10 de julho de 2012

Deu na Revista Fortune: Petrobras é a maior brasileira no ranking

Publicado hoje no blog "Petrobras - Fatos e Dados":

"A revista Fortune divulgou na última segunda-feira (9/7) a lista das 500 maiores empresas do mundo. A Petrobras ocupa a 23ª posição, sendo a primeira entre as oito empresas brasileiras que aparecem na lista. Com receita anual de US$ 145,9 bilhões, a Companhia subiu 11 posições em relação à colocação de 2010 para 2011.
As demais empresas brasileiras que compõem o ranking são Banco do Brasil (em 88º lugar); Bradesco (em 136º lugar); a Itaúsa, holding que controla o Itaú (em 311º); a Vale (em 159º ); JBS (286º); Ultrapar (em 380º); e Grupo Pão de Açúcar (399ª posição). Os Estados Unidos têm 132 empresas na lista das maiores, e a China, 73."

3 comentários:

Anônimo disse...

Vale e Petrobras entre as mais lucrativas do mundo
Enviado por luisnassif, ter, 10/07/2012 - 07:31

Por Waldyr Kopezky

Nassif, sobre a lista das empresas mais lucrativas do mundo, ninguém no Brasil noticiou isso - a matéria é minha, portanto eu autorizo a publicação (hehehehehehe):

Vale é 11ª e Petrobrás é a 15ª colocada em lista das mais lucrativas no mundo

Empresas brasileiras (uma estatal e outra ex) deixaram antigas e novas "queridinhas" do mercado (como AIG, JP Morgan, Wal-Mart, GE, Intel, Google, Nestlé, Roche, GM, Novartis e Johnson&Johnson) para trás em lista anual da CNN/Fortune

Se a grande notícia é de que uma empresa estatal russa (Gazprom) é hoje a mais lucrativa do mundo, não fica atrás destacar a boa posição das nativas Petrobrás e Cia. Vale do Rio Doce figurando em 15ª e 11ª posições (respectivamente) na lista das empresas mais lucrativas do mundo divulgada pela CNN/Fortune, hoje.

A notícia sai dias após a divulgação de que o Banco do Brasil foi considerado por instituições internacionais a empresa bancária mais sólida do mundo - e ambas reforçam uma percepção de eficácia e sucesso na gestão de grandes negócios corporativos pelo Estado - ao contrário do que "grita" o mercado, sistematicamente.

Outra prova contundente desse melhor desempenho das estatais sobre as cias. privadas é constatado numa segunda lista da CNN/Fortune, enfocando somente as empresas nacionais mais bem posicionadas no ranking geral mundial (http://www.money.cnn.com/magazines/fortune/global500/2012/countries/Braz...). Nela, o BB (88º colocado) está quase 50 posições à frente do Bradesco (136º) e mais de 200 distante do Itaú (311º) - os três, vale lembrar, disputam o mesmo segmento de negócios no Brasil.

Da mesma forma, na lista geral das maiores empresas no mundo a gigante petrolífera brasileira evoluiu ao conquistar nesta edição de 2012 a 23ª colocação, pois subiu 11 posições desde o ano passado (em 2011 a Petrobrás ocupava a 34ª). A lista completa você pode conferir no link:http://www.money.cnn.com/magazines/fortune/global500/2012/performers/com...

Joao Francisco Nunes Campos disse...

Alô Felipe!!!
Mais de 500 mil acessos é um SURTO!
Parabéns,
Fifica & Cia

Marcos Oliveira disse...

Obrigado João Francisco. O Luiz Felipe está viajando e acho que não está acessando a Internet. Quando retornar vai ver sua mensagem.
Valeu!