24 de maio de 2012

O Xou da Xuxa

Eu vi o depoimento da Xuxa no Fantástico. Quase todo, porque foi muito grande.
Durante o mesmo eu já percebi que ia haver muitas reações na Internet no dia seguinte. Prós e contras.
Achei importante e corajoso a parte do relato em relação aos abusos sofridos, no sentido de alertar pais e incentivar outras pessoas a reagirem e denunciar.
Mas com relação ao restante confesso que tive uma percepção de que ela estava atuando mais como atriz, o que gerou uma quebra de credibilidade. Além disso, se era para contar tudo, faltaram relatos sobre fatos públicos e notórios, como o recolhimento daquele filme ("Amor, Estranho Amor" de Walter Hugo Khouri que, teoricamente, era para estar disponível em Blu-Ray Disc).
Andei olhando na rede e achei esse artigo do jornalista Régis Tadeu a respeito do assunto. Me parece que ele deu um bom encaminhamento ao tema, inclusive levantando itens polêmicos
(que é do seu estilo jornalístico mesmo) relativos à Globo a ao histórico "Xou da Xuxa".
Reproduzimos a seguir.
No mais, será que isso vale esse debate todo (tirando a questão dos abusos)?
Tomara que essa onda passe logo. Não tenho mais paciência para Xuxa e correlatos. Nem para depoimentos de "celebridades".
Me incluam fora dessa! 

Temos o “nosso Michael Jackson” e seu nome é Xuxa
Por Regis Tadeu | Na Mira do Regis – ter, 22 de mai de 2012 
"O enorme fardo da fama excessiva costuma cobrar seu preço de maneira arrasadora: fazendo com que o "alvo" se feche como uma concha gigante e passe a viver trancafiado em um castelo de fantasia, criado para acomodar uma realidade paralela bem quentinha e aconchegante, sem críticas, sem dissabores, sem aborrecimentos.
No mundo luminoso e 'baba ovo' da TV e do show business em geral, é comum encontrar gente que se refugia no sucesso do passado — e suas infinitas adulações — para não ter que lidar com a realidade. Foi assim com Michael Jackson e tantos outros. Foi e ainda é assim com Xuxa.
Em seu depoimento meticulosamente editado ao Fantástico no domingo (20), ela externou grande parte da bizarrice de sua vida, não sem antes tomar cuidado de não revelar assuntos que não conviessem para a ocasião. Havia algo de beatificado em seu rosto, em suas expressões. Seu aparente "sofrimento" durante o depoimento me pareceu de uma sinceridade muito, mas muito enganosa, como se realmente acreditasse que estava abrindo o seu coração diante das câmeras de modo genuíno. Nada é tão artificial quanto isto no mundo das novelas.
Decepções amorosas todo mundo tem, mas Xuxa falou disto como se os romances com Ayrton Senna e Pelé fossem contos-de-fada que não deram certo por causa de um destino "malvado".
Nem critico o fato de ela só agora revelar que foi abusada quando era criança em inúmeras ocasiões por gente conhecida. Seu trabalho assistencial talvez precise de um "exemplo de dentro" para fazer com que outras pessoas não tenham medo de denunciar abusos deste tipo. Neste sentido, ela foi corajosa, embora muito tardiamente para quem decidiu se levantar contra isto.
Agora, está na cara que isto foi uma sórdida tentativa de alavancar a audiência de duas atrações da Rede Globo de uma vez só: o caidaço Fantástico, que não consegue sequer escapar da gozação pelo fato de o jogador Herrera, do Botafogo, recusar a escolher a "música dos três gols", e o próprio programa de Xuxa.
Consigo ver a cara de satisfação dos executivos da emissora antes e depois da exibição do programa, esfregando as mãos de um modo sórdido e salivante, quase orgásmico, tão odioso quanto a atitude dos molestadores da própria Xuxa. Quase chego a apostar que ela vai aparecer em TODOS os programas da Globo, como que fazendo uma via sacra de penitências, arrependimentos, olhos marejados e fofocas baratas.
Infelizmente, vale qualquer coisa nos dias de hoje para se conseguir um mísero ponto a mais de audiência. E infelizmente, a própria falta de escrúpulos dos artistas e subcelebridades contribui muito para isto.
Já disse isto uma vez em um programa de TV e todo mundo ficou horrorizado, mas ninguém discordou: Xuxa e suas paquitas foram um dos maiores estímulos à pedofilia que já vimos na TV! Porra, botar menininhas de 14, 15 anos , com shortinhos curtíssimos, bundinhas arrebitadas, pernas maravilhosamente torneadas, loirinhas, serelepes, todas a serviço de coreografias ridículas e subservientes a um "rainha" com o mesmo estereótipo e igualmente infantilizada mesmo já sendo adulta é o quê? Um manifesto pela cultura no Brasil? Qualé...
Foi a partir daí que as crianças se sentiram impelidas a uma sexualidade precoce e, claro, ao consumismo desenfreado, um processo que parece não ter volta ou fim e que afetou, afeta e vai afetar todas as gerações futuras.
O que a - realmente linda em termos estéticos - Xuxa de hoje e a Rede Globo fizeram no domingo passado foi usar um "confessionário televisivo" para trazer de volta a fama — e a audiência — do passado. Para isto, valeu até inventar uma patética história de proposta de casamento feita pelo staff do Michael Jackson. Aliás, o próprio Michael usou a mesmíssima estratégia — depoimentos "emocionados" e "verdadeiros" — na época em que foi acusado de pedofilia e estava no fundo do poço em termos financeiros.
Triste e deprimente, não?"
Vejam também no Portal R7:  Xuxa quer ser santa, mas seu passado não deixa
E, do jornalista André Forastieri: Xou de Horrores

