23 de maio de 2012

"VEJA na CPI" - por Delman Ferreira

Uma contribuição para o blog do catarinense Delman Ferreira - Morro do Baco Baco: AQUI


"A Revista VEJA pode fazer a maior reportagem de toda a sua história, talvez a maior reportagem de toda a história da imprensa brasileira. Uma demonstração de comprometimento com o Brasil e todo o Povo Brasileiro. Poderia comparecer à CPI do Cachoeira e revelar tudo o que apurou em todos os anos que manteve contatos estreitos com Carlos Cachoeira.
Como já esclareceu a revista, tal proximidade tinha o objetivo de ‘conhecer as entranhas da corrupção no Brasil, no mais puro espírito do jornalismo investigativo’. Assim, para completar trabalho tão edificante, a revista deveria comparecer à CPI, diante de toda a Nação Brasileira, e revelar tudo o que sabe e acompanhou nestes anos de tão íntima investigação.
No site da Editora Abril, responsável pela Revista Veja, (http://www.grupoabril.com.br/institucional/sobre-abril.shtml), encontramos o registro do que o Grupo Abril define como sua missão, ou seja, sua contribuição para a sociedade.

MISSÃO


A Abril está empenhada em contribuir para a difusão de informação, cultura e entretenimento para o progresso da educação, a melhoria da qualidade de vida, o desenvolvimento da livre iniciativa e o fortalecimento das instituições democráticas do país. (maio 1980) (grifo nosso).


VALORES


Excelência, integridade, pioneirismo e valorização das pessoas.

Neste momento, crucial, quando o efetivo combate à corrupção é um dos mais destacados sonhos dos brasileiros, a presença dos editores da revista Veja na CPI será a contribuição maior para o ‘progresso da educação, a melhoria da qualidade de vida, o desenvolvimento da livre iniciativa e o fortalecimento das instituições democráticas do país’.

O Senhor Policarpo Jr., editor da Veja em Brasília, cumprindo o papel de repórter investigativo, repugnado, teve que conviver com os piores corruptos. Enojado, teve que atender centenas de ligações dos personagens mais desagradáveis e do mais baixo nível humano que se possa imaginar. Um peso, presumivelmente, insuportável para um ser humano que pauta sua conduta pela ética e tem um nome a zelar. Finalmente, terá a oportunidade de socializar este fardo. Na CPI, diante de todo o Brasil, poderá aliviar-se de todo o fel que, certamente, lhe corrói o espírito.

O Senhor Roberto Civita terá a maior oportunidade de sua vida para completar a missão que parece ter atribuído à linha editorial de sua principal revista – o combate sem tréguas à corrupção, livrar o país deste mal que nos impede de sonhar com destinos mais nobres e com um elevado padrão de vida. Nestes últimos anos, a revista Veja não deu tréguas para aqueles que considerava corruptos. Fez-se porta-voz contra mal-feitos, provocou a queda de ministros e servidores, provocou abalos nas estruturas que considerava incômodas. Para completar a obra com toda a pompa e circunstância que fez por merecer, deve comparecer à CPI e demonstrar como opera a corrupção no Brasil, desnudar toda a rede que corrói nossos valores.
Será uma contribuição inestimável para o Brasil livrar-se, definitivamente, de personagens sem escrúpulos que sempre se utilizaram de quaisquer meios para fazer valer seus interesses e para manter o país estagnado no atraso"

Nenhum comentário: