16 de julho de 2012

R.I.P.: Jon Lord *Leicester, Inglaterra, 9 de junho de 1941 + Londres, 16 de julho de 2012

Interrompo momentaneamente - quase sem ter parado ainda - as "férias" de Internet e assemelhados. Foi porque precisei entrar no Facebook para ver se tinha algum post da filha que viajou e eu não estava conseguindo contato telefônico. Mas ela já ligou. Tudo ok.
Pois foi nessa rápida olhada que me deparei com a triste notícia do falecimento hoje do tecladista Jon Lord do Deep Purple.
Jon Lord não era qualquer tecladista. Foi talvez o primeiro e o melhor a conseguir unir de uma forma única o peso do Hard Rock com seus conhecimentos de música erudita, desenvolvendo belíssimos temas que faziam contraposição de seu órgão com a veloz guitarra de outro mestre, Ritchie Blackmore. 
Clássicos imortais foram criados pelo grupo e neles os teclados analógicos de Jon Lord tinham papel preponderante.
Em qualquer lista que eu venha a fazer dos melhores da música de todos os tempos, Jon estará presente.
E eu não poderia deixar de registrar essa perda aqui no blog, mesmo interrompendo as "férias".
Rest in Peace, Lord.
P.S.: Muita gente boa morrendo nos últimos tempos. Por sorte eu não valho nada nem fiz algo de notório ao longo da vida. O que também não deve ser motivo de preocupação para os gênios do naipe de Jon Lord. No final todos vão quando chega a hora. Ponto. Volto ao recolhimento.




"O músico Jon Lord, cofundador e tecladista do Deep Purple, morreu aos 71 anos nesta segunda-feira (16) após sofrer uma embolia pulmonar. Ele tinha câncer no pâncreas e estava ao lado de sua família na London Clinic na hora de sua morte. Pouco após o anúncio, músicos como Tom Morello, do Rage Against the Machine, e Geezer Butler, do Black Sabbath, lamentaram a partida de Lord.
Ele foi um dos fundadores do Deep Purple em 1968, permanecendo no grupo até 2002, quando anunciou sua aposentadoria e foi substituído por Don Airey.
O músico está entre os compositores da famosa canção "Smoke on the water". Um de seus mais conhecidos "riffs" de teclado está em "Child in time", do disco "Deep Purple in rock", de 1970.
Divulgado pelos representados do músico, o anúncio de sua morte afirma: "Jon partiu da escuridão para a luz". Lord deixa mulher e duas filhas.
Além do Deep Purple, Jon Lord também trabalhou com artistas como Whitesnake, Paice, Ashton & Lord, The Artwoods e Flower Pot Men. Ele também é conhecido por seu trabalho com a música clássica, gênero presente especialmente em sua carreira solo, em discos como "Gemini suite" (1971), "Windows" (1974) e "To notice such things" (2010)."
Do G1.

7 comentários:

Junior disse...

Perda irreparável. Valeu por interromper as férias, Marcos. Jon Lord merece essa consideração e homenagem. Valeu!

Alice in Wonderland disse...

Perdemos um ídolo,o maior de todos, mas a música ganha uma lenda! Vá com Deus, Jon. Obrigada!

Anônimo disse...

LONDRES, 16 Jul (Reuters) - Jon Lord, tecladista e cofundador do grupo de rock britânico Deep Purple, morreu em um hospital de Londres aos 71 anos, informou seu site oficial nesta segunda-feira.

"É com profunda tristeza que anunciamos o falecimento de Jon Lord, que sofreu uma embolia pulmonar fatal, hoje, segunda-feira, 16 de julho, no Clinic de Londres, após uma longa batalha contra o câncer de pâncreas. Jon estava cercado por sua amorosa família", segundo a mensagem no site.

Lord foi coautor de muitas das canções do Deep Purple, incluindo "Smoke On the Water", e tocou com muitas outras bandas e músicos durante a sua carreira, como Whitesnake e Paice, Ashton e Lord.

Ele foi pioneiro na fusão do rock com a música orquestral, com seu Concerto para Grupo e Orquestra sendo realizado pela primeira vez pelo Deep Purple e a Royal Philharmonic Orchestra no Royal Albert Hall de Londres em 1969.

Lord nasceu em Leicester, na Inglaterra, onde aprendeu piano clássico desde cedo. No fim da adolescência, já tocava em grupos de jazz e R&B em bares, antes de adquirir seu primeiro órgão elétrico.

A partir de 1968, o Deep Purple fez parte da cena britânica de heavy metal e rock ao lado de bandas como Led Zeppelin e Black Sabbath, que invadiram as paradas mundiais nos anos 1960 e 1970.

O Deep Purple já foi listado pelo Guinness Book de Recordes como a mais barulhenta banda do mundo e passou por muitas transformações e uma separação entre 1976 e 1984.

Lord participou do grupo até se aposentar em 2002, tocando junto a músicos como o baterista Ian Paice, o cantor David Coverdale e o guitarrista Ritchie Blackmore.

Jefferson disse...

Marquinho, fazia tempo que não me sentia tão triste com a morte de um músico.
O Deep Purple fez e faz parte da minha vida. Marcou a minha existência desde a adolescência. Minhas memórias afetivas registram a marca das músicas da banda e Jon Lord com sua sonoridade e seu jeito de tocar fizeram a diferença entre o Deep Purple e os outros gigantes dinossauros da época. RIP, Jon. Thank You.

Fernando disse...

Muito chato quando um grande músico se vai; enfim, um dia nós mortais também iremos ouví-los presencialmente ("ao vivo" depois de mortos?)...

Marcos Oliveira disse...

"Live After Death" é o título de um álbum duplo ao vivo do Iron Maiden.
Sugestivo, né Fernando?! É a sua mesma antítese.

Valeu pessoal. Sigamos em frente.

Abraços musicais! Live!

Roberto Gillan disse...

Os companheiros de Jon no Deep Purple mostraram sua tristeza fazendo diversas declarações.
O cantor Ian Gillan: "Nosso querido Jon faleceu nesta segunda-feira, 16 julho de 2012. Nós perdemos um amigo querido, um irmão e um músico maravilhoso. Sua dignidade e graciosidade tocou a todos nós. Sua música foi uma inspiração e nos levou para lugares além da nossa imaginação. Um homem verdadeiramente grande. Nós humildemente expressamos nosso amor eterno e grande respeito".

O guitarrista Ritchie Blackmore:“Ficamos com o coração partido ao ouvir sobre a passagem de Jon Lord. Homem e músico incrível. Que melhor maneira de lembrar senão pela música. Lendas nunca morrem”.