29 de janeiro de 2013

Importando Médicos

Não tenho acompanhado muito de perto a mídia nesses breves dias de férias.
Assim, não sei se isso foi oficializado, mas soube que o Governo Federal deseja flexibilizar as exigências da prática da medicina no Brasil por parte de quem fez curso no exterior.
Os motivos: poucas boas faculdades formando bons médicos e necessidade urgente de mais profissionais para exercer a profissão a serviço do governo em seus programas sociais.
Estima-se que milhares de  médicos  poderão vir de Cuba, por exemplo, país que tem tradição na formação de ótimos profissionais.
De qualquer forma haverá exigências e acompanhamento para garantir a qualidade do atendimento.
Vamos pesquisar mais sobre este assunto.

3 comentários:

JONAS MELO disse...

Não é só medicina, isso está relacionado com o apagão de mão de obra qualificada se o Brasil voltar a crescer no patamar acima dos 4%. Além de facilitar a entrada desses profissionais especializado o governo tem de investir ainda mais na formação de mão de obra especializada, urgente,

Anônimo disse...

Não é somente falta de médicos. É, principalmente, o pouco interesse dos profissionais em se mudarem para o interior. Nem tanto por motivos financeiros mas por se ausentar dos grandes centros, ficar longa de família e dos amigos(as) e morar numa cidade pequena, com poucas opções de lazer.

Junior disse...

Tem mais um problema, Marcos e Luiz Felipe, as especialidades. Os jovens formandos preferem as que dão menos trabalho e faturam mais. Exemplo, dermatologia. Do outro lado Pediatria, medicina legal, etc.