrar o prazo especial de inscrições partidárias-eleitorais. Mas a convicção de que não será preciso esperar até lá, com as indicações dadas pelo espetáculo fabricado para o 15 de novembro, já supera as prisões como assunto na política.

PHA disse...

No feriado, no Dia da República, o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa expediu os mandados de prisão de membros da primeira geração de fundadores do PT, ao lado de Luis Inácio Lula da Silva.

Ainda não foi possível mandar prender Lula nem a Presidenta Dilma Rousseff.

O gesto fulminante, fora da rotina prisional, como se estivesse à caça de meliantes de alta periculosidade, o Presidente do Supremo se candidata de forma eloquente a um cargo supremo, no âmbito da Política.

E permite imaginar que tenha realizado um sonho de vingança.

Como Lula jamais justificou sua nomeação como derivada exclusivamente por méritos profissionais, Barbosa precisou mostrar que tinha outros atributos.

A ousadia, a obstinação, por exemplo.

Entrou para a História.

Em qual capítulo será preciso definir.

Dirceu e Genoino já garantiram o seu: como presos políticos numa pseudo-Democracia.

São vítimas de uma exceção, como disse o professor Wanderley Guilherme dos Santos.

Lamentavelmente, o jornal nacional não poderá salvar a audiência com o Maior Espetáculo da Terra.

Isso deveria acontecer num dia de semana, quando faltassem horas para a eleição.

Até lá, o Supremo fornecerá mais scripts apropriados.

Já que sempre foi neste julgamento uma expressão do PiG (**) .

Cerra, o Imaculado Banqueiro, o Príncipe da Privataria e seus derivados comemoram a República com a hipocrisia dos republicanos paulistas.

Porque mantém os privilégios da terra.

E do Poder.

Dirceu, Delúbio e Genoino vão presos de cabeça erguida.

Com o braço erguido, desafiador.

Foram presos duas vezes.

Como lideres políticos em busca da Democracia e como vitimas dela.

Paulo Henrique Amorim