20 de março de 2013

Nova Estação: Outono

E o verão de 2013 já se foi.
Entramos hoje no outono.
Os dias serão claros (hoje amanheceu de nublado a chuvoso aqui na região) mas sem ofuscar a nossa visão como no verão, muitas nuvens no céu, períodos de chuvas em pontos diferentes da cidade, queda de temperatura nas próximas semanas, sobretudo lá pelos meados de abril.
A chegada do outono me faz pensar em outras músicas (Jazz), outras bebidas (vinho), outros filmes ("Primavera, Verão, Outono, Inverno...e Primavera"), outros tempos e histórias ("O Outono do Patriarca"), outras imagens, etc.
No Hemisfério Norte é a Primavera que está começando o que é interessante pois - ao contrário de Inverno x Verão - há semelhanças climáticas entre as estações, embora com características diferentes na natureza, de acordo com o local.
Por isso selecionei imagens outonais na natureza - não necessariamente do lado de cá da linha do Equador (em alguns casos até que sim mas nem sempre no nível do mar) - para ilustrar o blog nesta quarta-feira.
Vamos ver o que diz a Wikipedia: "O outono é a estação do ano que sucede ao Verão e antecede o Inverno (Nota do blogueiro: É mesmo?!). É caracterizado por queda na temperatura, e pelo amarelar das folhas das árvores, que indica a passagem de estações (exceto nas regiões próximas ao equador).
O Outono do hemisfério norte é chamado de "Outono boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "Outono austral". O "Outono boreal" tem início, no hemisfério norte, a 22 ou 23 de Setembro e termina a 21 ou 22 de Dezembro. O "Outono austral" tem início, no hemisfério sul, a 20 de Março e termina a 20 ou 21 de Junho."

Que as folhas que caem das árvores no outono signifiquem um renascimento (inclusive da fé e esperança em dias cada vez melhores), como é a Páscoa.
Boa estação a todos.





2 comentários:

Mario Banks disse...

No Climatempo tem a tendência climática para esta estação.

Tendência para o outono

O Brasil, e todo o Hemisfério Sul, entra oficialmente no outono, no dia 20 de março, às 8h02min, no horário de Brasília. A estação se estende até o dia 21 de junho.

Na maior parte do Brasil, o outono marca a transição entre o período chuvoso e o período seco. É também durante esta época do ano que temos a diminuição da radiação solar e o Hemisfério Sul migra do seu período mais quente para o período mais frio.

No Brasil, o fluxo predominante do ar quente e úmido de verão, proveniente da Amazônia, vai cessando e as massas polares vindas da Antártica, entram gradativamente mais fortes e mais frequentes sobre o país. O que normalmente ocorre é a diminuição gradual da chuva e da temperatura, em grande parte do país.

Nem El Niño, nem La Niña

Em relação ao fenômeno ENOS (El Niño/ Oscilação Sul), estamos em neutralidade e vamos continuar assim. Isso quer dizer que nos próximos meses não deve haver aquecimento e nem resfriamento do anormal da porção central-leste do Oceano Pacífico. Não teremos El Niño e nem La Niña nos próximos meses. Essa previsão está de acordo com os modelos dinâmicos, estáticos e probabilísticos de vários institutos de climatologia do mundo.

Abril
Quatro frentes frias devem chegar ao país e há previsão de fortes pancadas de chuva na maior parte do Sul.

Maio
Massas polares devem provocar queda de temperatura no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Friagem no sul da Região Norte já durante a primeira quinzena.

Junho
Pode voltar a chover mais no Nordeste, devido ao aumento dos distúrbios de Leste.


Seis massas polares chegam ao país, mas apenas duas delas provocam queda de temperatura no Sul, Sudeste e o Centro-Oeste.


Seis frentes frias avançam pelo Sul do Brasil, mas apenas duas provocam chuva no Sudeste.

Anônimo disse...

Francisco confirma participação na Jornada Mundial da Juventude e visita ao Santuário de Aparecida

A presidenta Dilma Rousseff foi a primeira chefe de Estado a ser recebida pelo papa Francisco após a missa inaugural do pontificado. Segundo Dilma, o fato foi destacado pelo próprio papa durante encontro no Palácio Apostólico, no Vaticano, na manhã desta quarta-feira (20). A presidenta ainda revelou que Francisco confirmou presença na Jornada Mundial da Juventude, em julho, no Rio de Janeiro, e que pretende visitar a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.

“Ele estava me dizendo que ele espera uma presença grande dos jovens na medida em que ele é o primeiro papa, ele é várias coisas primeiro: ele é o primeiro Francisco, o primeiro jesuíta, o primeiro latino-americano, o primeiro argentino, e ele espera a presença massiva de jovens. (…) Ele vai, logo depois da grande participação dele, ir em Aparecida e até me lembrou que, em 2007, ele esteve em Aparecida e me deu um livro que é a síntese do que eles fizeram em Aparecida em 2007, que foi uma conferência de bispos latino-americanos”, afirma.

A presidenta também voltou a destacar a importância do compromisso do papa com os pobres e com as populações mais fragilizadas. Para Dilma, essa postura faz com que a relação com o Brasil ganhe em importância, já que o governo vem focando, nos últimos dez anos, a superação da pobreza extrema.

“Ele é uma pessoa extremamente carismática e, ao mesmo tempo, com um grande compromisso com os pobres, o que torna a relação com o Brasil uma relação muito importante para nós. Porque o governo brasileiro vem nos últimos 10 anos, a partir do Lula, focando a questão da superação da pobreza. E é uma política de estado, eu inclusive, expliquei para ele como é que nós estamos, e ele conhecia bastante bem, não houve nenhuma surpresa da parte dele, ele sabia o que nós estávamos fazendo”, completa.

O papa, segundo Dilma, ainda se solidarizou com as vítimas da tragédia em Santa Maria (RS) e disse que o Brasil demonstrou força e ternura.

“‘Eu fiquei muito comovido com a questão que ocorreu em Santa Maria e acho que a gente tem na vida que demonstrar força e ternura. Em Santa Maria, o Brasil demonstrou força e ternura’. Eu fiquei muito agradecida também e acho que ele será um papa muito importante para o momento em que todos nós vivemos”, disse.

Por fim, Dilma Rousseff afirmou que a Argentina está de parabéns pela escolha do papa Francisco e brincou ao responder a pergunta de um jornalista argentino sobre o encontro.

“Olha, vocês têm muita sorte. É um grande papa. A Argentina está de parabéns. Agora a gente sempre diz “o papa é argentino, mas Deus é brasileiro”, finaliza.