9 de julho de 2013

'Clipping' do blog: as bombas estão estourando (e não só no Egito e na Síria)

Muitas coisas acontecendo agora. 
Sempre foi assim ou estamos em um momento muito estranho?
Fiz um pequeno apanhado de links com artigos sobre assuntos que precisam ser conhecidos. Ou não.
Pode ser melhor ver um filme na TV.

As diversas cores do Sol: Montagem da BBC
A chapa tá ficando tão quente quanto o sol, mesmo em um dia frio e chuvoso como hoje
Empresários querem Lula no lugar de Dilma - "Luiz Inácio Lula da Silva não planejava retornar à vida pública neste momento, mas, se a presidente Dilma Rousseff não se recuperar politicamente, ele pretende se apresentar. O ex-presidente ainda acredita na recuperação de Dilma". No Conversa Afiada.

Mensalão da Globo: a bomba principal ainda vai explodir - "Com o vazamento de um processo que pode vir a ser o maior escândalo fiscal da história recente, e desmoralizar a Rede Globo, amigos e leitores ficaram bastante procupados com minha segurança física. Um leitor me ligou e perguntou, preocupado: “você tem ideia no que está se metendo? Fica atento a isso, eles fazem a pessoa desaparecer, ter um infarte na rua…”
O mesmo cidadão me deu um conselho, que achei inteligente: distribuir responsabilidades. Apesar da minha admiração por figuras como Assange e Snowden, não quero ficar preso por anos numa embaixada do Equador, nem ser perseguido mundo a fora pela CIA.
Segui os conselhos, e distribuí dicas e sugestões. Agora a matéria deixa de ser apenas um “furo” do Cafezinho: há mais gente de posse das informações. Com Rodrigo Vianna chutando o pau da barraca e revelando que os documentos que vazei são apenas uma pequena parte de uma ampla investigação sobre as atividades da Rede Globo em paraísos fiscais, o caso ganha uma dimensão mais explosiva. Pode ser, como observou Vianna, uma bomba atômica". Em O Cafezinho.

Afinal, o que pretendem os médicos e médicas? - "Possíveis caminhos eu vejo no tipo de termos que o CFM usa pra justificar sua negativa em aceitar a proposta apresentada: "medidas paliativas e eleitoreiras." "Depois de um gerenciamento incompetente, vem colocar a culpa dizendo que faltam médicos"." E, no final, a cereja do bolo - "A primeira é, ainda no Congresso, para alterar a medida provisória. Além disso, o conselho disse que analisará o texto para questioná-lo na Justiça."
Vou lembrar a um comentarista que disse que eu estava usando "recalques" para atacar os médicos e que não estava contribuindo em nada para o debate, frases de dois cartazes que ficaram marcadas no protesto em São Paulo, carregados por médicas e que foram mostrados massivamente em todas as mídias:  "LULA, DESCOBRIMOS O TEU DEDO - ESTÁ NO @#$&% DO POVO BRASILEIRO" e "DILMA, VAI CUIDAR DO TEU LINFOMA EM CUBA".
Aqui no Nassif tem sido um dos locais onde esse tema (a vinda dos médicos estrangeiros) tem sido mais discutido nesses dias, até agora vi poucas manifestações da categoria condenando a atitude de "protesto" das distintas companheiras e nenhuma condenação do ato por parte do CFM.
Se ataques a dignidade humana não são atos passíveis de pelo menos um pedido de desculpas por parte de quem representa a categoria, o que fazer pra satisfazê-los?
Continuar tratando a saúde pública como assunto meramente mercadológico?"
Em Luis Nassif Online

Exclusivo: Funcionária da Receita Federal foi condenada por sumir com processo da Globopar; câmera flagrou a retirada - "A funcionária da Receita Federal Cristina Maris Meinick Ribeiro foi condenada pela Justiça Federal do Rio de Janeiro por, entre outras coisas, dar sumiço nos processos que eram movidos pela Receita Federal contra a Globopar, controladora das Organizações Globo.
Um dos processos resultou numa cobrança superior a 600 milhões de reais — 183 milhões de imposto devido, 157 milhões de juros e 274 milhões de multa. Foi resultado do Processo Administrativo Fiscal de número 18471.000858/2006-97, sob responsabilidade do auditor Alberto Sodré Zile. Como ele constatou crime contra a ordem tributária, pelo menos em tese, abriu a Representação Fiscal para Fins Penais sob o número 18471.001126/2006-14.
A existência dos processos na Receita Federal foi primeiro revelada pelo blog O Cafezinho, de Miguel do Rosário, que publicou algumas páginas da autuação (leia os documentos na íntegra no pé do post).
Desde então, blogueiros e internautas se perguntavam sobre o andamento do processo, cujo último registro oficial data de 29/12/2006. Consultas ao site da Receita revelam que ele está “em trânsito”."
Em Viomundo.

