3 de outubro de 2013

Petrobras: 60 anos

Hoje, 03 de outubro de 2013, a maior empresa da América Latina completa 60 anos de existência.
Mais do que uma simples empresa, a Petrobras ao longo deste tempo (a bem da verdade, desde o seu início) tornou-se um símbolo da pujança, independência e capacidade de superação brasileira.
Um exemplo e um item de respeito para o mundo.
Atualmente, mais do que apenas uma empresa de Petróleo trata-se de uma empresa de energia que busca mover o país e pesquisar fontes alternativas renováveis, com preocupações sociais e ambientais.
É mais do que uma simples multinacional de Petróleo. É um dos bons símbolos do orgulho brasileiro.
Ao estar presente em todos os lares através de quase tudo que tem uma parcela de petroquímica - de roupas a eletrodomésticos - a Petrobras dá ao Brasil a oportunidade de se livrar da dependência externa da importação de tão importante elemento na sociedade atual e por isso mesmo - ao longo desses 60 anos e agora por conta do pré-sal - desperta a cobiça externa. Daí a necessidade de estarmos sempre atentos para defender este patrimônio de toda a nação brasileira.
É com orgulho que os blogueiros deste espaço participaram e participam ativamente desta história ao longo dos últimos 30 anos.
Parabéns à sexagenária, cada vez mais jovem!
Seguem alguns videos informativos e comemorativos desta data tão importante.
"O Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), no Rio de Janeiro, centraliza atividades de Pesquisa & Desenvolvimento. Com uma área total de 300 mil m², é um dos complexos de pesquisa aplicada mais importantes do mundo, contando com laboratórios avançados e salas de simulações e imersão em processos da indústria de energia."
"Na semana em que comemoramos 60 anos, vários veículos de imprensa estão produzindo reportagens especiais sobre nossa história e importância para o desenvolvimento do país. Entre eles, o telejornal Repórter Brasil, exibido pela TV Brasil.":





A Missão Netuno


Música Tema dos 60 anos
Somos Petrobras #01 by Petrobras on Grooveshark

Campanha "Gente é o que inspira a gente"


"Não importa quantos anos passaram. Seis, sessenta ou seiscentos. Inspiração é atemporal. Não é hereditária, mas passa de geração em geração. Também não pode ser medida - algo aparentemente pequeno pode inspirar grandes feitos. Ela é a energia que nos faz encarar desafios. Nos faz lutar para que o dia de amanhã seja sempre melhor.

A inspiração é contrária ao medo: se existe um limite, ela ultrapassa. Se parece impossível, ela faz acontecer. Foi pensando assim que vencemos barreiras e chegamos a mais de 7 mil metros de profundidade, no pré-sal. E é por causa dessa inspiração que acordamos todos os dias dispostos a fazer ainda mais."

E você? Divida conosco sua inspiração, visite nosso site: http://www.petrobras.com.br/meinspira

Visite também: http://www.petrobras.com.br/pt/

8 comentários:

Jose Carlos disse...

Parabens Petrobras!

Rodolpho disse...

Um dia serei engenheiro da Petrobras, meu sonho!

Dacia Oliveira disse...

Parabéns PETROBRAS!! Muitos anos ainda pela frente! Não deixando de felicitar aqui também,os blogueiros deste espaço virtual que fazem parte da história da empresa.

Luana Mendes disse...

Parabéns ao país, aos petroleiros, a esta grande empresa que nos enche de orgulho pela sua história. Invejada até pelos americanos, russos, chineses, ingleses.... Viva Petrobrás!!!!

Fernando Brito disse...

O nome é “O Petróleo é Nosso”, mas pode chamar de Petrobras
3 de outubro de 2013 | 12:34

Hoje se completam exatos 60 anos da assinatura da Lei 2004 pelo Presidente Getúlio Vargas.

Era o corolário de uma luta que mobilizava há décadas o Brasil, de quem todos os “sábios” diziam não ter petróleo.

Um luta que não terminou ali e não terminou ainda hoje.

Um ano depois, na carta com que deixou a vida para entrar na História, Vargas escreveu:

“Quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma”.

Preste atenção nas palavras: “a liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas”…

Esta é a função da Petrobras, ainda, 60 anos depois; perfurar por petróleo para encontrar um sonho de liberdade e justiça de um país e de seu povo.

E atrás deste sonho ela atravessou rocha, mar, incredulidade, traição.

Enfrentou as pressões das águas profundas do Brasil e de corações rasos de brasilidade.

A Petrobras nasceu e tornou-se no que é porque há brasileiros que acreditam no Brasil e fazem dela uma força capaz de vencer tudo e todos que nos querem ver no atraso, na dependência, na pobreza.

Estes calabares a enxergam apenas como uma empresa, cuja finalidade é dar lucros e dividendos aos acionistas e atender “às exigências de mercado”.

Ela faz tudo isso, mas como meio, não como fim.

Porque sua finalidade é aquela, escrita por Vargas.

Criar a liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas.

Dentro de pouco mais de 15 dias, para desespero dos inimigos do povo e diante da incredulidade dos que não entendem que, nos últimos anos, a Petrobras passou, de novo, a ser a ferramenta que previu o velho Presidente, ela assumirá o controle do maior campo de petróleo já descoberto no Brasil.

Uns e outros se iludem com tecnicalidades e formalidades.

Há, porém, uma decisão tomada.

Ninguém poderá dar mais petróleo de Libra ao povo brasileiro que a sua filha, a Petrobras.

Os homens que não acreditam no amor descreem do amor de seus filhos e não confiam na capacidade destes, agora maduros, encontrarem a forma de dar concretude a este amor.

São tolos, porque verão que seus filhos não fogem à luta e, porque amam, são invencíveis.

Desde 3 de outubro de 1953, o slogan “O petróleo é nosso” tem um nome e este nome é Petrobras.

O hoje, como mostra lindamente este filme comemorativo dos 60 anos da Petrobras, é filho do ontem.

E é, pelo bem, pelos direitos e pela dignidade deste povo, que tem um grande país e que merece e vai ser livre e feliz que a Petrobras vai vencer hoje um desafio que fará o amanhã.

Um dia o 3 de outubro vai ser visto como realmente é: um Sete de Setembro.

http://tijolaco.com.br/index.php/o-nome-e-o-petroleo-e-nosso-mas-pode-chamar-de-petrobras/

Petrobras-Fatos e Dados disse...

Completamos hoje, 3 de outubro, 60 anos de história. Em ritmo acelerado, temos como meta dobrar a atual produção de petróleo até 2020, chegando a 4,2 milhões de barris por dia (bpd). Só em 2013, nove plataformas, com capacidade de produção somada de 1 milhão de bpd, serão entregues. Temos contratadas 28 sondas de perfuração marítimas para águas ultra profundas. Esses equipamentos estão sendo, pela primeira vez, construídos no Brasil, e começam a ser entregues em 2015. Para transportar o petróleo até a costa, 49 navios de transporte foram encomendados, cinco deles já entregues.

Na área de Refino, também planejamos um grande salto. A produção de derivados, entre eles diesel, gasolina e querosene de aviação, subirá dos atuais 2,1 milhões de barris por dia para 3 milhões bpd em 2020. A Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e o Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) serão os grandes responsáveis pelo aumento. O primeiro trem da Refinaria Abreu e Lima está previsto para entrar em operação em novembro de 2014 e o segundo em maio de 2015. Já o primeiro trem do Comperj começará a operar em agosto de 2016.

No segmento de fertilizantes, vamos quase dobrar a atual capacidade de produção de ureia, atingindo 3,5 milhões de toneladas em 2020. Para isso, duas unidades de fertilizantes, uma no Mato Grosso do Sul e outra no Espírito Santo, estão sendo construídas. Em julho deste ano, essa capacidade – que era de 1,1 milhão de tonelada/ ano – chegou a 1,8 milhão tonelada/ano com a aquisição da Fábrica de Fertilizantes do Paraná.

Para conseguir dobrar de tamanho, desenvolvemos tecnologia de ponta. Nosso Centro de Pesquisas (Cenpes), além das pesquisas em seus laboratórios, coordena 49 redes temáticas, com 88 universidades, um dos maiores modelos de colaboração entre empresas e academia no Brasil. Os temas de cada rede são relacionados às nossas metas tecnológicas. Com a descoberta do pré-sal, a escala e a complexidade das nossas demandas têm aumentado, estimulando várias empresas fornecedoras, incluindo multinacionais, a construir centros de pesquisa no Brasil, em locais próximos às nossas instalações ou de universidades parceiras.

Dilma Roussef disse...

RT @dilmabr: Parabéns a todos os funcionários da #Petrobras. São nossos heróis nesta história!

RT @dilmabr: Fui presidente do Conselho da #Petrobras. O lema está correto: o desafio da #Petrobras é a sua energia.

RT @dilmabr: O Pré-Sal é nosso passaporte p/ o futuro. A Petrobras será líder dessa transformação.

Marcos Oliveira disse...

Agradecemos a todos os comentários (tanto os originalmente escritos quanto os "copiados e colados") pelo aniversário de nossa querida empresa.
Agora é aguardar os 70 anos. Da Petrobras, não meus e do Luiz Felipe. Nós temos trinta anos de empresa mas ainda não estamos nessa faixa etária. Por enquanto... :)