12 de outubro de 2013

Ninfomaníaca, a nova polêmica de Lars Von Trier

Vai ser lançado em dezembro o mais novo filme do diretor Lars Von Trier.
O dinamarquês foi um dos criadores e líderes do movimento cinematográfico-estético-ideológico Dogma nos anos 1990, que poderia ser resumido como "uma câmara na mão e uma ideia (polêmica) na cabeça".
O Dogma ficou para traz mas o estilo que despertou paixão e ódio na mesma medida entre cinéfilos do mundo todo continua presente nas obras mais recentes de Lars, mesmo sendo produções com mais recursos.
Em suma, o novo filme vai despertar a mesma polêmica de todos os seus filmes, mesmo o quase light "Melancholia" (uma espécie de ficção-científica), última realização antes de "Ninfomaníaca".
Segue breve sinopse da trama (e a curiosidade dos 14 posteres diferentes que já mexeu com as estruturas da indústria cinematográfica, hoje quase somente voltada para os "filmes pipoca" ).
Agora é aguardar o lançamento por aqui em 2014, se é que vai ser lançado nos cinemas brasileiros. Talvez só consigamos ver em DVD ou nas TVs por assinatura.

"O novo e já polêmico filme de Lars Von Trier, Ninfomaníaca, ganhou 14 cartazes diferentes de divulgação. Cada imagem mostra um ator do elenco diferente tendo um orgasmo, incluindo Uma Thurman, Shia LaBeouf, Charlotte Gainsbourg e Stellan Skarsgard.
O filme será divido em duas partes, somando oito capítulos no total. Em cada capítulo, Lars Von Trier pretende contar uma episódio diferente da vida de Joe, uma mulher auto-diagnosticada como ninfomaníaca desde cedo. A protagonista é interpretada por Charlottte na fase adulta e Stacy Martin na juventude.
O gancho dos capítulos é dado pelo personagem de Skarsgard, o solteirão Seligman, que encontra Joe quase inconsciente na rua e a leva para sua casa, onde ouve todas as histórias eróticas da personagem.
O elenco fica completo com Christian Slater, Jamie Bell, Connie Nielsen,  Nicolas Bro, Jesper Christensen, Jens Albinus, Shanti Roney, Severin von Hoensbroech, Willem Dafoe, Udo Kier, Jean-Marc Barr, Caroline Goodall, Kate Ashfield, Saskia Reeves e Omar Shargawi.
Ninfomaníaca estreia no dia 25 de dezembro na Dinamarca e irá se juntar aos outros filmes polêmicos de Lars Von Trier, responsável por Melancolia e Anticristo."

No filme anterior do Lars, "Melancholia", uma das músicas usadas como trilha sonora foi "Pandora", do grupo inglês Cocteau Twins, que eu ouvia muito nos anos 1980.
Segue a canção com vídeo contendo cenas do filme.

Nenhum comentário: