14 de dezembro de 2013

Leonardo da Vinci: O Design da Viola Organista

"O homem que pintou a Mona Lisa, e foi o primeiro a esboçar o helicóptero e o submarino, também se envolveu com música. Então, aqui vai a pergunta: Qual instrumento musical teria sido projetado pelo gênio  Leonardo da Vinci?

Não existe uma resposta fácil. Seus esboços do Século XV indicam algo entre um cravo e um violoncelo, onde rodas correm ao longo das cordas. Ele a chamou de "viola organista."

Leonardo nunca chegou a construir o instrumento. Outros tentaram, com resultados variados. Agora, depois de quatro anos, o pianista polonês Slawomir Zubrzycki conseguiu trazer o curioso instrumento para a vida.

No mês passado, ele lançou o organista, revelando seus sons exclusivos para uma platéia entusiasmada em Cracóvia, Polônia.

"O desenho de Leonardo da Vinci, é a base para este instrumento", disse recentemente o Zubrzycki à agência de notícias AFP, "não é um desenho técnico. Ele não contém todas as informações necessárias. Mas é mais do que suficiente para entender o conceito deste instrumento.""




Nenhum comentário: