30 de novembro de 2013

Wim Mertens


Acho que poucos dos nossos 17 leitores já ouviram falar de Wim Merterns e menos ainda ouviram sua música.
Mas não estão sozinhos. Por exemplo, é praticamente desconhecido nos EUA.
Ele é compositor. E pianista. E musicólogo. E sociólogo. Formado também em Ciências Políticas.
Por seu estilo, é muito convidado a compor trilhas para documentários e filmes. Mas não esperem ver sua música em "filmes pipoca".
Segundo a Wikipedia, "o estilo musical de Mertens tem evoluído continuamente durante o curso de sua prolífica carreira. A partir da música experimental e vanguardista e sempre gravitando em torno do estilo minimalista, normalmente, no entanto, preservando a base melódica para as incursões que faz".
Complicada e ao mesmo tempo simplificada essa explicação.
Eu adoro a música de Wim Mertens e por isso selecionei três para ver o que vocês acham.
Em tempo: ele nasceu na Bélgica, tem 60 anos e é produtor da BRT, uma empresa belga estatal de radio e televisão. Outro nível... 





3 comentários:

Jefferson disse...

Valeu Marcos!!!
Já vou encomendar um CD. Nunca tinha ouvido falar mesmo!

Anônimo disse...

Olá Marcos,
Li aqui seu posto sobre Wim Mertens e fiquei surpreso de saber que ele nem é tão conhecido assim pois nos EUA não tem essa projeção toda que eu esperava com tantos albuns e longo tempo de carreira.


Eu sou fascinado pela musica de Wim Mertens faz uns 7 anos. Gostaria de te-la conhecido quando criança ainda. Tenho certeza de que eu iria gostar.


Enfim... eu tenho dezenas de albums de Wim Mertens incluindo alguns ao vivo, raridades, versões alternativas de singles etc.... Tenho interesse em trocar material dele com o que voce tenha dele. Estou em busca de alguns albums especificos. Me faltam uns 20 e tantos albuns.... Tenho esperança de conseguir até alguns singles e albuns de edição limitada dele.

Se você tiver ou souber de alguem que tenha albuns dele podemo trocar material de Wim Mertens. Eu posso te enviar via wetransfer. Estou em busca disso na net, indo atráz de foruns/blogs falando dele na esperança de conseguir os que me faltam. É um dos raríssimos artistas que quero cada coisinha públicada.

Comprar esses albuns atualmente pra mim nem pensar. É dificil encontra pra encondmendar e geralmente fica caro no cambio 20 cds ou mais.

Até final do ano que vem talvez eu compre o box de 37 cds (antes publicados) QUA que tem muitos que me faltam.

Marcos Oliveira disse...

Amigo, obrigado pelo comentário e parabéns pelo bom gosto.
O que tenho dele é apenas o óbvio, bem menos que você. É que meus interesses musicais são muito amplos e embora tenha milhares de LPs, CDS e centenas de GB em mp3, são poucos que tenho a coleção completa. Mas fica o registro caso alguém tem as obras completas do Wim. O box citado é uma boa, mas deve sair caro...
Abraços.