4 comentários:

Anônimo disse...

The i-Piauí Herald:

Demóstenes revela: "fui abusado por Cachoeira"

SHOW DA VIDA – O Brasil inteiro se comoveu com o depoimento corajoso do senador Demóstenes Torres ontem à CPI do Fantástico. Com os olhos marejados, o parlamentar revelou pela primeira vez que durante a infância foi repetidamente levado para trás de uma queda d’água onde recebeu propinas à força e concedeu contratos licitatórios.

"Fui abusado por Cachoeira", disse com um esgar. Após dolorida pausa, completou: "Não foi uma nem duas vezes. Foram várias". Enfático, Demóstenes negou ter namorado Pelé: "Foi só uma tabelinha. Todo mundo sabe que a Delta foi o grande amor da minha vida", explicou.

O parlamentar também contou que o cantor Elton John teria lhe proposto casamento. Aos prantos, Demóstenes contou que disse sim. As núpcias só foram canceladas por que o megastar não concordou em contratar Fernando Cavendish para organizar o cerimonial. “Elton me disse que tanto ele quanto a Rainha jamais concordariam em colocar um guardanapo na cabeça, e eu não poderia me entregar a alguém tão desprovido de noção”, soluçou o senador.

No Congresso, o depoimento de Carlinhos Cachoeira foi marcado por bem menos emoção. Após empregar todas as variações linguísticas existentes para explicar que ficaria calado, Carlinhos Cachoeira resolveu ceder: "Só falo se me derem um Nextel." Apreensivos, todos os parlamentares desligaram os seus celulares.

Sem alarde, agentes da Polícia Federal anunciaram a operação Charles Chaplin: "Grampearam o silêncio de Carlinhos Cachoeira. Divulgaremos o resultado nos próximos dias", anunciou o superintendente Jean Dujardin.

Anderson Silva foi convocado para tentar quebrar o sigilo de Cachoeira.


http://revistapiaui.estadao.com.br/blogs/herald/brasil/demostenes-revela-fui-abusado-por-cachoeira

J.G. disse...

O QUE TEM ESSE FILME QUE ELES TENTAM ESCONDER?

Mv disse...

A Bruxa é apenas uma na Grande Mitologia Global. O canal do diabólico roberto marinho sabe muito bem construir mitos. Neste aspecto acredito ser insuperável, ainda que muitos desses deuses embusteiros sejam muitas das vezes reconhecidamente bons no que fazem ou no que fizeram, caso do Senna por exemplo.
A criação da rainha não foi por acaso e nem de uma hora pra outra.
A "formatação" huckiana também é de propósito. Parece que o narigudo, marido da Angélica, é o grande responsável e inventor da solidariedade. Francamente! Nada mais me surpreende quando o assunto é a Globo. Chego a creditar que de tanto inventarem, um dia eles acabam falando alguma verdade..

Vinicius

Marcos Oliveira disse...

1 - O texto do Piauí Herald é muito bom!
2 - Tem a Xuxa nua onde em um trecho a personagem que ela faz seduz um garoto de 14 anos (pelo que me lembro).
3 - É isso Vinícius, boas falas!