27 de outubro de 2013

R.I.P.: Lou Reed - *Brooklyn, New York, USA, 2 de Março de 1942 +Long Island, Nova York, USA, 27 de Outubro de 2013


Uma parceria inusitada: Lou Reed com Luciano Pavarotti em 2001

E lá se foi mais uma lenda do Rock.
O fundador do influente Velvet Underground nos anos 1960 partiu hoje aos 71 anos.
Com humor cáustico, letras poéticas rebeldes, Lou Reed sempre foi mais do que um simples cantor e guitarrista de Rock. Tinha uma filosofia artística e de vida que nem sempre era muito bem compreendida.
Uma nota curiosa: o último trabalho dele, lançado ano passado, chama-se "Hudson River Wind Meditations", com sons que devem ser utilizados (segundo sua visão particular) para acalmar a mente. Uma obra experimental que de certa forma cumpre o papel de encerrar este ciclo de Lou Reed.
Rest in Peace, Lou.


Lou Reed morre aos 71 anos
"O músico Lou Reed morreu aos 71 anos, na manhã deste domingo (27), em Long Island, Nova York, nos EUA. O agente literário do artista, Andrew Wylie, disse à agência de notícias Associated Press que ele morreu em decorrência de problemas no fígado. O cantor passou por uma cirurgia de transplante de fígado em maio de 2013.
A notícia foi divulgada inicialmente pela revista "Rolling Stone". O jornal inglês "The Guardian" disse que a morte foi confirmada pelo agente do cantor na Grã Bretanha. "Sinto dizer que é verdade. Estou muito triste", disse Andy Woolliscroft ao jornal.
Reed já havia cancelado uma série de shows previstos para abril. Ele tocaria em abril no festival Coachella, nos Estados Unidos, além de algumas outras apresentações marcadas pela Califórnia.
Ele disse em junho que se sentia "uma vitória da medicina, da física e da química modernas", depois do transplante de fígado a que foi submetido em um hospital de Cleveland, em Ohio. "Estou maior e mais forte que nunca", declarou.
Venerado nos círculos musicais graças à fundação do grupo The Velvet Underground e sua carreira solo, o cantor, guitarrista e compositor publicou em seu site, em junho, que esperava voltar em breve a escrever canções que toquem "o espírito e os corações" de seus fãs.
Uma imagem foi divulgada neste domingo (27) nos perfis oficial de Lou Reed no Facebook e no Twitter com uma foto do cantor colada em uma porta. A legenda diz apenas "The door" (a porta)."
Fonte: G1

3 comentários:

Jefferson disse...

É camarada, os caras bons da nossa geração estão indo. Deprimente.
RIP.

Anônimo disse...

UMA GRANDE PERDA PARA A HISTÓRIA DO ROCK.

Tamára Baranov disse...

A carreira de Lou Reed desafiou qualquer síntese. Considerado o pai da música alternativa, poeta das esquinas de New York, foi um camaleão influenciando Iggy Pop, 'New York Dolls' e David Bowie. Mais tarde toda a cena pós-punk inglesa. Sua imagem sofreu muitas mutações, de glam rocker teatral, para um assustador junkie e por fim um indivíduo comum. No entanto, poucos negam a sua imensa importância. Ele expandiu o vocabulário nas letras, anteriormente proibidas, do rock’n’roll. Falou de sexo, uso e abuso de drogas, a sua própria decandência, travestis, homossexualidade, depressão suicida e angústia ao retratar realidades urbanas. Com honestidade e alto grau de realismo, ele permaneceu comprometido com o rock’n’roll como expressão literária. Talvez, por essas razões, é citado como um dos ancestrais mais importantes do punk. Embora tenha alcançado maior sucesso como artista solo, suas conquistas mais duradouras foram como líder do ‘Velvet Underground’ nos anos 60. Como vocalista principal e compositor do grupo lhe assegurou a estatura de um dos maiores visionários do rock.