15 de novembro de 2013

Lembretes

Esta semana um amigo me presenteou com um livro do Paulo Coelho.
Já li alguns livros dele. Há muito tempo. Uns achei bons, outros, mais ou menos.
Me divido entre achar que ele repete coisas ou já ditas por antigos mestres ou coisas óbvias.
Por outro lado, são justamente esses recados - em forma de histórias - que talvez precisem ser repetidas muitas vezes para que possamos, quem sabe, aplicar de verdade essas "lições" positivas em nossas vidas.
Assim, mais uma vez, selecionei alguns posts do seu blog... Desejando um bom fim de semana prolongado a todos.
"Reparem vocês como certas palavras foram construídas para nos mostrar claramente o que querem dizer, embora nem sempre aprendamos o que elas nos ensinam.
Tomemos, por exemplo, a palavra “preocupação”, e a dividamos em duas: pré e ocupação. Significa ocupar-se antecipadamente com uma coisa, antes que ela aconteça. Quem, em todo este universo, tem a capacidade de se ocupar com alguma coisa que ainda não aconteceu?
Portanto, nunca se preocupe. Esteja atento ao seu destino e ao seu caminho. Aprenda tudo o que precisa para manejar bem a espada da luz que lhe foi confiada. Repare como lutam os amigos, os mestres e os inimigos. Treine bastante, mas não cometa o pior dos erros: presumir que golpe o adversário aplicará.
A vida é o inesperado. Um Guerreiro da Luz nunca se preocupa. Conhece o manejo da espada, mas não gasta tempo e energia lutando contra a própria imaginação."
"- Quem é um homem santo? – perguntaram os discípulos a Buda.
- É aquele que está desperto para a vida – respondeu Buda.
- O que é “estar desperto para a vida?”
- Significa saber que participa do milagre de existir, e isto basta. Não há nada que dê mais prazer a um homem. Cada hora está dividida em minutos, e cada minuto se divide em segundos. Quem presta atenção a cada segundo, este é um homem santo.
- Impossível – disseram os discípulos.
- Os santos conseguem, e são pessoas iguais a vocês -respondeu Buda. – Vocês conseguirão, e serão pessoas iguais aos santos. "
"O rapaz contemplava o pôr do sol perto de um lago, quando chegou sua namorada.
- Você está perdendo um tempo precioso – disse. – Está na hora de arranjar um emprego e vencer na vida.
- O que é vencer na vida?
- É ganhar dinheiro, ter uma posição na sociedade.
- Para quê?
- Para, na velhice, poder ter um lago como este só para nós.
- E então?
- Então, podemos sentar e olhar o pôr do sol sem preocupação.
Não estou preocupado, o lago está na minha frente, e estou olhando o entardecer com você – concluiu o rapaz."
"Quem vive se lamentando dos seus próprios recursos, gasta nas palavras toda a energia que precisa para transformar sua vida.
As reclamações e a inveja são péssimas aliadas: desviam-nos de nosso verdadeiro objetivo, porque nunca se transformam em força criativa. Elas podem nos dar um momento de consolo, mas nunca nos ajudarão a chegar aonde queremos.
Diz o Midrash: “mantenha sempre a esperança e a vontade. Se você for pobre, poderá chegar a ser rico. Se for fraco, é possível que venha a ser robusto. Se estiver preso, um dia poderá ganhar a liberdade”.
Sábios de todas as épocas estão de acordo com uma coisa: para o homem inteligente, o que lhe falta é justamente aquilo que o estimula."
"Quinze anos atrás, numa época de profunda negação da minha fé, eu estava no Baixo Leblon com minha mulher e uma amiga. Havíamos bebido um pouco, quando chega à nossa mesa um velho companheiro que tinha vivido conosco nos loucos anos 60 e 70, depois entrara para um semi­nário. Começou a falar de Jesus, e nós o ironizávamos em tudo o que dizia.
Ao sair do restaurante, minha amiga apontou para uma criança que dormia na calçada. “Está vendo como Jesus se preocupa com o mundo?”, disse ela.
“Claro que estou vendo”, respondeu ele. “Aquela criança foi colocada ali por Ele, que fez questão que a visse, a fim de que você pudesse fazer alguma coisa por ela”.
Ficamos todos calados. Aquela frase foi o início do meu retorno à busca espiritual."

Um comentário:

Anônimo disse...

Lembretes para nosso dia a dia.