5 de julho de 2013

O Brasil, o Capra e a Amana Key - as visões das ideias!





Muitas frentes para dar conta e o tempo, ahh, o velho tempo não me tem permitido delongas!


...enquanto isso vejo o meu querido Brasil meio atônito com os últimos acontecimentos sociais e tantas outras torpezas na dimensão internacional! Mas ao mesmo tempo eu vejo com bons olhos os riscos e as chances que se abrem nesta violação para uma inovação real. Espero depois tecer alguns breves comentários sobre esta nova fronteira.

Pois naquela semana fatídica de Junho/2013, já identificada por muitos como a semana da revolução à brasileira, eu estava em Sampa, num lugar de estudos e reflexões sobre as novas lideranças e os novos papéis na gestão das coisas e das gentes de nosso tempo: AMANA KEY

Eu bem sabia de boa parte da linha adotada nos estudos propostos pelo fabuloso Oscar Motomura, fundador da Amana Key, do seu envolvimento em várias edições brasileiras dos livros de Fritjof Capra, e, de sua maneira peculiar no trato com os novos tempos e novas lideranças.

Porém, o que eu não sabia é que o universo iria conspirar a meu favor naquela semana!

Enquanto passávamos o dia inteiro refletindo sobre os novos rumos das instituições e da própria humanidade frente às incertezas de um mundo mutante e velozmente mutante, as ruas das principais capitais brasileiras anunciavam um frenesi incomum para os padrões tropicais e a cada noite exigiam de nós maiores ampliações de consciência para dar conta das propostas do Oscar e sua equipe.

O mais inusitado não foi nem isso! O que mais me surpreendeu foi me deparar frente a frente com o Fritjof Capra pelos corredores da Amana Key...justo esse autor a quem me dediquei entender os seus pensamentos e as suas propostas durantes os bons anos de minhas próprias indagações sobre os desafios da humanidade, da vida na Terra, da Sustentabilidade dos Ecossistemas e do nosso analfabetismo coletivo. Como se não bastasse vê-lo por alí, ele simplesmente me entrou no auditório e nos brindou com uma magnífica aula na terça e outra na quinta daquela semana da revolução à brasileira!

É claro que não terei competência para expor parte do que lá obtivemos do velho Capra, mas posso reafirmar a minha admiração pelo seu trabalho magnífico e mais uma vez registrar o meu enorme aprendizado neste compartilhamento.

Sigamos em frente, meu amigos e amigas deste blog, e vc também, meu grande amigo Marcos Cardozo, pois continuo convencido de que todos teremos algo a realizar em sintonia com os novos e desafiantes tempos que já se operam adiante.

Abaixo algumas fotos do que foi a semana:







2 comentários:

Marcos Oliveira disse...

Que feliz acontecimento e coincidência, Felipe. Parabéns pela oportunidade. Ou será algo mais? Nunca sabemos o que significa o destino mas você falou bem ao dizer que o universo conspirou a seu favor no evento onde encontra o genial Fritjof Capra pelos corredores. Quem sabe possa nos brindar com maiores detalhes do evento em breve.
Mas veja como são as coisas: enquanto leio as suas palavras, que significam o que de melhor existe de entendimento da possibilidade de evolução humana, ao mesmo tempo assisto no Canal Combate uma seleção das lutas do Anderson Silva (ele coloca o cinturão de campeão em jogo amanhã em Las Vegas).
O que quero dizer é que a raça humana como um todo ainda precisa de muito tempo para encontrar um caminho superior. Fritjof Capra não deve nem saber que existe UFC... Enquanto isso vou assistindo aqui debaixo as lutas e olhando vocês aí em cima. Serve como ilustração de quantos degraus quem está nas ruas ou no poder ainda tem que subir.
Abraços combativos e com um pouco de tosse alérgica por causa do tempo estranho.

João Carlos disse...

Muito Bom! Parabéns!