27 de abril de 2015

Pura inveja!

Não resisti em reproduzir aqui no blog, na íntegra, a mais recente crônica do inigualável Luis Fernando Veríssimo.

Sempre saboroso e fluído texto - com a ironia que lhe é peculiar - e tomando como mote uma nova teoria científica: a da presença dos "Buracos Negros" entre nós.

A partir daí, dá o seu recado com humor, chamando atenção para alguns dos mistérios jurídicos/midiáticos que temos apontado aqui ao longo dos últimos tempos.

 
Buracos Morenos

"A mais nova especulação da Física é que existem mais buracos negros no Universo do que se imaginava. Eles não estariam apenas na imensidão sideral, como gigantescos aspiradores engolindo galáxias inteiras, mas também à nossa volta, como pequenos ductos para o Universo paralelo.

Seriam tão comuns e fariam parte do nosso cotidiano de tal maneira que deveríamos parar de chamá-los de buracos "negros", com sua conotação de obscuridade e terror, e adotar um nome mais íntimo, como buracos morenos (mas não, claro, buracos afrodescendentes).

Qualquer um de nós está sujeito a ser tragado por um desses buracos e se ver, de repente, no outro Universo. Onde poderia muito bem encontrar aquela caneta favorita que tinha sumido, o último disco do Chico que desconfiava que alguém tinha roubado, livros e outros objetos inexplicavelmente desaparecidos e até a tia Idalina, que todos pensavam que tinha fugido com um boliviano e fora apenas sugada por um ducto.

Uma possível vitima de um desses hipotéticos buracos morenos seria o ministro do Supremo Gilmar Mendes, que pediu vistas do projeto de alteração das leis eleitorais para impedir doações de empresas a partidos políticos, que estava sendo votado no tribunal, guardou o projeto numa gaveta da sua casa para estudar depois, fechou a gaveta com chave — e a chave desapareceu.

O ministro estaria procurando a chave por todos os lados, preocupado em não atrasar a votação, e não a encontrando. Só haveria uma explicação possível para o desaparecimento da chave: buraco moreno.

Outro caso em que um buraco moreno seria a única explicação aceitável é o da ação penal contra o senador Eduardo Azeredo, do PSDB, suposto beneficiário maior do que ficou conhecido como o "mensalão" mineiro, ou "mensalão" tucano, origem e modelo do "mensalão" que mais tarde beneficiaria o PT.

Exaustos depois do julgamento do PT, os ministros do Supremo decidiram mandar o processo contra Eduardo Azeredo para ser julgado em Minas. No caminho de Minas, o processo teria se desfeito no ar. Pelo menos nunca mais se ouviu falar nele. Buraco moreno.

Aliás, um mistério sobre o qual a Física também deveria especular é o da predileção dos buracos morenos pelo PSDB. Por exemplo: a compra de votos para possibilitar a reeleição do Fernando Henrique caiu no esquecimento ou caiu num buraco moreno? O PT não quer outra coisa a não ser que um buraco moreno venha a aspirar todas as suas agruras, como faz com o PSDB. É pura inveja."
Por Luis Fernando Veríssimo
Fonte: Jornal GGN

3 comentários:

Fabio disse...

Excelente crônica, como sempre. Fica uma pergunta: as Organizações Globo terão coragem de demitir o Veríssimo? Não é a primeira vez que ele escancara suas posições. MerDal está babando e espumando.....

Anônimo disse...

MUUUITO BOM!!!!

Marcos Oliveira disse...

É verdade Fábio. Acho que o imenso prestígio nacional do Luis Fernando Veríssimo é que faz com que ele seja "imexível".
Abs.