Asilo para Eduard Snowden no Brasil - "O companheiro Fernando Câmara lançou no Facebook a sugestão.  Uma boa provocação. A diplomacia pode matar no peito e chutar a gol. Fernando diz: "são milhares de justificativas, e é a melhor resposta que o Brasil pode dar aos EUA!!!" Melhor ainda, porque que assim, o blog, o perfil do Facebook e emails passam a ter segurança gratuita da NSA. Convenhamos, o Edward merece mais que uma caipirinha". No Blog do Roberto Moraes.

OS SABOTADORES E A ECONOMIA - "Se a intenção era sabotar a economia, atingiram seus objetivos os provocadores ocultos atrás dos vândalos e arruaceiros que incendiaram as ruas nas últimas semanas, atearam fogo em repartições públicas, invadiram,  depredaram e saquearam  estabelecimentos comerciais, agências de automóveis, usaram coquetéis molotov e destruíram ônibus e outros veículos (...). Alguns colunistas de jornais especializados em economia afirmam que os diretores executivos de empresas estrangeiras no Brasil têm tido como principal missão explicar às matrizes que nosso país não está vivendo uma situação de pré-guerra civil.  A CNN mexicana informa que as manifestações no Brasil espantam  investidores em bônus da dívida brasileira e da Bolsa, que já perdera mais de 20% este ano devido a outras questões, como as que envolvem as empresas de Eike Batista". Em Mauro Santayana.

Eike Batista: da ascensão à queda - "A renúncia de Eike Batista da presidência e do conselho de administração da MPX, empresa de energia do conglomerado criado pelo empresário, é mais um capítulo da crise que assola o outrora homem mais rico do Brasil, à luz de perspectivas menos otimistas para o futuro da economia do país. (...) Por ser um de seus ativos mais valiosos, a MPX tem importância vital no plano de reestruturação do conglomerado EBX, que reúne quase duas dezenas de empresas criadas pelo empresário. A intenção inicial seria vender a MPX e a MMX (mineração) para amortizar parte das dívidas de outras companhias do grupo. Mas segundo o jornal Valor Econômico, estaria em curso um plano maior, de desmembramento do conglomerado, que incluiria a venda de empresas inteiras, diluições de participações e renegociações de dívidas". Na BBC Brasil.

2 comentários:

Anônimo disse...

TÁ QUENTE!

Anônimo disse...

Quanto mais mexe, mais fede o escândalo da sonegação fiscal da Rede Globo na compra de direitos de transmissão da Copa de 2002 da FIFA através de operações em paraísos fiscais. O valor cobrado pela Receita Federal alcançou o valor de R$ 615 milhões.
O processo foi furtado das dependências da Receita por uma funcionária, já condenada em primeira instância pela justiça, apenas pelo crime de supressão de documento (art. 305 do Código Penal).
Obviamente que o caso é só a ponta do iceberg. Foi condenada só a mequetrefe e por um crime menor, por trás do qual há evidências claras de haver outros muito maiores.
Na própria sentença de condenação da mequetrefe, está escrito com todas as letras que "em relação ao processo fiscal nº 18741.000858/2006/97 e seu apenso nº 18471.001126/2006-14, instaurado em desfavor da GLOBOPAR, restou claro que a ré os ocultou, com o evidente propósito de obstar o desdobramento da ação fiscal que nele se desenvolvia, cujo montante ultrapassava 600 milhões de reais".
Ora, diante desta própria conclusão acima não há como o Ministério Público Federal deixar de investigar a ocorrência de suborno da funcionária pela parte com interesses financeiros em jogo.
Dar sumiço a um processo de sonegação bilionária, é óbvio e ululante que não é apenas uma brincadeira de esconde-esconde de documentos.
O caso justifica um acordo de delação premiada. Afinal a nação ganha mais punindo para desestimular crimes de suborno a funcionários para consumar sonegação bilionária, do que apenas punir uma mequetrefe por mera supressão de documentos.