2 de janeiro de 2013

Pensando nos outros: uma lição de empatia

Vi essa indicação no blog Doc.Verdade.
Trata-se de um documentário que mostra a rotina de uma escola de ensino fundamental no Japão.
Mas o que há de interessante nisso?
É que a filosofia básica que norteia as atividades escolares no curso é ensinar a chave para viver feliz e se preocupar com o bem estar dos demais (empatia). Ao fazer isso as crianças - que tem em média 10 anos - encontram seu próprio caminho para estar em pleno gozo do bem estar, entendendo e lidando com suas próprias emoções.
Wikipedia: "O estado de empatia, ou de entendimento empático, consiste em perceber corretamente o marco de referência interno do outro com os significados e componentes emocionais que contém, como se fosse a outra pessoa, em outras palavras, colocar-se no lugar do outro, porém sem perder nunca essa condição de “como se”. A empatia implica, por exemplo, sentir a dor ou o prazer do outro como ele o sente e perceber suas causas como ele a percebe, porém sem perder nunca de vista que se trata da dor ou do prazer do outro. Se esta condição de “como se” está presente, nos encontramos diante de um caso de identificação."
Mas tem dois 'problemas': é um documentário longo para os padrões do blog (quase 50 minutos) e é narrado e legendado em espanhol.
No primeiro caso, vale um esforço de concentração, sobretudo para quem está de férias. Já com relação ao espanhol, garanto que dá para entender.
Quando se mergulha no tema e nas vivências nem se percebe a duração do filme.



Sensível e comovente! Documentário premiadíssimo!
"Toshiro Kanamori, mestre de alunos de 10 anos ensina que a felicidade é a coisa mais importante a se aprender na escola. A solidariedade é um denomidor comum entre seus aprendizes, aprendendo a se abrirem, cooperarem, a combater o bullying, criando uma atmosfera de muito amor e companheirismo, formando indivíduos que as sociedades tanto carecem: os que se preocupam com os outros. (docverdade)"
Deixe as pessoas viverem no seu coração.”

Pensando en los demás: Experiencia de Toshiro Nakamori
from Turkestana
"Este documental muestra el trabajo de un profesor, Toshiro Kanamori, durante un año en la escuela pública infantil Minami Kodatsuno de Japón, en la ciudad de Kanazawa (de unos ocho mil habitantes).

En él, se muestra como Toshiro Kanamori, enseña a los niños a descubrir las claves de la felicidad y la convivencia. Su método se basa en educar a los niños desde un ambiente de respeto absoluto y desarrollando la empatía. Toshiro Kanamori respeta y empatiza con sus alumnos, enseñando a estos que escuchen sus emociones. Escucharse ayuda a conocerse a si mismo, empatizándo con los demás y traduciéndose esto, en un creciente respeto y sentimiento de felicidad.

Uno de los métodos que utiliza es el de “las cartas del cuaderno”. Los niños escriben a menudo cartas en un cuaderno en las que explican sus sentimientos, qué piensan sobre algo o qué soluciones darían a un problema. Cada día tres niños leen su carta y el resto puede opinar sobre ello. Esto hace que los niños aprendan a buscar en su interior, a mirar hacia sí mismos, a reconocer su individualidad y a dar nombre a sus emociones y por lo tanto a comprender las de los demás. Para Kanamori “no hay límite de participación. Ellos cuentan sus historias y todo el mundo comparte sus sentimientos. Cuando la gente escucha de verdad, vive para siempre en nuestros corazones. Ese es el gran significado de estas cartas”.

El documental ha recibido el Gran Premio del Festival de Banff 2004, la medalla de bronce en el Festival de Nueva York, el Gran Premio en el Festival de Televisión del Japón y la Medalla de Oro en el Festival Internacional de EEUU de Religión, Etica y Humanidades. Está producido por la Japan Broadcasting Corporation (NHK)."

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso é ensinar a viver. Falta uma disciplina dessa em nossas escolas e mesmo nas famílias