27 de janeiro de 2015

Dica de Leitura: Fritijof Capra lança: A Visão Sistêmica da Vida

Enquanto o Blog e seus blogueiros reavaliam os próximos passos deste espaço, segue uma dica de leitura.

Não uma dica qualquer.

Para o Capra este livro é uma obra / resumo de vários e vários anos de pesquisa e árduo trabalho na busca de modelos e padrões que melhor se afinam aos riscos e crises que estão assolando a humanidade e colocando em sério desvio a Biosfera Terrestre.

O prefácio da edição brasileira é do gigante Oscar Motomura da Amana-Key, uma instituição voltada para a formação de lideres sintonizados com os novos e tenebrosos tempos.

O livro mergulha nas várias dimensões da discussão ecológica e sistêmica da vida, humana e não-humana, e aponta rumos, aponta urgências, e traz à voga o papel imprescindível dos lideres políticos em de todos os níveis das relações públicas e privadas, nos dando uma adequada visão de que ninguém fica fora desta equação, todos irremediavelmente estamos entrelaçados, seja para o sucesso da espécie humana ou para o seu fracasso diante de Gaia!

Para os mais céticos de sempre, vale tomar pé da gravíssima crise de energia e do fornecimento de água no Brasil atual, mas isso não é tudo! Para compreender de fato a profunda crise é preciso mais esforço de compreensão! Não vai adiantar pensar de forma imediatista para resolver os problemas em curso já veloz; o que de fato está sendo processado pela Biosfera é inevitável... a Mudança Climática já opera derradeiras eclosões sócio-econômicas e os economistas estão longe de conseguir um caminho viável sem re-significar os seus conhecimentos básicos...

Quando Capra e Luigi apostam na eco-alfabetização urgente em todos os níveis e não apresentam uma fórmula mágica para dar conta do nosso drama, isto de certa forma me apazigua e me tortura ao mesmo tempo...e pensar que o CNFCN tinha em mão um projeto maduro e consistente lá nos anos de 1997...e pensar que hoje esta tarefa se revela ainda gigante demais para os padrões de consumo arraigados em todos os velhos e jovens humanos de nosso tempo!!

Bem, de qualquer forma restam aqueles que não desistem nunca! O Capra, o Motomura, o Luigi, o Morin...são os muitos que ainda estão lutando bravamente para ajudar a humanidade a sair desta sinuca de bico! Não será fácil como nos finais felizes dos filmes de ficção! Veremos muita dor e assistiremos atônitos muitos e muitos fenômenos naturais nos próximos anos...procurem fazer a sua parte...quem sabe começar por este último livro do Capra! Boa leitura!

Luiz Felipe Muniz de Souza

2 comentários:

Marcos Oliveira disse...

Excelente e oportuníssima dica, caro amigo.
Bom ver um texto seu aqui no blog!
Grande abraço!

JC disse...

Bom dia.
Grande indicação para leitura neste momento difícil que estamos passando.