7 de julho de 2013

Roberto Carlos sobrevoando o Rio em 1967


Este post foi feito em 2011. Já faz parte do grande acervo do blog. Achei ele acidentalmente e resolvi fazer um "repost" de parte dele neste domingo. 

Percebam nos detalhes as mudanças da cidade, passados 45 anos! Muita raridades. Até mesmo o carro que aparece no final, um Esplanada fabricado acho que pela Willis. Eu tinha oitos anos naquela época e morava lá no subúrbio, bem distante da Zona Sul e Centro mostrados nas filmagens,

Me lembro que teve uma época no antigo endereço do blog (na UOL e que foi tudo perdido) onde fiz uns posts sobre os filmes feitos pelo Roberto Carlos nos anos 60.

Naquela época era uma forma de divulgação das músicas dos discos através do cinema, uma vez que a TV ainda não era tão difundida. Era a pré-história dos videoclips que depois se tornariam populares via MTV.

Os Beatles fizeram isso com os filmes "A Hard Days Night", "Help", "Magical Mistery Tour" e "Yellow Submarine".

Pois vejam então este video no disponível no You Tube.

Um cena de um helicóptero sobrevoando o Rio (que eu não me lembrava) do filme "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura" de 1967.

Muito legal!

Reproduzo abaixo não só o trecho do filme, como também os comentários feitos por alguém que entende do Rio e de helicópteros.

As músicas são "Namoradinha de um Amigo Meu" e "Canzone Per Te" (do "Festival de San Remo" - Itália).


"O helicóptero pertencia à antiga Companhia VOTEC (Voos Técnicos e Executivos), facilmente identificada pela logo-marca. Foi a primeira empresa contratada para efetuar voos para as plataformas marítimas da Petrobras.

Trata-se de um clip gravado durante a produção do filme "Roberto Carlos em ritmo de aventura", elaborado em plena época da Jovem Guarda.

Na travessia do Túnel do Pasmado o trânsito foi interrompido e pode-se ver alguns veículos aguardando o término da ação.

Ainda não existiam a Torre do Rio Sul ou o Condomínio Morada do Sol. A Avenida Atlântica possuía apenas uma pista de rolamento.

Ao passar pela Cinelândia (Avenidas 13 de Maio e Rio Branco) pode ser visto o antigo Senado Federal (conhecido como Palácio Monroe) demolido durante as obras do Metrô Rio (não perguntem por quê).

O pouso foi feito no prédio do antigo Banco do Estado da Guanabara hoje Banco Itaú S.A., na Avenida Nilo Peçanha provavelmente o único heliporto existente, então, no centro da cidade.

Naquela época, que deixou muitas saudades, o Rio de Janeiro era chamado de Estado da Guanabara.

O piloto que realizou este voo já faleceu e pelas normas atuais de segurança seria impossível realizar um procedimento semelhante.

Até hoje se elogia a habilidade do piloto em passar pelo túnel, em uma única passagem, sem um treinamento mais específico."

Um comentário:

Anônimo disse...

Eita Rio lindo e bão. Naquela época.