10 de setembro de 2015

O Guia Culinário do Falido

Na capa, os autores, à la carte
Você gosta de ir para cozinha preparar um bom prato?
Você é um gourmet?
Gosta daqueles programas de TV que dão receitas complicadas?
E receitas simples?
Tem algum livro de culinária ou visita sites específicos sobre o assunto?
Pelo menos, quando está com fome e não tem quem faça a comida e não dá para ir a um restaurante, você se arrisca a fazer um arroz com ovo?
Bem, passar fome você não pode, concorda?
E se não estiver com muita grana?
Seus problemas acabaram.
E, se você gosta de humor e quadrinhos, a coisa ficou melhor ainda.
É que está saindo este mês o livro "Guia Culinário do Falido (ou Faminto)", uma coletânea de HQs de cinco desenhistas e roteiristas brasileiros.
Não encontrarão nessas páginas receitas ao estilo Claude Troisgros, mas muita criatividade nas histórias e aquelas dicas óbvias que o leigo não se lembra na hora. Ou não sabe mesmo.

Com a palavra, os criadores (em entrevista à UOL):
- Segundo Leo Finocchi, foi coincidência o fato dos cinco autores terem optado por pratos pouco saudáveis e distantes do mundo da alta gastronomia. "O combinado era fazer uma receita, a que você quisesse, não importa como ela terminasse. Não tinha nada de junk food nas regras."
Lápis e ingredientes: receitas HQ

- "Quando combinamos que cada um desenharia poucas páginas, não dava muito para ser uma receita longa ou cansativa", explica Marília, responsável por quatro divertidas páginas sobre a produção de um hambúrguer artesanal.
- "Há muita honestidade na minha total incompetência na cozinha", revela a quadrinista Samanta Flôor. Ela é responsável pelas instruções de dois pratos: um vegetariano com inspirações na culinária indiana, à base de vegetais e temperos, e um singelo bolo de caneca. 
- "Fazer quadrinho dá um trabalho do cão. Se você não puder fazer quadrinho sobre absolutamente qualquer coisa maluca que te passe pela cabeça, é no mínimo uma perda de tempo", explica Fernanda Chiella em relação ao tema da HQ.

Estão curiosos com relação às receitas apresentadas? Que tal um "Brigadeiro Monstro" ou uma "coxinha inspirada em Mad Max: A Estrada da Fúria"? Hahaha...

Os cinco artistas participantes são Leo Finocchi, Marília Bruno, Felipe 5Horas, Fernanda Chiella e Samanta Flôor, todos com uma boa bagagem no cenário atual do HQ nacional.

Pelo menos um deles eu acompanho mais de perto. É o Leo Finocchi, que já publicou alguns ótimos livros e trabalha produzindo desenhos animados para o canal infantil Cartoon Networks. Por coincidência é filho de um grande amigo, que trabalha comigo há mais de 20 anos. Com certeza ele tem todos os motivos para se orgulhar do filho.

Eu já encomendei o meu exemplar (autografado). Não sei se vou me arriscar em todas as receitas (mesmo sendo práticas e baratas) mas sei que será uma leitura bem agradável e divertida.

Ah! Ia esquecendo: a publicação custa só dez pratas! Sobra grana para comprar os ingredientes! Pode comprar direto no site da editora (link a seguir).
Mamma Mia: uma receita italiana!
Texto de apresentação da obra (Editora Balão Editorial):
Preparar um prato rápido quando se está sozinho em casa ou para saciar a fome daqueles amigos que chegam sem avisar, utilizando apenas os ingredientes disponíveis na dispensa e na geladeira, pode não ser tão simples quanto parece.

Para ajudar nessa tarefa, a Balão Editorial reuniu cinco artistas e criou o Guia Culinário do Falido em Quadrinhos, que chega às livrarias em setembro. De forma bem humorada, Leo Finocchi, Marília Bruno, Samanta Flôor, Felipe 5Horas e Fernanda Chiella ensinam de forma didática como não preparar receitas práticas.

No cardápio, Macarrão Abandonado, Hambúrguer, Craca (aquela crosta que fica no fundo da frigideira) Vegetariana, Bolo de Caneca, Yakimeshi Surpresa, Brigadeiro de Panela Monstro, Mad Coxinha Fury Road (com requintes de deserto cinematográfico) e Molho Maravilhoso. Cada um no seu estilo, os cinco artistas atestam que, como cozinheiros, são ótimos quadrinhistas.

Mais uma vez, a Balão Editorial investe em novos talentos do quadrinho nacional para produzir uma obra única, e prova que, assim como a culinária, o humor é uma arte.

3 comentários:

Anônimo disse...

Kkkkkk.....
Não tem mais o que inventar.
Gostei, vou comprar.
Ando meio faminto e falido, mas não perco o humor.

Maria Inês disse...

Obrigada pela dica. Vou encomendar. Adorei a ideia. Bjs.

Leo Finocchi disse...

Obrigado! Que bom que gostou do quadrinho, fico feliz em saber!