22 de maio de 2012

Robert Moog na página inicial do Google

Uma homenagem muito legal e imperdível na página inicial do Google: 78 anos de Robert Moog.
Ele é  o inventor do sintetizador Moog que deu novos rumos ao Rock, à Música Pop e a Música Erudita de Vanguarda, incluindo a Eletrônica a partir da segunda metade da década de 1960.
O Google reproduziu um Mini-Moog e você pode tocar com os mesmos sons originais, criar música e até gravar. Não deixem de conferir!
Eu sou fã desse instrumento vintage.
https://www.google.com.br/


Atualização 07:40h - 23/05: 
"Robert Moog engenheiro e físico desenvolveu o sintetizador mais acessível, do que já existia, levou em conta as opiniões dos músicos, e assim o sintetizador começou a se popularizar e por este motivo é considerado o pai do do sintetizador, e o google faz uma homenagem a ele com um doodle.
Um pouco de História
Na realidade o sintetizador foi criado em 1955 pela RCA (Radio Corporation of America).
Apesar de ter ganho o Prêmio Nobel nesse ano, este sintetizador era um instrumento que somente podia ser operado por técnicos. Engenheiros especializados precisavam de horas para criar algum som útil. Conhecido como RCA MkII, tinha mais de 2 metros de altura e 5 metros de comprimento. Custava U$ 175.000,00. Os poucos músicos capazes de operá-lo eram obrigados a revezar-se em turnos e fazer uma reserva no estúdio da Universidade de Columbia/Princeton em Nova York. Robert Moog, por ser músico (teve aulas de piano por 12 anos), além de engenheiro e físico, teve um approach diferente, desenvolvendo um instrumento mais acessível e orientado para músicos, e não para técnicos. Foi com a sua invenção que o sintetizador começou a se popularizar. Por esse motivo ele é considerado o "Pai do Sintetizador".
Em 1962, Robert Moog apresentou o seu sintetizador. Seu primeiro comprador foi Alwin Nikolais, um famoso coreógrafo. Seu segundo foi Eric Siday, um compositor de comerciais (jingles). Havia dinheiro o bastante para manter-se no negócio, mas não existiam muitos compradores, de fato só se ouvia sons de sintetizador em jingles. Moog procurou encontrar-se com o maior numero de músicos que podia para divulgar o sintetizador. Dentre eles conheceu Wendy Carlos, que com o álbum "Switched-On Bach" divulgou o instrumento para o mundo. Carlos chegou a colaborar com Robert Moog no aperfeiçoamento do instrumento. Após algum tempo, Bob Moog deixou de trabalhar na empresa que tinha o seu nome (Moog Music). Fundou a "Big Briar", onde passou produziu dispositivos para seus antigos instrumentos e theremins (theremin é um instrumento musical eletrônico que é executado movendo-se as mãos perto de uma antena - muito usado em filmes de ficção científica e horror). Nesta época, talvez por ser um cientista, e não um negociador, vendeu os direitos do seu nome e criação, ironicamente perdendo o direito de usar seu próprio nome. No final dos anos 90 voltou à mídia, em comemoração dos 30 anos do sintetizador Moog, juntamente com o músico Keith Emerson."
Fonte: Portal Bragança
 

6 comentários:

Marcos Oliveira disse...

Me lembrou o meu Prophet 600 que nunca aprendi tocar. :)

Alfeu disse...

Marcos, o Google está cada vez melhor nas suas homenagens. Essa agora em homenagem ao Moog foi demais. Adoro sintetizadores analógicos e o Moog é o melhor de todos. Até já compus uma música usando aquele que eles colocaram na página inicial. Parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

A Google criou um novo doodle interactivo através do qual os adeptos da música podem testar as suas habilidades num Moog virtual. O objectivo é prestar homenagem ao criador daquele que é considerado um dos pioneiros na criação de sintetizadores: Robert Moog

Com o objectivo de comemorar o aniversário de Robert Moog, que faria 78 anos hoje se fosse vivo, a Google resolveu criar um Moog interactivo onde os visitantes do motor de busca podem criar músicas.

Além do teclado ser interactivo, também os inúmeros botões que surgem no painel deste Moog virtual podem ser modificados, para que os utilizadores criem as suas próprias composições.

Para a experiência ser mais completa, o doodle apresenta mais dois botões: um que permite gravar as peças dos utilizadores do motor de busca e outro que ajuda a partilhar essas mesmas criações nas redes sociais ou em sites pessoais.

Esta foi a forma escolhida pela Google de homenagear Robert Moog, o criador dos sintetizadores Moog, que ganharam popularidade nos anos 1960 junto de bandas como os Beatles ou os Doors.

Hoje em dia este instrumento tem vindo a ser recuperado por algumas bandas e artistas mais ligados às sonoridades electrónicas.

Esta não é contudo a primeira vez que a Google homenageia uma personalidade influente para a cultura musical, através de um doodle que permite aos utilizadores tocarem um instrumento musical.

Tal já tinha acontecido em Junho do ano passado, quando a empresa criou um doodle dedicado ao aniversário de Les Paul, que consistia numa guitarra eléctrica virtual.

Marcos Oliveira disse...

Curiosamente batemos um recorde com este post.
Em bem menos de 24 hora ocorreram cerca de 500 acessos diretos neste post (até este momento; e não falo de acessos gerais ao blog, que hoje deve ficar na faixa de 2.200) um número alto para apenas uma postagem.
Certos assuntos surpreendem pelo interesse despertado.

Esquef disse...

Amigo,
Curti e "viajei"e desenhei (e ainda o faço hoje) ouvindo muita música boa sob as infinitas composições desse genial "invento".
Parabéns ao "Moog".
Vai um link com video do Keith Emerson com uma pequena perfomance da música Lucky Man.
Grande abraço.

Marcos Oliveira disse...

Valeu Esquef!
Abração e viva o Moog!