31 de janeiro de 2013

Representante dos Trabalhadores nas Empresas: Um Bom Exemplo

Foi no final do segundo governo Lula que houve a regulamentação da participação de um representante dos empregados no Conselho de Administração das empresas estatais.
Mais uma grande iniciativa que poderia ser implantada também nas empresas privadas, ampliando o leque no sentido do trabalhador dar sua contribuição, não só em empresas de economia mista.
Todos só tem a ganhar com isso: governo, trabalhadores, empresários e o país como um todo.
Um bom exemplo é a maior empresa do país: na Petrobras tal procedimento já está implantado e ocorre neste momento (até 7 de fevereiro) a segunda eleição do Representante dos Empregados no Conselho de Administração.
Sim, é assim que funciona. Os próprios empregados escolhem, via eleição direta, entre aqueles que se candidataram. E qualquer um pode se candidatar.
Neste ano entre os  que pleiteiam a vaga está o José Maria Rangel. Ele é Coordenador do Sindipetro NF, uma pessoa conhecida por sua seriedade, correção e dedicação à causa da Petrobras e dos trabalhadores (uma coisa obviamente está vinculada à outra).
O blog acha muito interessante e importante a sua candidatura pois além de ser positivo termos neste CA uma pessoa que conhecemos a representatividade (ele representa o maior sindicato do país e conhece a realidade da maior região produtora do Brasil - a Bacia de Campos), José Maria é uma pessoa conciliadora mas que sabe o momento de lutar o bom combate.
Vejam mais informações, incluindo uma entrevista, no site do SindipetroNF.


3 comentários:

Anônimo disse...

Da blog do Roberto Moraes em http://www.robertomoraes.com.br/:

Sindicalista campista disputa vaga no Conselho de Administração da Petrobras

A partir de hoje até o dia 7 de fevereiro, está sendo disputada entre os petroleiros da Petrobras, a vaga dos trabalhadores no Conselho de Administração da empresa.

Zé Maria Rangel, coordenador do Sindipetro-NF tem o apoio de sindicatos de petroleiros de diversos estados do país e tem grandes chances de se eleger em mais representação da classe petroleira, entre outros motivos, pelo seu trabalho e garra na luta dos petroleiros e da empresa e o fato do Sindepetro-NF ser maior base petroleira do país e da América Latina.

O Conselho de Administração (CA) da Petrobras é o órgão máximo de decisão da empresa estatal. O Conselho toma decisão não apenas sobre os trabalhadores, mas, sobre os interesses da empresa que também influencia o desenvolvimento das regiões, onde tem e terá bases instaladas. É o espaço onde se delibera a política de investimentos da empresa. O Conselho de Administração da Petrobras é composto de dez membros.

Anônimo disse...

Petroleiros e petroleiras da Bacia de Campos vão fazer a diferença nas eleições de um representante dos empregados na instância máxima da Petrobrás

Nessas eleições temos a possibilidade de eleger um companheiro que conhece profundamente a realidade dos trabalhadores da Bacia de Campos e do Brasil, que é o Coordenador do Sindipetro-NF, José Maria Ferreira Rangel.

José Maria Ferreira Rangel tem 27 anos de Companhia e, a frente do nosso sindicato enfrentou diversas lutas e sempre se manteve firme nesses enfrentamentos.

Somente 2.500 empregados da Bacia de Campos votaram nas últimas eleições para o C.A, um grupo muito pequeno diante do número de petroleiros que podiam votar. Neste ano temos a possibilidade de aumentar esse número de eleitores.

São 11.750 petroleiros aptos a votar e praticamente decidir o processo eleitoral. A Bacia de Campos pode fazer a diferença e levar ao Conselho de Administração da Petrobras o Coordenador Geral do Sindipetro-NF José Maria Ferreira Rangel.

A participação de Zé Maria no conselho não impede que ele continue trabalhando e coordenando nosso sindicato, como alguns comentam. O Conselho de Administração realiza uma reunião mensal ordinária e não afasta nenhum de seus membros das atividades diárias.

A diretoria do sindicato decidiu por maioria apoio à candidatura de José Maria Ferreira Rangel para representante dos empregados no Conselho de Administração da Petrobras por entender que esse é um espaço estratégico para os trabalhadores e trabalhadoras. Indicamos que a categoria petroleira, vote massivamente no companheiro. As eleições vão até o dia 7 de fevereiro.

SIndipetro NF

Petroleiro disse...

Zé Maria Rangel é o mais votado para o CA da Petrobrás

Imprensa da FUP

A eleição para a vaga dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás terá segundo turno entre Zé Maria Rangel, que conquistou 4.568 votos, e Sílvio Sinedino, que obteve 4.565 votos. Ao todo, 127 candidatos disputaram o primeiro turno, onde foram registrados um total de 18.050 votos. O segundo turno da eleição começa no dia 23 de fevereiro e segue até 03 de março.
A FUP e seus sindicatos parabenizam todos os candidatos e eleitores que participaram do pleito, valorizando essa importante conquista, que é a participação dos trabalhadores no CA da Petrobrás.
No segundo turno, a FUP e seus sindicatos apóiam Zé Maria Rangel e convoca os petroleiros a votarem em um representante lutador, com uma trajetória sindical classista de defesa da categoria e que de fato conhece o dia a dia dos trabalhadores. Não se omita diante desta conquista e participe da eleição, ciente da sua responsabilidade com o coletivo.